dc.description.resumo |
Este trabalho buscou analisar os conteúdos de educação ambiental contextualizada
abordados nos livros didáticos em escola da rede pública do Município de Serra Branca no
Cariri Ocidental da Paraíba. Assim, o trabalho se desenvolveu na escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da
contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os
conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Apenas 0,8% do total de
páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos
ambientais contextualizados. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada
nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da
sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530 |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-31T18:55:58Z |
|
dc.date.available |
2023-10-31 |
|
dc.date.available |
2023-10-31T18:55:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada para a convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos - avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Serra Branca - PB - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Ocidental Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education for living in the semiarid region |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks - evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Serra Branca - PB - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Western Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Micilene Silva de. |
|
dc.creator |
SILVA, Joseane de Souza. |
|
dc.creator |
SANTOS, Danilo Silva dos. |
|
dc.creator |
BARBOSA, Francisca Maria. |
|
dc.creator |
GOMES, Azenate Campos. |
|
dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of textbooks from the perspective of contextualized education focused on the semi-arid region in a school unit in Serra Branca in Western Cariri of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Micilene Silva de; SILVA, Joseane de Souza; SANTOS, Danilo Silva dos; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530 |
pt_BR |