Repositorio Dspace/Manakin

Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Entender o comportamento dos consumidores pode fazer toda diferença no momento de estabelecer as estratégias de negócios de empresas. O presente trabalho consiste de uma pesquisa exploratória que visa estimar os gastos de clientes de um grupo de lojas varejistas situadas no município de Curitiba-PR utilizando-se a técnica de Regressão Linear Múltipla. A pesquisa realizada partiu do pressuposto de que é possível prever a quantidade de gastos gerados pelos clientes em determinada loja, analisando suas características e seu perfil de consumo. Considerouse como variável resposta (dependente), o gasto realizado pelo consumidor e como variáveis explicativas, as características dos clientes, como idade, sexo, endereço, renda, distância do cliente até a loja. Como resultados, obteve-se o coeficiente correlação de 0,5433, que mostra uma correlação moderada, indicando que parte dos valores gastos pelos clientes são explicados por outras variáveis que não constam no modelo. Os valores de erros para os valores de teste são MAE=119,1538 e MSE =214,2868. É importante observar que outras variáveis adicionais poderiam também ser levadas em consideração para contribuir com um modelo mais eficiente, como número de filhos e grau de escolaridade. Porém, tais informações ainda não são levantadas pelo cadastro da empresa. Estas limitações encorajam a realização de trabalhos futuros e a aplicação de outras técnicas de processamento, como as Redes Neurais Artificiais e Árvores de Decisão, por exemplo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
dc.date.accessioned 2023-10-27T17:13:55Z
dc.date.available 2023-10-27
dc.date.available 2023-10-27T17:13:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Regressão linear múltipla pt_BR
dc.subject Gastos de clientes pt_BR
dc.subject Varejo pt_BR
dc.subject Regressão stepwise pt_BR
dc.subject Multiple linear regression pt_BR
dc.subject Customer spending pt_BR
dc.subject Retail pt_BR
dc.subject Stepwise regression pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ENDLER, Kellen Danyelle.
dc.creator SCARPIN, Cassius Tadeu.
dc.creator STEINER, Maria Teresinha Arns.
dc.creator SFEIR, Tamires de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of multiple linear regression to determine customer spending for a company in the retail sector. pt_BR
dc.identifier.citation ENDLER, Kellen Danyelle; SCARPIN, Cassius Tadeu; STEINER, Maria Teresinha Arns; SFEIR, Tamires de Almeida. Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta