dc.creator.ID |
NUNES, A. K. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7434465489623010 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Oliveira, Iranilson Buriti de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste relato, proponho uma reflexão a respeito da minha formação básica e das
experiências na graduação, assim como também, os desafios e vivências no
estágio da disciplina de Prática de Ensino de História, do curso em Licenciatura
em História da Universidade Federal de Campina Grande, realizado na cidade
de Areia-PB, no ano de 2023. A escolha deste objeto de pesquisa se deu
partindo do intuito de trazer análises e reflexões sobre a importância do estágio
no curso de licenciatura em história e/ou em qualquer formação docente, assim
como os desafios de ensino enfrentados diariamente pelo professor. Como
documentação, utilizo registros do meu acervo pessoal como fotografias
enquanto aluna das escolas em que estudei e registros dos momentos em que
realizei o estágio, assim como imagem do questionário respondido pelos alunos
durante a prática do estágio. Para concretização do presente relato, dialogo com
os conceitos propostos por Foucault (1993), relacionados às práticas da escrita
de si; as ideias de Michel Pollak (1992) sob a perspectiva de memória e
identidade e, as reflexões sobre prática pedagógica desenvolvida por Paulo
Freire (1996). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-07-17 |
|
dc.description.abstract |
In this report, I propose a reflection on my basic training and the
undergraduate experiences, as well as the challenges and experiences in
internship of the History Teaching Practice discipline, of the Bachelor's degree course
in History from the Federal University of Campina Grande, held in the city
of Areia-PB, in the year 2023. The choice of this research object was
starting with the aim of bringing analyzes and reflections on the importance of the internship
in the history degree course and/or in any teaching training, as well as
such as the teaching challenges faced daily by the teacher. As
documentation, I use records from my personal collection such as photographs
as a student at the schools where I studied and records of the moments when
I carried out the internship, as well as an image of the questionnaire answered by the students
during the internship practice. To complete this report, I spoke with
the concepts proposed by Foucault (1993), related to writing practices
of yourself; the ideas of Michel Pollak (1992) from the perspective of memory and
identity and, reflections on pedagogical practice developed by Paulo
Freire (1996). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-25T12:01:10Z |
|
dc.date.available |
2023-10-25 |
|
dc.date.available |
2023-10-25T12:01:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
History |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas supervisadas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Anna Karollyne Feitosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Schooling and experiences and teaching at Carlota Barreira school - Areia - PB (2011-2023). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Escolaridad y experiencias y docencia en el colegio Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Anana Karollyne Feitosa. Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En este informe propongo una reflexión sobre mi formación básica y la
experiencias de pregrado, así como los desafíos y experiencias en
pasantía de la disciplina Práctica Docente de Historia, de la carrera de Licenciatura
en Historia de la Universidad Federal de Campina Grande, realizada en la ciudad
de Areia-PB, en el año 2023. La elección de este objeto de investigación fue
partiendo del objetivo de traer análisis y reflexiones sobre la importancia de la pasantía
en la carrera de Historia y/o en cualquier formación docente, así como
como los desafíos didácticos que enfrenta diariamente el docente. Como
documentación, utilizo registros de mi colección personal como fotografías
como estudiante en las escuelas donde estudié y registros de los momentos en que
Realicé las prácticas, así como una imagen del cuestionario respondido por los alumnos.
durante la práctica de la pasantía. Para completar este informe, hablé con
los conceptos propuestos por Foucault (1993), relacionados con las prácticas de escritura
de ti mismo; las ideas de Michel Pollak (1992) desde la perspectiva de la memoria y
Identidad y reflexiones sobre la práctica pedagógica desarrolladas por Paulo.
Freire (1996). |
pt_BR |