dc.creator.ID |
NASCIMENTO, E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7612964353928238 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Oliveira, Iranilson Buriti de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Pávula Maria Sales. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, P. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0030151487779727 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LEANDRO, A. B. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
LEANDRO, ANDRESSA BARBOSA DE FARIAS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0960687914937092 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Lançando mão de uma metodologia qualitativa e (auto) biográfica, a pesquisa em questão se
propõe a relatar, a partir da escrita de memórias escolares particulares, as experiências
educacionais às quais vivenciei enquanto discente entre os anos 2000 à 2023, entremeando-as
com a experiência do estágio supervisionado obrigatório requerido pela Unidade Acadêmica de
História para a conclusão da disciplina de “Prática de Ensino em História”, no semestre 2022.2.
Objetiva-se também discutir como os jogos didáticos contribuem para o desenvolvimento
pedagógico do estudante, bem como de que forma esse tipo de apetrecho instrutivo sinaliza a
reinvenção metodológica do docente. Como aporte teórico, dialoga-se principalmente com
LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987), e FRANCO et al... (2018), para
discussão de conceitos relacionados à escrita de si e metodologias educativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
“Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-07-12 |
|
dc.description.abstract |
Making use of a qualitative and (auto) biographical methodology, the research in question
proposes to report, from the writing of private school memoirs, the educational experiences I
experienced as a student between the years 2000 to 2023, interspersing them with the experience
of the obligatory supervised internship required by the Academic Unit of History for the
conclusion of the discipline “Teaching Practice in History”, in the semester 2022.2. The aim is
also to discuss how didactic games contribute to the student's pedagogical development, as well
as how this type of instructive device signals the methodological reinvention of the teacher. As a
theoretical contribution, there is a dialogue mainly with LARROSA (2002), FOUCAULT (1992),
FREIRE (1987), and FRANCO et al... (2018), to discuss concepts related to self-writing and
educational methodologies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-26T11:40:00Z |
|
dc.date.available |
2023-10-26 |
|
dc.date.available |
2023-10-26T11:40:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de si |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Self writing |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic games |
pt_BR |
dc.subject |
Informe de experiencia |
pt_BR |
dc.subject |
Autoescritura |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica docente |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos didácticos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Edvânia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“The ways to wear the robe”: stories, narratives and reflections on educational experiences as a student and teacher (2000-2023). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Las maneras de vestir la túnica”: historias, narrativas y reflexiones sobre experiencias educativas como estudiante y docente (2000-2023). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Edvânia da Silva.“Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023). 2023. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Utilizando una metodología cualitativa y (auto)biográfica, la investigación en cuestión
propone relatar, a partir de la redacción de memorias de escuelas privadas, las experiencias
experiencias educativas que viví como estudiante entre los años 2000 y 2023, intercalándolas
con la experiencia de la pasantía obligatoria tutelada requerida por la Unidad Académica de
Historia para la realización de la materia “Práctica Docente en Historia”, en el semestre 2022.2.
El objetivo también es discutir cómo los juegos didácticos contribuyen al desarrollo
enfoque pedagógico del estudiante, así como cómo este tipo de dispositivo de instrucción señala el
Reinvención metodológica del docente. Como aporte teórico, se discute principalmente con
LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987) y FRANCO et al... (2018), para
discusión de conceptos relacionados con la autoescritura y metodologías educativas. |
pt_BR |