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Estudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center.

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dc.description.resumo O panorama mercadológico contemporâneo é caracterizado pelas diversas alterações provocadas pela dinamicidade da economia e, principalmente, devido aos atuais reflexos do cenário instável vigente. Nessa ótica, as organizações reagem à instabilidade através do aumento constante de suas capacidades produtivas, dentre algumas das alternativas, destacase a realização da rotatividade dos colaboradores motivada por estratégia organizacional. Não obstante, a aplicação dessa estratégia requer, muitas vezes, um alto investimento, o que pode comprometer a viabilidade da prática, afetar a qualidade dos serviços e suceder prejuízos financeiros. Com efeito, o objetivo desse estudo é analisar a taxa e os impactos da rotatividade de teleoperadores em um call center localizado em Teresina-PI. Optou-se por procedimentos metodológicos de método quantitativo, com a aplicação da fórmula de cálculo de turnover e uso de estatística descritiva para análise dos custos do processo de rotatividade de pessoal. Por consequência, foi encontrada uma taxa de 30,23% de índice turnover, um percentual expressivo e que provoca impacto financeiro negativo. Em face dos resultados obtidos, possibilita-se uma margem de oportunidade para redução nos custos provindos da rotatividade, por intermédio de uma proposta de avaliação constante dos indicadores. Portanto, ressalta-se que este estudo contribui para a literatura ao expor um problema corriqueiro entre as empresas brasileiras, em especial o segmento de call centers, ao evidenciar formas de investigação e proposição de estratégias que possam alavancar o desempenho produtivo quanto às questões de rotatividade de funcionários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title Estudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32581
dc.date.accessioned 2023-11-01T18:27:18Z
dc.date.available 2023-11-01
dc.date.available 2023-11-01T18:27:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Call center pt_BR
dc.subject Teleoperadores de call center - rotatividade pt_BR
dc.subject Rotatividade de teleoperadores pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Índice de rotatividade - teleoperadores de call center pt_BR
dc.subject Call center pt_BR
dc.subject Call center teleoperators - turnover pt_BR
dc.subject Teleoperator turnover pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Turnover rate - call center teleoperators pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Adryano Veras.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study on the impacts of teleoperator turnover in a call center. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Adryano Veras. Estudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32581 pt_BR


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