dc.description.resumo |
O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes
entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O
objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a
dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral.
A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a
13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo;
no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças
artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi
aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o
solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença
das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida
(60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia
que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações
práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos
edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização
de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas
ampliem o diálogo sobre o tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Agrárias.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-31T13:02:05Z |
|
dc.date.available |
2023-10-31 |
|
dc.date.available |
2023-10-31T13:02:05Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Geotinta |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Atividade contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil didático do solo |
pt_BR |
dc.subject |
Ateliê de geotinta |
pt_BR |
dc.subject |
Soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Geopaint |
pt_BR |
dc.subject |
Coexistence with the semi-arid |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized activity |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic soil profile |
pt_BR |
dc.subject |
Geopaint studio |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cleomária Gonçalves da. |
|
dc.creator |
ANSELMO, Alexandre Flávio. |
|
dc.creator |
ALVES, Telma Gomes Ribeiro. |
|
dc.creator |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
pt_BR |