dc.description.resumo |
O transporte offshore de pessoas e cargas se dá, basicamente, por dois modais: marítimo (via
lanchas e barcos de apoio) e aéreo (via helicópteros). De modo geral, as empresas não se
limitam e utilizam ambos modais visto que, dependendo da capacidade de pouso dos
helideques das unidades marítimas offshore, do tipo de carga, do peso, das dimensões, da
urgência da demanda e de diversos outros fatores, um único modal não é capaz de suprir as
necessidades dessas organizações. Esse trabalho limita-se ao estudo do transporte de pessoas e
cargas via modal aéreo. Analisaremos as relações de preferência entre as 11 alternativas do
estudo por meio do método de auxílio multicritério à decisão TOPSIS 2NE. Coletamos dados
públicos referentes aos helideques de 24 plataformas de petróleo localizadas em oito campos
da bacias de Santos e Campos, comparando-os nos 13 critérios de seleção, todos mutualmente
exclusivos entre si: número de assentos, peso máximo de decolagem, peso da aeronave vazia,
velocidade de cruzeiro, razão de subida, alcance, resistência máxima, capacidade dos tanques
de combustível, comprimento total, preço, capacidade do bagageiro, consumo e número de
plataformas atendidas pelas máquinas. Como resultado, a aeronave AW109 teve o melhor
desempenho nas duas normalizações do método e as aeronaves S76 e H225 o pior
desempenho dentre as alternativas disponíveis. A relevância do trabalho se dá na potencial
otimização dos custos logísticos em uma em uma indústria consolidada onde a tal otimização
pode se tornar um diferencial competitivo frente aos concorrentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
Seleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-03T21:31:26Z |
|
dc.date.available |
2023-11-03 |
|
dc.date.available |
2023-11-03T21:31:26Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Seleção de aeronaves |
pt_BR |
dc.subject |
Helicópteros - seleção |
pt_BR |
dc.subject |
Método TOPSIS 2NE |
pt_BR |
dc.subject |
TOPSIS 2NE |
pt_BR |
dc.subject |
Offshore |
pt_BR |
dc.subject |
Multicritério |
pt_BR |
dc.subject |
Decisão multicritério |
pt_BR |
dc.subject |
Método multicritério de apoio à decisão |
pt_BR |
dc.subject |
Petróleo e gás |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Aircraft selection |
pt_BR |
dc.subject |
Helicopters - selection |
pt_BR |
dc.subject |
TOPSIS 2NE Method |
pt_BR |
dc.subject |
TOPSIS 2NE |
pt_BR |
dc.subject |
Offshore |
pt_BR |
dc.subject |
Multicriteria |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-criteria decision |
pt_BR |
dc.subject |
Multicriteria decision support method |
pt_BR |
dc.subject |
Oil and Gas |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves. |
|
dc.creator |
SANTOS, Marcos dos. |
|
dc.creator |
GOMES, Carlos Francisco Simões. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Selection of helicopters for offshore service on a set of platforms using the TOPSIS 2NE method. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões. Seleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654 |
pt_BR |