DSpace/Manakin Repository

Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510
dc.date.accessioned 2023-10-31T00:47:22Z
dc.date.available 2023-10-30
dc.date.available 2023-10-31T00:47:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Disciplinas de cálculo - ensino superior pt_BR
dc.subject Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido pt_BR
dc.subject Ensino de cálculo para engenheiros pt_BR
dc.subject Cálculo diferencial integral pt_BR
dc.subject Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Calculus subjects - higher education pt_BR
dc.subject Semiarid Sustainable Development Center pt_BR
dc.subject Teaching calculus to engineers pt_BR
dc.subject Integral differential calculus pt_BR
dc.subject Production Engineering Course - CDSA UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Augusto José da Silva.
dc.creator TAVARES, Alandson de Lacerda.
dc.creator GOUVEIA, Wagner Farias.
dc.creator MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque.
dc.creator SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta