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Estudo e classificação de solos lateríticos finos, arenosos e pedregulhosos naturais e melhorados com ligantes hidráulicos para utilização em camadas de pavimentos flexíveis.

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dc.creator.ID FARIAS, M. L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2676199866735834 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PATRICIO, Jonny Dantas.
dc.contributor.advisor-co1ID PATRICIO, J. D. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4467510175248835 pt_BR
dc.contributor.referee1 MENDONÇA, Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.referee2 MOTTA , Laura Maria Goretti da.
dc.contributor.referee3 CAVALCANTE , Fabiano Pereira.
dc.contributor.referee4 FARIAS, Márcio Muniz de.
dc.description.resumo Os solos denominados “Lateríticos” correspondem a aproximadamente 20% da superfície do Planeta e podem ser encontrados em regiões intertropicais, como na América do Sul, África, Índia, Austrália. As condições geológicas e climáticas variadas, sobre as quais os solos lateríticos são formados, conferem a eles um comportamento mecânico específico. Diante disso, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos procedimentos de classificação destes solos, que leve em consideração as suas propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas, como também as concepções apropriadas do meio ambiente tropical úmido, permitirá subsidiar as suas utilizações em camadas de rodovias, para os quais ainda são pouco aproveitados. Este trabalho tem por objetivo avaliar o potencial de uso da Classificação Universal de Solos Lateríticos (CUSL) proposta por Rodrigues et al. (2010), bem como a estudar a resposta à deformação resiliente e permanente de solos lateríticos finos, arenosos e pedregulhosos, naturais e melhorados com ligantes hidráulicos, frente a utilização em camadas de pavimentos rodoviários de tráfego médio e elevado. Para isso, o programa experimental foi desenvolvido em duas fases. A primeira fase foi realizada em cinco etapas: I - Caracterização e classificação dos solos com base na CUSL, TRB, MCT e G-MCT; II - Respostas mecânica ao ensaios de carregamento estático; III - Respostas mecânica ao ensaios de carregamento repetidos; IV - Avaliação do comportamento resiliente e de deformação permanente dos solos lateríticos puros e melhorados após retração volumétrica; e V - Análises de resultados de ensaios de deformação permanente, no intuito de reduzir a quantidade de ciclos de aplicação de cargas do ensaio. Na segunda fase foi realizada uma análise de forma comparada sobre o comportamento mecânico de misturas convencionalmente empregadas em camadas de pavimentos e, além disso, foram modeladas estruturas com o objetivo de avaliar, frente a condições simuladas de tráfego, o desempenho estrutural e funcional por meio de procedimento empírico-mecanística com auxílio do software MeDiNa. Os solos lateríticos finos, arenosos e pedregulhosos apresentaram, sob condições in natura e estabilizadas quimicamente, boa resposta à deformação resiliente e permanente. A ação da retração volumétrica por secagem sobre os valores de deformação resiliente e permanente foi estabelecida neste estudo. A avaliação mecanística-empírica evidenciou o comportamento satisfatório dos materiais quando aplicados em camada de base e de sub-base de pavimentos flexíveis sob condições de simulação de tráfego médio a pesado. Observouse uma excelente correspondência entre os valores obtidos nos ensaios com 30.000 e com 150.000 ciclos de aplicação de carga, o que diminui dignificativamente o tempo de modelagem quanto a deformação permanente. Por fim, foi possível concluir que a classificação proposta por Rodrigues et al. (2010) e, neste estudo aprimorada, é viável tecnicamente e, além do mais, foi constatado o bom desempenho dos solos lateríticos quanto ao objeto de estudo desta pesquisa, o que amplia cada vez mais o banco de dados para o aprimoramento sobre as metodologias de classificação, bem como o conhecimento de suas propriedades mecânicas, visto que, apesar de sua grande disponibilidade no Brasil e em outros países, os solos lateríticos ainda são subutilizados na pavimentação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia civil e ambiental. pt_BR
dc.title Estudo e classificação de solos lateríticos finos, arenosos e pedregulhosos naturais e melhorados com ligantes hidráulicos para utilização em camadas de pavimentos flexíveis. pt_BR
dc.date.issued 2023-09-22
dc.description.abstract The soils known as "Lateritic" correspond to approximately 20% of the Earth's surface and can be found in intertropical regions such as South America, Africa, India, and Australia. These soils have specific mechanical behavior due to the varied geological and climatic conditions under which they are formed. The development and improvement of classification procedures for lateritic soils, taking into account their mineralogical, physical, and mechanical properties, as well as appropriate concepts for the humid tropical environment, will allow for their use in highway pavement layers, which are currently underutilized. This study aims to evaluate the potential use of the Universal Classification of Lateritic Soils (CUSL) proposed by Rodrigues et al. (2010), as well as to study the response to resilient and permanent deformation of fine-grained, sandy, and gravelly lateritic soils, both natural and improved with hydraulic binders, when used in road pavement layers subjected to medium and heavy traffic. The experimental program was developed in two phases. The first phase included five steps: I - Characterization and classification of soils based on CUSL, TRB, MCT, and G-MCT; II - Mechanical response to static loading tests; III - Mechanical response to repeated loading tests; IV - Evaluation of resilient behavior and permanent deformation of pure and improved lateritic soils after volumetric shrinkage; and V - Analysis of permanent deformation test results in order to reduce the number of load application cycles in the test. In the second phase, a comparative analysis was conducted on the mechanical behavior of mixtures conventionally used in pavement layers. Additionally, structures were modeled to evaluate the structural and functional performance under simulated traffic conditions using an empirical-mechanistic procedure with the aid of MeDiNa software. The fine-grained, sandy, and gravelly lateritic soils showed good response to resilient and permanent deformation under both natural and chemically stabilized conditions. The influence of volumetric shrinkage due to drying on resilient and permanent deformation values was established in this study. The empirical-mechanistic evaluation demonstrated satisfactory behavior of the materials when applied in base and sub-base layers of flexible pavements under conditions simulating medium to heavy traffic. An excellent correlation was observed between the values obtained in tests with 30,000 and 150,000 load application cycles, significantly reducing the modeling time for permanent deformation. Finally, it was concluded that the classification proposed by Rodrigues et al. (2010), further improved in this study, is technically feasible. Additionally, the good performance of lateritic soils regarding the object of this research was confirmed, further expanding the database for the improvement of classification methodologies and knowledge of their mechanical properties. Despite their widespread availability in Brazil and other countries, lateritic soils are still underutilized in pavement construction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32623
dc.date.accessioned 2023-11-03T13:25:02Z
dc.date.available 2023-11-03
dc.date.available 2023-11-03T13:25:02Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Solos lateríticos – classificação pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Mecânica e gerência de pavimentos pt_BR
dc.subject Solos tropicais pt_BR
dc.subject Estabilização e retração – solos pt_BR
dc.subject Módulo de resiliência pt_BR
dc.subject Deformação permanente pt_BR
dc.subject Software MeDiNa pt_BR
dc.subject Camadas de pavimentos pt_BR
dc.subject Lateritic soils – classification pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Pavement mechanics and management pt_BR
dc.subject Tropical soils pt_BR
dc.subject Stabilization and shrinkage – soils pt_BR
dc.subject Resilience module pt_BR
dc.subject Permanent deformation pt_BR
dc.subject MeDiNa software pt_BR
dc.subject Layers of pavements pt_BR
dc.subject Suelos lateríticos – clasificación pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Mecánica y gestión de pavimentos pt_BR
dc.subject Suelos tropicales pt_BR
dc.subject Estabilización y retracción – suelos pt_BR
dc.subject Módulo de resiliencia pt_BR
dc.subject Deformación permanente pt_BR
dc.subject Capas de pavimentos pt_BR
dc.subject Sols latéritiques – classification pt_BR
dc.subject Géotechnique pt_BR
dc.subject Mécanique et gestion des chaussées pt_BR
dc.subject Sols tropicaux pt_BR
dc.subject Stabilisation et retrait – sols pt_BR
dc.subject Module résilience pt_BR
dc.subject Déformation permanente pt_BR
dc.subject Logiciel MeDiNa pt_BR
dc.subject Couches de trottoirs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Manoel Leandro Araújo e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study and classification of fine laterite, sandy and gravelly soils, natural and improved with hydraulic binders for use in flexible pavement layers. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Manoel Leandro Araújo e. Estudo e classificação de solos lateríticos finos, arenosos e pedregulhosos naturais e melhorados com ligantes hidráulicos para utilização em camadas de pavimentos flexíveis. 2023. 372 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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