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O Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019.

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dc.description.resumo O efeito manada é cada vez mais comum na compra e venda de ativos de muitas empresas pertencentes ao Ibovespa e o estudo para compreender a sua existência tem sido cada vez mais frequente em finanças. O presente artigo visa identificar a sua existência salientando o conceito de Finanças Comportamentais. Utilizou-se o histórico de ativos de três dos cinco melhores bancos do país no período de 2015 a 2019 para identificar a ocorrência do efeito manada. Para a identificação empregamos o método conhecido como CSSD - Cross Sectional Standart Deviation, o qual através da hipótese “O comportamento não racional no sentido econômico de um grupo de investidores pode influenciar na precificação dos ativos?”, foi capaz de identificar a existência do comportamento manada em dois dos três bancos. O resultado mostrou-se satisfatório corroborando com o referencial teórico no qual destaca o efeito manada como uma possível causa das variações excessivas de preço dos ativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title O Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32408
dc.date.accessioned 2023-10-26T21:45:33Z
dc.date.available 2023-10-26
dc.date.available 2023-10-26T21:45:33Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Bancos pt_BR
dc.subject Efeito manada pt_BR
dc.subject Finanças comportamentais pt_BR
dc.subject Heurística pt_BR
dc.subject Setor bancário pt_BR
dc.subject Mercado financeiro brasileiro pt_BR
dc.subject Investidores pt_BR
dc.subject Finanças comportamentais pt_BR
dc.subject Estudo comportamental - investidores pt_BR
dc.subject Banks pt_BR
dc.subject Herd effect pt_BR
dc.subject Behavioral finance pt_BR
dc.subject Heuristic pt_BR
dc.subject Banking sector pt_BR
dc.subject Brazilian financial market pt_BR
dc.subject Investors pt_BR
dc.subject Behavioral finance pt_BR
dc.subject Behavioral study - investors pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Aline Bueno.
dc.creator SANTOS, Daiane Rodrigues dos.
dc.creator MEDINA, Fernando.
dc.creator MATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha.
dc.creator VARGAS, Soraida Aguilar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cognitive bias of investors in the Brazilian financial market: a study in the banking sector from 2015 to 2019. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Aline Bueno; SANTOS, Daiane Rodrigues dos; MEDINA, Fernando; MATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha; VARGAS, Soraida Aguilar. Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32408 pt_BR


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