dc.description.resumo |
O transporte ferroviário gera para a movimentação da safra agrícola brasileira ganhos de
capacidade expressivos no escoamento dos produtos. Porém a malha ferroviária, seus vagões e
locomotivas não acompanharam o crescimento da produção agrícola brasileira dos últimos 20
anos, fazendo com que existam problemas de capacidade de transporte. Desta forma é
necessário o aumento da eficiencia do modal para poder acompanhar esse crescimento.
O trabalho faz uma abordagem de otimização do uso dos vagões que operam em redes singelas
e em circuitos fechados. O fato de mais de 70 % das malhas ferroviárias do Brasil, ser singela
mostra a importância de termos um melhor tratamento do fluxo de carregamentos. Isso traz
resultados muito expressivos na mimimização da quantidade de vagões para demanadas
determinadas pelas necessidades de cargas dos navios.
É apresentado um modelo de otimização onde testamos algumas vezes cenários diferentes de
demandas e apresentamos um resultado testado e validado com um cenário real da empresa
ferroviária, que retornou com valor bastante promissor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
Proposta para aumento de capacidade operacional em linhas férreas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32644 |
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dc.date.accessioned |
2023-11-03T19:55:07Z |
|
dc.date.available |
2023-11-03 |
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dc.date.available |
2023-11-03T19:55:07Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Programação linear |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovia |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de capacidade ferroviária |
pt_BR |
dc.subject |
Linhas férreas - capacidade operacional |
pt_BR |
dc.subject |
Carregamento de vagões |
pt_BR |
dc.subject |
Linear Programming |
pt_BR |
dc.subject |
Railroad |
pt_BR |
dc.subject |
Railway Capacity Model |
pt_BR |
dc.subject |
Railway lines - operational capacity |
pt_BR |
dc.subject |
Wagon loading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO FILHO, Nery. |
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dc.creator |
LOCH, Gustavo Valentim. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proposal to increase operational capacity on railway lines. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO FILHO, Nery; LOCH, Gustavo Valentim. Proposta para aumento de capacidade operacional em linhas férreas. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32644 |
pt_BR |