dc.description.resumo |
Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros
capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá
importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os
paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção
da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12
(doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior
número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e
Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as
reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial
a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-31T00:47:22Z |
|
dc.date.available |
2023-10-30 |
|
dc.date.available |
2023-10-31T00:47:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplinas de cálculo - ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cálculo para engenheiros |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo diferencial integral |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Calculus subjects - higher education |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid Sustainable Development Center |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching calculus to engineers |
pt_BR |
dc.subject |
Integral differential calculus |
pt_BR |
dc.subject |
Production Engineering Course - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Augusto José da Silva. |
|
dc.creator |
TAVARES, Alandson de Lacerda. |
|
dc.creator |
GOUVEIA, Wagner Farias. |
|
dc.creator |
MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque. |
|
dc.creator |
SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 |
pt_BR |