dc.contributor.advisor1 |
UCHOA, Maria Adriana Domingos da Costa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, M. A. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6749287251951273 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BELO, José Tiago Ferreira. |
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dc.contributor.referee1ID |
BELO, José Tiago Ferreira |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LOIOLA, Ellen Soares de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LOIOLA, É. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2658019958102679 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo é uma análise documental dos planos da disciplina de Libras como
segunda língua (L2) entre 2017.1 e 2022.1. Esta disciplina é ofertada pelo curso de
Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para atender a
demanda das licenciaturas e bacharéis, ou seja, turmas heterogêneas. A maioria dos
professores desse componente curricular são surdos e têm o português como L2,
diante disso, será que a disciplina de Libras tem a tendência de ensinar conteúdo
prático em detrimento do conteúdo teórico? Esta pergunta foi respondida diante dos
objetivos de: I) selecionar, aleatoriamente, planos da disciplina desenvolvidos pelos
professores; II) categorizar todos os seis itens do plano e observar incoerências; e por
fim; III) descobrir mediante gráficos a porcentagem entre teoria e prática na escolha
do conteúdo dos professores e por fim; IV) fazer uma proposta de plano de curso que
que se preocupe com a absolvição do aluno que o utiliza como ferramenta teórica e
prática, conforme Libâneo (1990, p. 228) e Gesser; Costa; Viviani, (2009). Os critérios
de coerência didática tiveram como base Gesser (2010). Portanto, o presente e
trabalho de natureza bibliográfica, com abordagem de pesquisa documental, baseou
suas considerações nas informações categorizadas encontradas e apresentadas,
graficamente. Como resultado, foram encontradas diversas incongruências em quase
todos os itens de todos os planos de ensino. Ao final, a análise faz considerações
sobre pontos positivos e negativos de cada item estudado. Como recomendação o
texto apresenta sugestão de plano de curso que possa ser seguido ou inspirado para
o desenvolvimento e proveito de futuras aulas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de letras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-29 |
|
dc.description.abstract |
This study is a documentary analysis of the Libras discipline plans as
second language (L2) between 2017.1 and 2022.1. This discipline is offered by the
Libras letters from the Federal University of Campina Grande (UFCG) to meet the
demand for undergraduate and bachelor's degrees, that is, heterogeneous classes. The majority of
teachers of this curricular component are deaf and have Portuguese as their L2,
Given this, does the Libras discipline have a tendency to teach content
practical to the detriment of theoretical content? This question was answered before the
objectives of: I) randomly selecting discipline plans developed by
teachers; II) categorize all six items of the plan and observe inconsistencies; and for
end; III) discover through graphs the percentage between theory and practice in the choice
the content of the teachers and finally; IV) make a proposal for a course plan that
that is concerned with the acquittal of the student who uses it as a theoretical and
practice, according to Libâneo (1990, p. 228) and Gesser; Coast; Viviani, (2009). The criteria
of didactic coherence were based on Gesser (2010). Therefore, the present and
work of a bibliographic nature, with a documentary research approach, based
your considerations in the categorized information found and presented,
graphically. As a result, several inconsistencies were found in almost
all items from all teaching plans. In the end, the analysis makes considerations
about positive and negative points of each item studied. As a recommendation the
text presents a suggestion for a course plan that can be followed or inspired to
the development and benefit of future classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-26T19:24:55Z |
|
dc.date.available |
2023-10-26 |
|
dc.date.available |
2023-10-26T19:24:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Plano de curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise documental |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina de Libras. lingua de sinais - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Libras - plano de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina de libras - análise documental |
pt_BR |
dc.subject |
Course plan |
pt_BR |
dc.subject |
Document analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Libras discipline |
pt_BR |
dc.subject |
Sign language - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Libras - teaching plan |
pt_BR |
dc.subject |
Pounds discipline - document analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Plan de curso |
pt_BR |
dc.subject |
lengua de signos: estudio y enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Libras - plan de enseñanza |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Jamila Thaís Tavares do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Federal University of Campina Grande: a documentary analysis of the humanities subject plans. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Universidad Federal de Campina Grande: un análisis documental de los planes de estudio de humanidades. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO. Jamila Thaís Tavares do. Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de Libras. 2022. 82 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este estudio es un análisis documental de los planes disciplinarios de Libras como
segunda lengua (L2) entre 2017.1 y 2022.1. Esta disciplina es ofrecida por el
Cartas de Libra de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) para afrontar el
demanda de títulos de pregrado y licenciatura, es decir, clases heterogéneas. La mayoría de
Los profesores de este componente curricular son sordos y tienen el portugués como L2.
Teniendo esto en cuenta, ¿la disciplina de Libra tiene tendencia a enseñar contenidos
¿Práctico en detrimento del contenido teórico? Esta pregunta fue respondida antes de que
objetivos de: I) seleccionar aleatoriamente planes de disciplina desarrollados por
profesores; II) categorizar los seis elementos del plan y observar inconsistencias; y por
fin; III) descubrir a través de gráficas el porcentaje entre teoría y práctica en la elección
el contenido de los docentes y finalmente; IV) hacer una propuesta de plan de curso que
que se refiere a la absolución del estudiante que lo utiliza como base teórica y
práctica, según Libâneo (1990, p. 228) y Gesser; Costa; Viviani, (2009). El criterio
de coherencia didáctica se basaron en Gesser (2010). Por lo tanto, el presente y
trabajo de carácter bibliográfico, con enfoque de investigación documental, basado
sus consideraciones en la información categorizada encontrada y presentada,
gráficamente. Como resultado, se encontraron varias inconsistencias en casi
todos los elementos de todos los planes docentes. Al final, el análisis hace consideraciones
sobre los puntos positivos y negativos de cada ítem estudiado. Como recomendación la
El texto presenta una sugerencia para un plan de curso que puede seguirse o inspirarse para
el desarrollo y beneficio de clases futuras. |
pt_BR |