Dépôt DSpace/Manakin

A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo As unidades de conservação têm como função preservar e conservar o patrimônio biológico existente nos ecossistemas do território nacional. Assim, é de extrema importância que as escolas trabalhem essa temática, como forma de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a relevância das Unidades de Conservação. Objetivouse com este trabalho avaliar as Unidades de Conservação e a RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros - PB. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Bartolomeu Maracajá em maio de 2013, com todos os alunos do ensino médio. Para a análise do conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário semiestruturado, o qual foi analisado por meio de gráficos gerados no programa Excel2013®. Dos questionamentos abordados 50% dos alunos mostraram que não sabem a definição de Unidades de Conservação, seguido de 42% que não conhecemsobre RPPNs e 48% revelou saber os tipos de atividades permitidas em RPPNs. 69% acredita que esta unidade ameniza os impactos ambientais nas regiões do entorno, ajudando a conservar a biodiversidade, já 18% atribui sua relevância às contribuições apenas no aumento das áreas protegidas no País, 10% percebe sua importância como forma de conservar apenas a biodiversidade da Fazenda e 2% acredita que não tem significância. 75,1% dos alunos afirmam que as comunidades do entorno da RPPN não conhecem ou reconhecem a sua importância, sendo os principais motivos a falta de informação nas comunidades (32%) e o descaso da sociedade com o meio ambiente, embora possuam algum tipo de conhecimento sobre o assunto (18%). Portanto, frente a importância das Unidades de Conservação e da RPPN Fazenda Almas é urgente a necessidade de implantação de estratégias de educação ambiental nas escolas que abordem a referida temática e evidenciem as riquezas da RPPN Fazenda Almas para a região. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602
dc.date.accessioned 2023-11-01T22:07:55Z
dc.date.available 2023-11-01
dc.date.available 2023-11-01T22:07:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB pt_BR
dc.subject Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Percepção de alunos pt_BR
dc.subject São José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médio pt_BR
dc.subject Educação ambiental. pt_BR
dc.subject Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB pt_BR
dc.subject Private Natural Heritage Reserve - RPPN pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Student perception pt_BR
dc.subject São José dos Cordeiros - PB - high school students pt_BR
dc.subject Environmental education. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Carlos Emanuel Moura da.
dc.creator LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.creator GOMES, Azenate Campos.
dc.creator FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes
dc.creator LIMA, João Paulo Pereira de.
dc.creator SILVA, Karlla Karem da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The RPPN Fazenda Almas from the perspective of high school students in São José dos Cordeiros-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Carlos Emanuel Moura da; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LIMA, João Paulo Pereira de; SILVA, Karlla Karem da. A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte