DSpace/Manakin Repository

O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3326918084400127 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, Edmilson L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2 MEDRADO, Betânia Passos.
dc.contributor.referee3 ARAÚJO, Denise Lino de
dc.contributor.referee4 TINOCO, Glícia Marili Azevedo de Medeiros
dc.description.resumo Sabe-se que os primeiros contatos com a prática docente oportunizam espaço para que graduandos/as vivenciem as dimensões e a complexidade de sua profissão. Além disso, essas experiências podem impactar seu desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade docente. Esta pesquisa tem como objetivo investigar representações textualizadas por três residentes de Letras-Inglês acerca dos objetos constitutivos da atividade docente e suas contribuições para a construção identitária profissional. Para tanto, o corpus é composto de relatos reflexivos escritos, durante as duas primeiras edições do Programa (2018 e 2020), pelos dois residentes e pela residente, participantes do Núcleo Multidisciplinar de Letras Espanhol/Inglês do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise se dá a partir de uma perspectiva qualitativo-interpretativa (DENZIN; LINCOLN, 2006). A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e em conceitos propostos pelas Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010), considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006; 2009), além dos conceitos de identidade (BAUMAN, 2005; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; HALL, 2005; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2013), e identidade docente (BARKHUIZEN, 2017; GUEDES-PINTO; KLEIMAN, 2021; REICHMANN, 2012). A análise evidencia que as representações textualizadas acerca dos objetos constitutivos da atividade docente apontaram para identidades profissionais que foram se construindo a partir dos processos de interação com os diversos atores do Programa e a partir da apropriação dos objetos da esfera docente. Conclui-se que a construção identitária da residente e dos dois residentes se deu a partir de um viés crítico-reflexivo, revelando identidades inclusivas, que lançam um olhar sensível e engajado para suas práticas docentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-06
dc.description.abstract It is known that the first contacts with teaching practice make room for undergraduate students to experience the dimensions and complexity of their profession. Also, these experiences can impact on their professional development and identity construction. This research aims at investigating representations textualized by three residents of Modern Languages about the constitutive objects of teaching work and their contributions to their professional identity construction. Therefore, the corpus comprises reflective reports written, during the first two editions of the Program, by the three residents, participants of the Multidisciplinary Group of Spanish/English Languages from the Department of Modern Foreign Languages (DLEM) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The analysis is held by a qualitative-interpretative perspective (DENZIN; LINCOLN, 2006). The research is based on the theoretical-methodological framework of the Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 2008) and on concepts offered by the Work Sciences (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010), also considering the assumptions of Applied Linguistics (LA) (MOITA LOPES, 2006; 2009) and the concepts of identity (BAUMAN, 2005; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; HALL, 2005; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2013), and teacher identity (BARKHUIZEN, 2017; GUEDES- PINTO; KLEIMAN, 2021; REICHMANN, 2012). The analysis demonstrates that the representations textualized by the residents reveal identities constructed based on the processes of interaction with the language actors and the appropriation of objects from the teaching dimension. In conclusion, the identity construction took place from a criticalreflexive perspective, revealing inclusive identities that turn sensitive and engaged eyes on their teacher practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32378
dc.date.accessioned 2023-10-26T12:28:37Z
dc.date.available 2023-10-26
dc.date.available 2023-10-26T12:28:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Programa de Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Representações docentes pt_BR
dc.subject Linguística Aplicada pt_BR
dc.subject Letras-Inglês pt_BR
dc.subject Pedagogical Residency Program pt_BR
dc.subject Teacher identity pt_BR
dc.subject Faculty representations pt_BR
dc.subject Applied linguistics pt_BR
dc.subject Letters-English pt_BR
dc.subject Programme de résidence pédagogique  pt_BR
dc.subject l’identité de l’enseignant  pt_BR
dc.subject Représentations du corps professoral  pt_BR
dc.subject Linguistique appliquée pt_BR
dc.subject Lettres-Anglais pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Edvaldo Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The pedagogical residency program and the representations of the teaching activity: a look at the identity construction of English teachers. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Edvaldo Santos de. O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta