dc.description.resumo |
O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação
em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a
UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e
1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto
Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado
acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de
estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão,
missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos
stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor
entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do
método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do
cenário desejável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-30T21:26:10Z |
|
dc.date.available |
2023-10-30 |
|
dc.date.available |
2023-10-30T21:26:10Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Prospectiva |
pt_BR |
dc.subject |
Cenários prospectivos |
pt_BR |
dc.subject |
Prospecção |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino híbrido |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 e ensino híbrido |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição de ensino superior - ensino híbrido |
pt_BR |
dc.subject |
Niterói - RJ - Instituição de ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Prospective |
pt_BR |
dc.subject |
Forward-looking scenarios |
pt_BR |
dc.subject |
Prospection |
pt_BR |
dc.subject |
Hybrid teaching |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 and hybrid learning |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education institution - hybrid learning |
pt_BR |
dc.subject |
Niterói - RJ - Higher education institution |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TENÓRIO, Fabricio Maione. |
|
dc.creator |
SILVA, André Luiz Gonçalves da. |
|
dc.creator |
GOMES, Carlos Francisco Simões. |
|
dc.creator |
SANTOS, Marcos dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prospective scenario analysis: a study on the implementation of hybrid learning in a higher education institution due to the COVID-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
pt_BR |