DSpace Repository

Personalização de playlists e retenção de usuários no spotify.

Show simple item record

dc.creator.ID FREITAS, V. C. pt_BR
dc.creator.ID FREITAS, Virginia Castro de. pt_BR
dc.creator.ID FREITAS, V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3896688904297384 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR-COSTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID GUIAR-COSTA, Laura Maria. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/8428274442746552 pt_BR
dc.description.resumo Este resumo buscou analisar de que personalização de playlists influência na retenção de usuários do aplicativo spotify. A partir da teoria dos usos e gratificações, adaptada a partir do modelo de Mantymaki e Islam (2015), foi desenvolvido um modelo a ser testado com modelagem de equações estruturais (SEM) com o uso de software smartPLS 4. Assim, foram aplicados questionários de forma online com uma amostra de 698 respondentes. A análise dos resultados evidencia que os consumidores experimentam um senso de diversão, prazer e satisfação ao utilizar o aplicativo de streaming spotify para consumir música. Além disso, a conveniência de poder desfrutar de música em qualquer lugar demonstra que os usuários do serviço de streaming se sentem mais libertos, especialmente por eliminar a necessidade de armazenar e baixar músicas localmente. Nesse contexto, a plataforma cria uma experiência personalizada e envolvente, que fortalece o vinculo emocional dos usuários com o serviço e incentiva sua fidelidade ao longo do tempo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Personalização de playlists e retenção de usuários no spotify. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This summary sought to analyze how playlist customization influences user retention of the Spotify application. Based on the uses and gratifications theory, adapted from the model by Mantymaki and Islam (2015), a model was developed to be tested with structural equation modeling (SEM) using smartPLS 4 software. online with a sample of 698 respondents. Analysis of the results shows that consumers experience a sense of fun, pleasure and satisfaction when using the Spotify streaming application to consume music. Furthermore, the convenience of being able to enjoy music anywhere shows that users of the streaming service feel more liberated, especially as it eliminates the need to store and download music locally. In this context, the platform creates a personalized and engaging experience, which strengthens users' emotional bond with the service and encourages their loyalty over time. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470
dc.date.accessioned 2023-10-30T14:18:10Z
dc.date.available 2023-10-30
dc.date.available 2023-10-30T14:18:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Personalização de playlists pt_BR
dc.subject Experiência do usuário pt_BR
dc.subject Spotify pt_BR
dc.subject Teoria dos usos e gratificações pt_BR
dc.subject Playlist customization pt_BR
dc.subject User experience pt_BR
dc.subject Uses and gratifications theory pt_BR
dc.subject Personalización de la lista de reproducción pt_BR
dc.subject Teoría de usos y gratificaciones pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Virginia Castro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playlist customization and user retention on Spotify. pt_BR
dc.title.alternative Personalización de listas de reproducción y retención de usuarios en Spotify. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Virginia Castro de. Personalização de playlists e retenção de usuários no spotify. 2023. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470 pt_BR
dc.description.resumen Este resumen buscó analizar cómo la personalización de las listas de reproducción influye en la retención de usuarios de la aplicación Spotify. Con base en la teoría de usos y gratificaciones, adaptada del modelo de Mantymaki e Islam (2015), se desarrolló un modelo para ser probado con modelado de ecuaciones estructurales (SEM) utilizando el software smartPLS 4 en línea con una muestra de 698 encuestados. El análisis de los resultados muestra que los consumidores experimentan una sensación de diversión, placer y satisfacción al utilizar la aplicación de streaming Spotify para consumir música. Además, la comodidad de poder disfrutar de la música en cualquier lugar muestra que los usuarios del servicio de streaming se sienten más liberados, especialmente porque elimina la necesidad de almacenar y descargar música localmente. En este contexto, la plataforma crea una experiencia personalizada y atractiva, que fortalece el vínculo emocional de los usuarios con el servicio y fomenta su fidelidad en el tiempo. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account