DSpace/Manakin Repository

“Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7612964353928238 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Oliveira, Iranilson Buriti de. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Pávula Maria Sales.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, P. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0030151487779727 pt_BR
dc.contributor.referee2 LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias.
dc.contributor.referee2ID LEANDRO, A. B. F. pt_BR
dc.contributor.referee2ID LEANDRO, ANDRESSA BARBOSA DE FARIAS. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0960687914937092 pt_BR
dc.description.resumo Lançando mão de uma metodologia qualitativa e (auto) biográfica, a pesquisa em questão se propõe a relatar, a partir da escrita de memórias escolares particulares, as experiências educacionais às quais vivenciei enquanto discente entre os anos 2000 à 2023, entremeando-as com a experiência do estágio supervisionado obrigatório requerido pela Unidade Acadêmica de História para a conclusão da disciplina de “Prática de Ensino em História”, no semestre 2022.2. Objetiva-se também discutir como os jogos didáticos contribuem para o desenvolvimento pedagógico do estudante, bem como de que forma esse tipo de apetrecho instrutivo sinaliza a reinvenção metodológica do docente. Como aporte teórico, dialoga-se principalmente com LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987), e FRANCO et al... (2018), para discussão de conceitos relacionados à escrita de si e metodologias educativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023). pt_BR
dc.date.issued 2023-07-12
dc.description.abstract Making use of a qualitative and (auto) biographical methodology, the research in question proposes to report, from the writing of private school memoirs, the educational experiences I experienced as a student between the years 2000 to 2023, interspersing them with the experience of the obligatory supervised internship required by the Academic Unit of History for the conclusion of the discipline “Teaching Practice in History”, in the semester 2022.2. The aim is also to discuss how didactic games contribute to the student's pedagogical development, as well as how this type of instructive device signals the methodological reinvention of the teacher. As a theoretical contribution, there is a dialogue mainly with LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987), and FRANCO et al... (2018), to discuss concepts related to self-writing and educational methodologies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376
dc.date.accessioned 2023-10-26T11:40:00Z
dc.date.available 2023-10-26
dc.date.available 2023-10-26T11:40:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Escrita de si pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Self writing pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Didactic games pt_BR
dc.subject Informe de experiencia pt_BR
dc.subject Autoescritura pt_BR
dc.subject Práctica docente pt_BR
dc.subject Juegos didácticos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Edvânia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “The ways to wear the robe”: stories, narratives and reflections on educational experiences as a student and teacher (2000-2023). pt_BR
dc.title.alternative “Las maneras de vestir la túnica”: historias, narrativas y reflexiones sobre experiencias educativas como estudiante y docente (2000-2023). pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Edvânia da Silva.“Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023). 2023. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376 pt_BR
dc.description.resumen Utilizando una metodología cualitativa y (auto)biográfica, la investigación en cuestión propone relatar, a partir de la redacción de memorias de escuelas privadas, las experiencias experiencias educativas que viví como estudiante entre los años 2000 y 2023, intercalándolas con la experiencia de la pasantía obligatoria tutelada requerida por la Unidad Académica de Historia para la realización de la materia “Práctica Docente en Historia”, en el semestre 2022.2. El objetivo también es discutir cómo los juegos didácticos contribuyen al desarrollo enfoque pedagógico del estudiante, así como cómo este tipo de dispositivo de instrucción señala el Reinvención metodológica del docente. Como aporte teórico, se discute principalmente con LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987) y FRANCO et al... (2018), para discusión de conceptos relacionados con la autoescritura y metodologías educativas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta