dc.description.resumo |
O panorama mercadológico contemporâneo é caracterizado pelas diversas alterações
provocadas pela dinamicidade da economia e, principalmente, devido aos atuais reflexos do
cenário instável vigente. Nessa ótica, as organizações reagem à instabilidade através do
aumento constante de suas capacidades produtivas, dentre algumas das alternativas, destacase
a realização da rotatividade dos colaboradores motivada por estratégia organizacional. Não
obstante, a aplicação dessa estratégia requer, muitas vezes, um alto investimento, o que pode
comprometer a viabilidade da prática, afetar a qualidade dos serviços e suceder prejuízos
financeiros. Com efeito, o objetivo desse estudo é analisar a taxa e os impactos da rotatividade
de teleoperadores em um call center localizado em Teresina-PI. Optou-se por procedimentos
metodológicos de método quantitativo, com a aplicação da fórmula de cálculo de turnover e
uso de estatística descritiva para análise dos custos do processo de rotatividade de pessoal. Por
consequência, foi encontrada uma taxa de 30,23% de índice turnover, um percentual
expressivo e que provoca impacto financeiro negativo. Em face dos resultados obtidos,
possibilita-se uma margem de oportunidade para redução nos custos provindos da
rotatividade, por intermédio de uma proposta de avaliação constante dos indicadores.
Portanto, ressalta-se que este estudo contribui para a literatura ao expor um problema
corriqueiro entre as empresas brasileiras, em especial o segmento de call centers, ao
evidenciar formas de investigação e proposição de estratégias que possam alavancar o
desempenho produtivo quanto às questões de rotatividade de funcionários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
Estudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32581 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-01T18:27:18Z |
|
dc.date.available |
2023-11-01 |
|
dc.date.available |
2023-11-01T18:27:18Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Call center |
pt_BR |
dc.subject |
Teleoperadores de call center - rotatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Rotatividade de teleoperadores |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Índice de rotatividade - teleoperadores de call center |
pt_BR |
dc.subject |
Call center |
pt_BR |
dc.subject |
Call center teleoperators - turnover |
pt_BR |
dc.subject |
Teleoperator turnover |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Turnover rate - call center teleoperators |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Adryano Veras. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study on the impacts of teleoperator turnover in a call center. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Adryano Veras. Estudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32581 |
pt_BR |