dc.description.resumo |
O objetivo único de apenas lucrar das organizações que buscam ser competitivas, tornou-se um paradigma
ultrapassado. As empresas atualmente estão buscando lucrar e, ao mesmo tempo satisfazer os seus clientes com
produtos e/ou serviços de qualidade. O fato é que qualidade não significa apenas satisfazer os clientes, mas
também padronizar os processos organizacionais visando um melhor controle do sistema. Desta forma, várias
organizações têm buscado ferramentas básicas e até mesmo complexas para a conquista da qualidade total.
Tendo em vista esta constante busca por qualidade e melhorias no processo no contexto atual, este trabalho tem
como objetivo mostrar aplicar ferramentas da qualidade como foco de melhoria organizacional numa empresa de
Cerâmica. A metodologia para a realização do trabalho foi o estudo de caso na empresa mencionada neste
trabalho como Cerâmica Alfa, onde foram feitas diversas observações in loco objetivando diagnosticar os
problemas levantados, bem como entrevistas com os colaboradores. A conclusão obtida com a implementação
das ferramentas foi que a organização consegue diminuir os seus custos da não qualidade, consequentemente
aumentar a sua lucratividade ao alavancar suas vendas pelo fato de ter uma maior satisfação do seus clientes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-24T22:03:57Z |
|
dc.date.available |
2023-10-24 |
|
dc.date.available |
2023-10-24T22:03:57Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas da qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Empresa - Cerâmicas Alfa |
pt_BR |
dc.subject |
Cerâmicas Alfa |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Observações in loco |
pt_BR |
dc.subject |
Custos da qualidade e não qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Método PDCA |
pt_BR |
dc.subject |
Fluxograma |
pt_BR |
dc.subject |
Diagrama de causa e efeito |
pt_BR |
dc.subject |
Diagrama de Pareto |
pt_BR |
dc.subject |
Folha de verificação |
pt_BR |
dc.subject |
Folha de coleta de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Quality |
pt_BR |
dc.subject |
Quality tools |
pt_BR |
dc.subject |
Competitiveness |
pt_BR |
dc.subject |
Company - Cerâmicas Alfa |
pt_BR |
dc.subject |
Alfa Ceramics |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
On-site observations |
pt_BR |
dc.subject |
Quality and non-quality costs |
pt_BR |
dc.subject |
PDCA method |
pt_BR |
dc.subject |
Flowchart |
pt_BR |
dc.subject |
Cause and Effect Diagram |
pt_BR |
dc.subject |
Pareto Diagram |
pt_BR |
dc.subject |
Check Sheet |
pt_BR |
dc.subject |
Data Collection Sheet |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Paulo Fernando. |
|
dc.creator |
MIRANDA, Mara Rúbia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of quality tools as an organizational improvement strategy: case study at Cerâmica Alfa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Paulo Fernando; MIRANDA, Mara Rúbia da. A utilização de ferramentas da qualidade como estratégia de melhoria organizacional: estudo de caso na Cerâmica Alfa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32318 |
pt_BR |