DSpace/Manakin Repository

Um método de ensino de área de figuras planas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID Silva, G. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, José de Arimatéia.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, J. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9776386122552122 pt_BR
dc.contributor.referee1 YANES , Maria Isabelle Silva Dias.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Marcelo Carvalho.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta os resultados de um experimento didático envolvendo o ensino de áreas de figuras planas. O objetivo principal foi verificar o desempenho dos alunos quanto à dedução da fórmula utilizando um kit de material de manipulação, que proporcionasse uma compreensão mais visual e intuitiva desses conceitos matemáticos. Além disso, apresentamos alguns aspectos históricos sobre o objeto de conhecimento, bem como definições, teoremas de cada figura plana. No quarto capítulo foram expostas algumas fórmulas trigonométricas em que são apresentadas suas demonstrações utilizando o conceito de áreas de figuras planas. Por fim, utilizamos uma Sequência Didática que pode ser aplicada tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. De maneira geral, concluímos que a utilização de uma Sequência Didática como ferramenta de aprendizagem é de grande importância seja qual for a área do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.title Um método de ensino de área de figuras planas. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-23
dc.description.abstract This work presents the results of a didactic experiment involving the teaching of areas of plane figures. The main objective was to verify the performance of the students regarding the deduction of the formula using a manipulation material kit, which provided a more visual and intuitive understanding of these mathematical concepts. In addition, we present some historical aspects about the object of knowledge, as well as definitions, theorems of each plane figure. In the fourth chapter, some trigonometric formulas were exposed in which their demonstrations are presented using the concept of areas of plane figures. Finally, we use a Didactic Sequence that can be applied both in Elementary and High School. In general, we conclude that the use of a Didactic Sequence as a learning tool is of great importance whatever the area of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343
dc.date.accessioned 2023-10-25T17:56:15Z
dc.date.available 2023-10-25
dc.date.available 2023-10-25T17:56:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Áreas de figuras planas pt_BR
dc.subject Kit de material manipulável pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Areas of plane figures pt_BR
dc.subject Handling material kit pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Kit de material manipulable pt_BR
dc.subject Después de la enseñanza pt_BR
dc.subject Zones de figures plates pt_BR
dc.subject Kit de matériel de manipulation pt_BR
dc.subject Suite à l'enseignement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gilmar Veríssimo da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A method for teaching the area of ​​plane figures. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gilmar Veríssimo da. Um método de ensino de área de figuras planas. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta