dc.description.resumo |
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), tem
abrangência nacional e é composta pelas Escolas Técnicas Vinculadas, Institutos Federais de
Educação, Centros Federais de Educação e o Colégio Pedro II. A fim de manter este ensino
acessível e com qualidade, nota-se um interesse cada vez maior por parte da administração
pública em medir a eficiência das Instituições Federais de Ensino (IFES). Dessa maneira, este
artigo teve por objetivo medir a eficiência relativa das IFES vinculadas a RFEPCT utilizando
a Análise Envoltória de Dados (DEA), de forma a identificar as Unidades Tomadoras de
Decisão (UTD’s) mais eficientes e os benchmarks para as ineficientes para o ano de 2020 a
partir de uma análise regionalizada das UTD’s. Em relação à utilização dos resultados, este
artigo é aplicado, por ter como premissa analisar um problema real da educação que é a
mensuração objetiva da eficiência das IFES vinculadas a RFEPCT, bem como proporcionar
aos gestores escolares uma visão situacional, sistêmica e comparativa das IFES a nível
regional e nacional. A natureza do método é quantitativa, uma vez que mensura de forma
numérica a eficiência das UTD’s vinculadas a RFEPCT. No tocante aos fins, esta pesquisa é
descritiva, pois apresentou algumas características da RFEPCT, como a abrangência nacional
das IFES, população analisada, tipos de cursos e indicadores de gestão. Ademais, buscou-se
conhecer melhor a realidade do objeto estudado sem alterá-lo. Para tanto, utilizou-se de uma
pesquisa documental nos indicadores educacionais presentes na Plataforma Nilo Peçanha
(PNP) a fim de comporem as variáveis de entrada e saída utilizadas na DEA. Os resultados
apontaram apenas o IFRS como UTD eficiente e principal benchmark. Por conseguinte, a
região sul foi aquela com a maior propensão de UTD’s ineficientes próximas a fronteira de
eficiência. Ademais, dentre as dez UTD’s menos eficientes, houve uma distribuição
relativamente equivalente entre as regiões sudeste, nordeste, centro-oeste e norte. A partir das
premissas adotadas neste artigo, foi possível verificar uma alta ineficiência das UTD’s
vinculadas a RFEPCT para o ano analisado. Ressalta-se que as UTD’s ainda que submetidas
às mesmas especificidades da região, podem apresentar resultados diferentes, serem
benchmarks, bem como estarem mais próximas da fronteira de eficiência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
Eficiência na RFEPCT: uma análise regionalizada por meio de uma abordagem DEA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32572 |
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dc.date.accessioned |
2023-11-01T18:08:35Z |
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dc.date.available |
2021-11-01 |
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dc.date.available |
2023-11-01T18:08:35Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Análise envoltória de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade tomadora de decisão |
pt_BR |
dc.subject |
Institutos Federais de Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo BBC |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Network for Professional, Scientific and Technological Education |
pt_BR |
dc.subject |
Data envelopment analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Decision-making unit |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Institutes of Education |
pt_BR |
dc.subject |
BBC Model |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Thiago Henrique Oliveira. |
|
dc.creator |
SÁ, Elisangela Martins de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Efficiency in RFEPCT: a regionalized analysis using a DEA approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Thiago Henrique Oliveira; SÁ, Elisangela Martins de. Eficiência na RFEPCT: uma análise regionalizada por meio de uma abordagem DEA. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32572 |
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