DSpace/Manakin Repository

A RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As Unidades de Conservação de uso sustentável asseguram o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis, sendo extremamente importante o trabalho de educação ambiental nesses espaços. Assim objetivou-se com este trabalho analisar a percepção dos alunos do 8° e 9° ano da E.M.E.F. Padre Paulo Roberto de Oliveira em Sumé – PB, no que diz respeito a UCs e RPPNs. A pesquisa foi realizada com alunos do 8º e 9º ano da E.M.E.F. Padre Paulo Roberto de Oliveira no Município de Sumé-PB. A avaliação foi realizada mediante a aplicação de questionário semiestruturado, o qual foi analisado através de gráficos gerados no programa Excel 2016®. Os dados mostraram que 74% dos alunos sabem a definição de unidades de conservação, alegando ser áreas de proteção ambiental que surgiram com a finalidade de proteger a nossa biodiversidade. Em relação a RPPNs observou-se que apenas 10% dos alunos conhecem esse termo. 86% dos alunos não conhecema RPPN Fazenda Almas. No que se refere a importância da Fazenda Almas para o cariri Paraibano 62% dos entrevistados não souberam informar qual a importância da mesma. Portanto, a abordagem de temas contextualizados tornam-se ferramentas fundamentais para sensibilização e conscientização dos alunos em relação a RPPN Fazenda Almas, evidenciando seus potenciais e serviços ambientais prestados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Ambiental. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title A RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32528
dc.date.accessioned 2023-10-31T18:44:41Z
dc.date.available 2023-10-31
dc.date.available 2023-10-31T18:44:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Unidades de conservação pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Semiárido Paraibano pt_BR
dc.subject Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas pt_BR
dc.subject Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB pt_BR
dc.subject Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Conservation units pt_BR
dc.subject Paraíba semi-arid pt_BR
dc.subject Fazenda Almas Private Natural Heritage Reserve pt_BR
dc.subject Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Arthur Ribeiro.
dc.creator BRITO, Micilene Silva de.
dc.creator LIMA, José Roberto.
dc.creator DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.creator BARBOSA, Francisca Maria.
dc.creator GOMES, Azenate Campos.
dc.creator LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The RPPN Fazenda Almas was designed by students in the 8th and 9th years of elementary school at a municipal school in the Municipality of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Arthur Ribeiro; BRITO, Micilene Silva de; LIMA, José Roberto; DORNELAS, Carina Seixas Maia; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. A RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8o e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32528 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta