dc.contributor.advisor1 |
CONFESSOR, Kliver Lamarthine Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CONFESSOR, K. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CONFESSOR, KLIVER LAMARTHINE ALVES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6761541646953979 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Em um mercado de alta volatilidade, principalmente após a pandemia do COVID-19, os
gestores de empresas passaram a buscar cada vez mais informações e ferramentas que
permitam observar a realidade financeira do negócio, assim como facilitar o processo de
tomada de decisão frente às variações mercadológicas. Por isso, o objetivo principal deste
estudo é facilitar e estimular a tomada de decisão assertiva por meio da aplicação tradicional
da análise custo-volume-lucro em uma barbearia de pequeno porte na cidade de Campina
Grande-PB. A pesquisa é caracterizada por um estudo de caso quanto aos seus meios e como
descritiva-quantitativa quanto aos seus fins. A partir disso, foi definida uma barbearia de
pequeno porte e através de documentos disponibilizados pela contabilidade foram coletadas
as informações sobre as movimentações financeiras da empresa, as quais abrangeram o
período de julho a dezembro de 2022. Para organização, tabulação e tratamento dos dados, foi
utilizado o software Microsoft Office Excel. Diante disso, foi possível calcular o percentual
da margem de contribuição média da empresa em 52,49%, como também o ponto de
equilíbrio contábil em valor monetário de R$4.031,06 e em quantidade de serviços prestados
no valor de 216. Por fim, a margem de segurança total no valor de 15,03%. Portanto, o
trabalho possibilitou à barbearia identificar o volume de vendas no qual terá lucro operacional
positivo, além de conhecer a região de segurança que permite que a empresa opere de forma
positiva mesmo com baixa nas vendas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Análise custo-volume-lucro aplicada a uma barbearia de pequeno porte na cidade de Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
In a market of high volatility, especially after the COVID-19 pandemic, company managers
began to seek more and more information and tools that allow them to observe the financial
reality of the business, as well as facilitate the decision-making process in the face of
variations marketing. Therefore, the main objective of this study is to facilitate and encourage
assertive decision-making through the traditional application of cost-volume-profit analysis in
a small barbershop in the city of Campina Grande-PB. The research is characterized by a case
study regarding its means and descriptive-quantitative regarding its purposes. From this, a
small barbershop was defined and, through documents made available by accounting,
information on the company's financial transactions was collected, which covered the period
from July to December 2022. For organization, tabulation and treatment of data, Microsoft
Office Excel software was used. In view of this, it was possible to calculate the percentage of
the company's average contribution margin at 52.49%, as well as the accounting break-even
point in monetary value of R$4,031.06 and in the amount of services provided in the amount
of 216. Finally, the total safety margin amounting to 15.03%. Therefore, the work enabled the
barbershop to identify the sales volume in which it will have a positive operating profit, in
addition to knowing the security region that allows the company to operate positively even
with low sales. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32377 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-26T11:41:24Z |
|
dc.date.available |
2023-10-26 |
|
dc.date.available |
2023-10-26T11:41:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise custo-volume-lucro |
pt_BR |
dc.subject |
Ponto de equilíbrio |
pt_BR |
dc.subject |
Margem de contribuição |
pt_BR |
dc.subject |
Margem de segurança |
pt_BR |
dc.subject |
Barbearia |
pt_BR |
dc.subject |
Cost-volume-profit analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Balance point |
pt_BR |
dc.subject |
Contribution margin |
pt_BR |
dc.subject |
Safety margin |
pt_BR |
dc.subject |
Barbershop |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis costo-volumen-beneficio |
pt_BR |
dc.subject |
Punto de equilibrio |
pt_BR |
dc.subject |
Margen de contribución |
pt_BR |
dc.subject |
Margen de seguridad |
pt_BR |
dc.subject |
Peluquería |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTIAGO, Ulisses Guthierry de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cost-volume-profit analysis applied to a barbershop small size in the city of Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis costo-volumen-beneficio aplicado a una barbería pequeño tamaño en la ciudad de Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTIAGO, Ulisses Guthierry de Melo. Análise custo-volume-lucro aplicada a uma barbearia de
pequeno porte na cidade de Campina Grande-PB. 2023. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32377 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En un mercado altamente volátil, especialmente después de la pandemia de COVID-19,
Los directivos de las empresas comenzaron a buscar cada vez más información y herramientas que
permitan observar la realidad financiera del negocio, así como facilitar el proceso de
toma de decisiones ante las variaciones del mercado. Por lo tanto, el objetivo principal de este
El estudio tiene como objetivo facilitar y fomentar la toma de decisiones asertivas a través de la aplicación tradicional.
análisis costo-volumen-beneficio en una pequeña barbería de la ciudad de Campina
Grande-PB. La investigación se caracteriza por un estudio de caso sobre sus medios y cómo
descriptivo-cuantitativo en cuanto a sus propósitos. A partir de esto se definió una barbería.
tamaño pequeño y a través de documentos puestos a disposición por contabilidad,
información sobre los movimientos financieros de la empresa, que cubrían el
periodo de julio a diciembre de 2022. Para la organización, tabulación y procesamiento de datos, se
Se utilizó el software Microsoft Office Excel. Por lo tanto, fue posible calcular el porcentaje
del margen de contribución promedio de la compañía en 52,49%, así como el
saldo contable en valor monetario de R$ 4.031,06 y en cantidad de servicios prestados
por valor de 216. Finalmente, el margen de seguridad total vale 15,03%. Por lo tanto, la
El trabajo permitió a la barbería identificar el volumen de ventas con el que obtendrá una ganancia operativa.
positivo, además de conocer la región de seguridad que permite a la empresa operar en un
Positivo incluso con bajas ventas. |
pt_BR |