DSpace/Manakin Repository

Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Agrárias. Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
dc.date.accessioned 2023-10-31T13:02:05Z
dc.date.available 2023-10-31
dc.date.available 2023-10-31T13:02:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Geotinta pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Atividade contextualizada pt_BR
dc.subject Perfil didático do solo pt_BR
dc.subject Ateliê de geotinta pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Geopaint pt_BR
dc.subject Coexistence with the semi-arid pt_BR
dc.subject Contextualized activity pt_BR
dc.subject Didactic soil profile pt_BR
dc.subject Geopaint studio pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cleomária Gonçalves da.
dc.creator ANSELMO, Alexandre Flávio.
dc.creator ALVES, Telma Gomes Ribeiro.
dc.creator VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta