dc.description.resumo |
Em um mundo onde tudo acontece tão rápido, ficar alguns minutos parado em uma fila
esperando por atendimento gera intolerância por parte dos usuários. Em agências bancárias,
onde a competição para obter clientes é acirrada, faz-se necessário realizar um atendimento
ágil e com qualidade visando conquistar os clientes. O objetivo deste trabalho é realizar um
estudo que dimensione o sistema de atendimento de uma agência bancária situada na cidade
de Farroupilha - RS, quanto ao seu atendimento, avaliando do ponto de vista operacional e
propondo um sistema alterado. Para esta pesquisa realizou-se o levantamento dos dados e foi
desenvolvido um modelo de otimização por meio de Teoria das filas. O estudo foi realizado
durante o período de duas semanas e os resultados demonstram que o sistema atual da agência
bancária é satisfatório, uma vez que, apresenta uma taxa de ocupação de 87%, o que justifica
a fila ser observada e analisada em alguns períodos. Dessa forma, realizou-se a simulação de
um cenário considerando quatro atendentes. A taxa de ocupação foi de 65%. Com quatro
atendentes o sistema passaria a ser mais ágil, porém cabe ao gestor do sistema avaliar este
cenário, pois com um atendente a mais a agência terá custos maiores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação de teoria das filas em uma agência bancária da cidade de Farroupilha - RS. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32433 |
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dc.date.accessioned |
2023-10-27T17:36:58Z |
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dc.date.available |
2023-10-27 |
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dc.date.available |
2023-10-27T17:36:58Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa operacional |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria das filas |
pt_BR |
dc.subject |
Agência bancária - filas |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de filas |
pt_BR |
dc.subject |
Filas |
pt_BR |
dc.subject |
Farroupilha - RS - fila de agência bancária |
pt_BR |
dc.subject |
Operational Research |
pt_BR |
dc.subject |
Queuing theory |
pt_BR |
dc.subject |
Bank branch - queues |
pt_BR |
dc.subject |
Queuing system |
pt_BR |
dc.subject |
Queues |
pt_BR |
dc.subject |
Farroupilha - RS - bank branch queue |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ORLANDIN, Bruna Caroline. |
|
dc.creator |
MORAES, Nathalia Tessari. |
|
dc.creator |
MATOS, Bruna Gabriele de. |
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dc.creator |
CECHIN, Rafaela Boeira. |
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dc.creator |
CORSO, Leandro Luis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Application of queuing theory in a bank branch in the city of Farroupilha - RS. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ORLANDIN, Bruna Caroline; MORAES, Nathalia Tessari; MATOS, Bruna Gabriele de; CECHIN, Rafaela Boeira; CORSO, Leandro Luis. Aplicação de teoria das filas em uma agência bancária da cidade de Farroupilha - RS. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32433 |
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