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Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de letras.

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dc.contributor.advisor1 UCHOA, Maria Adriana Domingos da Costa.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6749287251951273 pt_BR
dc.contributor.referee1 BELO, José Tiago Ferreira.
dc.contributor.referee1ID BELO, José Tiago Ferreira pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 pt_BR
dc.contributor.referee2 LOIOLA, Ellen Soares de.
dc.contributor.referee2ID LOIOLA, É. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2658019958102679 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo é uma análise documental dos planos da disciplina de Libras como segunda língua (L2) entre 2017.1 e 2022.1. Esta disciplina é ofertada pelo curso de Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para atender a demanda das licenciaturas e bacharéis, ou seja, turmas heterogêneas. A maioria dos professores desse componente curricular são surdos e têm o português como L2, diante disso, será que a disciplina de Libras tem a tendência de ensinar conteúdo prático em detrimento do conteúdo teórico? Esta pergunta foi respondida diante dos objetivos de: I) selecionar, aleatoriamente, planos da disciplina desenvolvidos pelos professores; II) categorizar todos os seis itens do plano e observar incoerências; e por fim; III) descobrir mediante gráficos a porcentagem entre teoria e prática na escolha do conteúdo dos professores e por fim; IV) fazer uma proposta de plano de curso que que se preocupe com a absolvição do aluno que o utiliza como ferramenta teórica e prática, conforme Libâneo (1990, p. 228) e Gesser; Costa; Viviani, (2009). Os critérios de coerência didática tiveram como base Gesser (2010). Portanto, o presente e trabalho de natureza bibliográfica, com abordagem de pesquisa documental, baseou suas considerações nas informações categorizadas encontradas e apresentadas, graficamente. Como resultado, foram encontradas diversas incongruências em quase todos os itens de todos os planos de ensino. Ao final, a análise faz considerações sobre pontos positivos e negativos de cada item estudado. Como recomendação o texto apresenta sugestão de plano de curso que possa ser seguido ou inspirado para o desenvolvimento e proveito de futuras aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de letras. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-29
dc.description.abstract This study is a documentary analysis of the Libras discipline plans as second language (L2) between 2017.1 and 2022.1. This discipline is offered by the Libras letters from the Federal University of Campina Grande (UFCG) to meet the demand for undergraduate and bachelor's degrees, that is, heterogeneous classes. The majority of teachers of this curricular component are deaf and have Portuguese as their L2, Given this, does the Libras discipline have a tendency to teach content practical to the detriment of theoretical content? This question was answered before the objectives of: I) randomly selecting discipline plans developed by teachers; II) categorize all six items of the plan and observe inconsistencies; and for end; III) discover through graphs the percentage between theory and practice in the choice the content of the teachers and finally; IV) make a proposal for a course plan that that is concerned with the acquittal of the student who uses it as a theoretical and practice, according to Libâneo (1990, p. 228) and Gesser; Coast; Viviani, (2009). The criteria of didactic coherence were based on Gesser (2010). Therefore, the present and work of a bibliographic nature, with a documentary research approach, based your considerations in the categorized information found and presented, graphically. As a result, several inconsistencies were found in almost all items from all teaching plans. In the end, the analysis makes considerations about positive and negative points of each item studied. As a recommendation the text presents a suggestion for a course plan that can be followed or inspired to the development and benefit of future classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405
dc.date.accessioned 2023-10-26T19:24:55Z
dc.date.available 2023-10-26
dc.date.available 2023-10-26T19:24:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Plano de curso pt_BR
dc.subject Análise documental pt_BR
dc.subject Disciplina de Libras. lingua de sinais - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Libras - plano de ensino pt_BR
dc.subject Disciplina de libras - análise documental pt_BR
dc.subject Course plan pt_BR
dc.subject Document analysis pt_BR
dc.subject Libras discipline pt_BR
dc.subject Sign language - study and teaching pt_BR
dc.subject Libras - teaching plan pt_BR
dc.subject Pounds discipline - document analysis pt_BR
dc.subject Plan de curso pt_BR
dc.subject lengua de signos: estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Libras - plan de enseñanza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Jamila Thaís Tavares do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Federal University of Campina Grande: a documentary analysis of the humanities subject plans. pt_BR
dc.title.alternative Universidad Federal de Campina Grande: un análisis documental de los planes de estudio de humanidades. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO. Jamila Thaís Tavares do. Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de Libras. 2022. 82 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405 pt_BR
dc.description.resumen Este estudio es un análisis documental de los planes disciplinarios de Libras como segunda lengua (L2) entre 2017.1 y 2022.1. Esta disciplina es ofrecida por el Cartas de Libra de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) para afrontar el demanda de títulos de pregrado y licenciatura, es decir, clases heterogéneas. La mayoría de Los profesores de este componente curricular son sordos y tienen el portugués como L2. Teniendo esto en cuenta, ¿la disciplina de Libra tiene tendencia a enseñar contenidos ¿Práctico en detrimento del contenido teórico? Esta pregunta fue respondida antes de que objetivos de: I) seleccionar aleatoriamente planes de disciplina desarrollados por profesores; II) categorizar los seis elementos del plan y observar inconsistencias; y por fin; III) descubrir a través de gráficas el porcentaje entre teoría y práctica en la elección el contenido de los docentes y finalmente; IV) hacer una propuesta de plan de curso que que se refiere a la absolución del estudiante que lo utiliza como base teórica y práctica, según Libâneo (1990, p. 228) y Gesser; Costa; Viviani, (2009). El criterio de coherencia didáctica se basaron en Gesser (2010). Por lo tanto, el presente y trabajo de carácter bibliográfico, con enfoque de investigación documental, basado sus consideraciones en la información categorizada encontrada y presentada, gráficamente. Como resultado, se encontraron varias inconsistencias en casi todos los elementos de todos los planes docentes. Al final, el análisis hace consideraciones sobre los puntos positivos y negativos de cada ítem estudiado. Como recomendación la El texto presenta una sugerencia para un plan de curso que puede seguirse o inspirarse para el desarrollo y beneficio de clases futuras. pt_BR


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