DSpace/Manakin Repository

Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NUNES, A. K. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7434465489623010 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Oliveira, Iranilson Buriti de. pt_BR
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.description.resumo Neste relato, proponho uma reflexão a respeito da minha formação básica e das experiências na graduação, assim como também, os desafios e vivências no estágio da disciplina de Prática de Ensino de História, do curso em Licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, realizado na cidade de Areia-PB, no ano de 2023. A escolha deste objeto de pesquisa se deu partindo do intuito de trazer análises e reflexões sobre a importância do estágio no curso de licenciatura em história e/ou em qualquer formação docente, assim como os desafios de ensino enfrentados diariamente pelo professor. Como documentação, utilizo registros do meu acervo pessoal como fotografias enquanto aluna das escolas em que estudei e registros dos momentos em que realizei o estágio, assim como imagem do questionário respondido pelos alunos durante a prática do estágio. Para concretização do presente relato, dialogo com os conceitos propostos por Foucault (1993), relacionados às práticas da escrita de si; as ideias de Michel Pollak (1992) sob a perspectiva de memória e identidade e, as reflexões sobre prática pedagógica desenvolvida por Paulo Freire (1996). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). pt_BR
dc.date.issued 2023-07-17
dc.description.abstract In this report, I propose a reflection on my basic training and the undergraduate experiences, as well as the challenges and experiences in internship of the History Teaching Practice discipline, of the Bachelor's degree course in History from the Federal University of Campina Grande, held in the city of Areia-PB, in the year 2023. The choice of this research object was starting with the aim of bringing analyzes and reflections on the importance of the internship in the history degree course and/or in any teaching training, as well as such as the teaching challenges faced daily by the teacher. As documentation, I use records from my personal collection such as photographs as a student at the schools where I studied and records of the moments when I carried out the internship, as well as an image of the questionnaire answered by the students during the internship practice. To complete this report, I spoke with the concepts proposed by Foucault (1993), related to writing practices of yourself; the ideas of Michel Pollak (1992) from the perspective of memory and identity and, reflections on pedagogical practice developed by Paulo Freire (1996). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
dc.date.accessioned 2023-10-25T12:01:10Z
dc.date.available 2023-10-25
dc.date.available 2023-10-25T12:01:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject Prácticas supervisadas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Anna Karollyne Feitosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Schooling and experiences and teaching at Carlota Barreira school - Areia - PB (2011-2023). pt_BR
dc.title.alternative Escolaridad y experiencias y docencia en el colegio Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Anana Karollyne Feitosa. Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334 pt_BR
dc.description.resumen En este informe propongo una reflexión sobre mi formación básica y la experiencias de pregrado, así como los desafíos y experiencias en pasantía de la disciplina Práctica Docente de Historia, de la carrera de Licenciatura en Historia de la Universidad Federal de Campina Grande, realizada en la ciudad de Areia-PB, en el año 2023. La elección de este objeto de investigación fue partiendo del objetivo de traer análisis y reflexiones sobre la importancia de la pasantía en la carrera de Historia y/o en cualquier formación docente, así como como los desafíos didácticos que enfrenta diariamente el docente. Como documentación, utilizo registros de mi colección personal como fotografías como estudiante en las escuelas donde estudié y registros de los momentos en que Realicé las prácticas, así como una imagen del cuestionario respondido por los alumnos. durante la práctica de la pasantía. Para completar este informe, hablé con los conceptos propuestos por Foucault (1993), relacionados con las prácticas de escritura de ti mismo; las ideas de Michel Pollak (1992) desde la perspectiva de la memoria y Identidad y reflexiones sobre la práctica pedagógica desarrolladas por Paulo. Freire (1996). pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta