DSpace/Manakin Repository

Comparação de controladores de rastreio de trajetória para veículos autônomos em um ambiente virtual sensoriado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, S. N. pt_BR
dc.creator.ID N. BARROS, STAYNER. pt_BR
dc.creator.ID BARROS, STAYNER N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2775370908376912 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Rafael Bezerra Correia.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, R. B. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Lima, Rafael Bezerra Correia. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3372942686315175 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Péricles Rezende.
dc.contributor.referee1ID BARROS, P. R pt_BR
dc.contributor.referee1ID BARROS, PERICLES R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0722445222056063 pt_BR
dc.description.resumo Neste projeto é apresentado o desenvolvimento de um ambiente de simulação para veí- culos autônomos em uma arquitetura que permita a utilização de sensores no veículo, a utilização e criação de cenários diferentes e a validação de controladores de movimento. O ambiente virtual foi desenvolvido no Simulink®, a simulação da dinâmica do veículo foi realizada a partir de um modelo matemático de um veículo com geometria de Ackermann e tração traseira desenvolvidos neste trabalho. Para visualização dos cenários e emulação de dados reais nos sensores do veículo, foi utilizado uma ferramenta do matlab baseada no motor Unreal Engine para simulação dos cenários 3D gerados pela ferramenta Driving Scenario Designer. Utilizando do ambiente desenvolvido, foi realizada a comparação de três controladores de trajetória populares para veículos autônomos: o Pure Pursuit, o Método de Stanley e um Controlador Preditivo Não Linear baseado em Modelo (NLMPC) para uma trajetória de uma aproximação de Lemniscata. Os controladores foram analisados com base na integral do erro quadrático, na variação total do sinal de controle e no tempo de cálculo necessário. Os resultados mostraram que o melhor controlador é o NLMPC, em relação a erro da saída e esforço de controle, porém é o que necessita de um maior tempo de cálculo do sinal de controle. O controlador Pure pursuit se mostrou melhor que o controlador do Método de Stanley para a situação simulada neste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Controle e Automação pt_BR
dc.title Comparação de controladores de rastreio de trajetória para veículos autônomos em um ambiente virtual sensoriado. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-21
dc.description.abstract In this project is presented the development of a simulation environment for autonomous cars, in an architecture that permits the abstraction of sensors on the vehicle, the utiliza- tion, and creations of different scenarios, and motion controllers validation. The virtual environment was developed on Simulink®, the vehicle dynamic simulation was done using the mathematical model of an Ackerman steering geometry vehicle and rear traction developed in this work. To visualize the scenarios and to the sensors get data similar to the one of real vehicles, was used a tool of Matlab to use the Unreal Engine to simulate the 3D scenarios, the scenarios were built by Driving Scenario Designer. Using the developed environment a comparison of three trajectory controllers to autonomous vehicles was performed: the Pure Pursuit, The Stanley’s method, and a Nonlinear Model Predictive Controle, to a Lemniscate approach trajectory. The controllers were analyzed based on integral squared error, total variation of the control signal, and the required calculation time. The results showed that the NLMPC is the best controller, regarding output error and control effort, but it needs a longer control signal calculation time. The Pure Pursuit controller was better than Stanley’s Method to the simulated situation of this work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32387
dc.date.accessioned 2023-10-26T14:38:23Z
dc.date.available 2023-10-26
dc.date.available 2023-10-26T14:38:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Veículos elétricos autônomos pt_BR
dc.subject Geometria de Ackermann pt_BR
dc.subject Controle de trajetória pt_BR
dc.subject Pure Pursuit pt_BR
dc.subject Método de Stanley pt_BR
dc.subject Controlador preditivo não linear baseado em modelo pt_BR
dc.subject Autonomous electric vehicles pt_BR
dc.subject Ackermann geometry pt_BR
dc.subject Control of trajectory pt_BR
dc.subject Stanley's method pt_BR
dc.subject Based Nonlinear Predictive Controller in model pt_BR
dc.subject Vehículos eléctricos autónomos pt_BR
dc.subject Geometría de ackermann pt_BR
dc.subject Control de trayectoria pt_BR
dc.subject Pura búsqueda pt_BR
dc.subject El método de Stanley pt_BR
dc.subject Controlador predictivo no lineal basado en modelo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Stayner Nóbrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comparison of trajectory tracking controllers for autonomous vehicles in a virtual environment sensed. pt_BR
dc.title.alternative Comparación de controladores de seguimiento de trayectoria. para vehículos autónomos en un entorno virtual sentido. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Stayner Nóbrega. Comparação de controladores de rastreio de trajetória para veículos autônomos em um ambiente virtual sensoriado. 2021. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32387 pt_BR
dc.description.resumen Este proyecto presenta el desarrollo de un entorno de simulación para vehículos. Gafas autónomas en una arquitectura que permite el uso de sensores en el vehículo, el uso y creación de diferentes escenarios y validación de controladores de movimiento. oh Se desarrolló un entorno virtual en Simulink®, se realizó la simulación de la dinámica del vehículo. realizado mediante un modelo matemático de un vehículo con geometría de Ackermann y tracción trasera desarrollados en este trabajo. Para ver escenarios y emular de datos reales sobre los sensores del vehículo, una herramienta de matlab basada en en el motor Unreal Engine para simular escenarios 3D generados por la herramienta de conducción Diseñador de escenarios. Utilizando el entorno desarrollado, se realizó una comparación de tres Controladores de trayectoria populares para vehículos autónomos: Pure Pursuit, the Method de Stanley y un controlador predictivo basado en modelos no lineales (NLMPC) para una trayectoria de aproximación a Lemniscata. Los controladores fueron analizados. basado en la integral del error al cuadrado, la variación total de la señal de control y el tiempo cálculo necesario. Los resultados mostraron que el mejor controlador es el NLMPC, en relación con el error de salida y el esfuerzo de control, pero esto es lo que requiere mayor tiempo de cálculo de la señal de control. El controlador de persecución Pure demostró ser mejor que el controlador del Método Stanley para la situación simulada en este trabajo pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta