dc.description.resumo |
As Unidades de Conservação de uso sustentável asseguram o uso sustentável dos
recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o
desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis, sendo extremamente importante o
trabalho de educação ambiental nesses espaços. Assim objetivou-se com este trabalho analisar a
percepção dos alunos do 8° e 9° ano da E.M.E.F. Padre Paulo Roberto de Oliveira em Sumé –
PB, no que diz respeito a UCs e RPPNs. A pesquisa foi realizada com alunos do 8º e 9º ano da
E.M.E.F. Padre Paulo Roberto de Oliveira no Município de Sumé-PB. A avaliação foi realizada
mediante a aplicação de questionário semiestruturado, o qual foi analisado através de gráficos
gerados no programa Excel 2016®. Os dados mostraram que 74% dos alunos sabem a definição
de unidades de conservação, alegando ser áreas de proteção ambiental que surgiram com a
finalidade de proteger a nossa biodiversidade. Em relação a RPPNs observou-se que apenas
10% dos alunos conhecem esse termo. 86% dos alunos não conhecema RPPN Fazenda Almas.
No que se refere a importância da Fazenda Almas para o cariri Paraibano 62% dos entrevistados
não souberam informar qual a importância da mesma. Portanto, a abordagem de temas
contextualizados tornam-se ferramentas fundamentais para sensibilização e conscientização dos
alunos em relação a RPPN Fazenda Almas, evidenciando seus potenciais e serviços ambientais
prestados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
A RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32528 |
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dc.date.accessioned |
2023-10-31T18:44:41Z |
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dc.date.available |
2023-10-31 |
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dc.date.available |
2023-10-31T18:44:41Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Unidades de conservação |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas |
pt_BR |
dc.subject |
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Conservation units |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba semi-arid |
pt_BR |
dc.subject |
Fazenda Almas Private Natural Heritage Reserve |
pt_BR |
dc.subject |
Padre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Arthur Ribeiro. |
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dc.creator |
BRITO, Micilene Silva de. |
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dc.creator |
LIMA, José Roberto. |
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dc.creator |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
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dc.creator |
BARBOSA, Francisca Maria. |
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dc.creator |
GOMES, Azenate Campos. |
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dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The RPPN Fazenda Almas was designed by students in the 8th and 9th years of elementary school at a municipal school in the Municipality of Sumé-PB. |
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dc.identifier.citation |
BARBOSA, Arthur Ribeiro; BRITO, Micilene Silva de; LIMA, José Roberto; DORNELAS, Carina Seixas Maia; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. A RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8o e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32528 |
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