DSpace/Manakin Repository

Análise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Os e-commerces são de diversos segmentos e portes, são negócios caracterizados pela compra e venda de produtos e serviços através de canais de vendas online, como sites e redes sociais. Parte desses negócios é de microempreendedores que necessitam gerenciar seus custos para obter bons lucros, a fim de crescer e consolidar seus negócios no mercado. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar e demostrar os custos, lucratividade e ponto de equilíbrio, por meio da contabilidade de custos e contabilidade gerencial, com intuito de facilitar o controle e auxiliar na tomada de decisão em uma loja de cosmético capilar, que atua como e-commerce, na modalidade de microempreendedor individual, considerando o período de pandemia do covid-19. A metodologia aplicada é uma pesquisa descritiva exploratória, que relaciona os conceitos básicos da contabilidade de custo e o estudo de caso. Para a análise de contabilidade de custo, foram analisados os produtos vendidos pela loja, os mesmos foram separados em três grupos A, B, C e D . Em seguida classificados e avaliados pelo método de custeio por absorção e custeio variável, fornecendo dados de receita, lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Os resultados, indicam que a empresa tem boa lucrativa de 34%, com isso foi possível embasar para tomada de decisão para os novos passos que o microempreendedor pretende. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title Análise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692
dc.date.accessioned 2023-11-07T15:05:58Z
dc.date.available 2023-11-07
dc.date.available 2023-11-07T15:05:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Análise de custos pt_BR
dc.subject Custos em e-commerce pt_BR
dc.subject E-commerce de cosméticos pt_BR
dc.subject Microempreendedor individual de cosméticos pt_BR
dc.subject Custeio por absorção pt_BR
dc.subject Custeio variável pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Contabilidade de custos pt_BR
dc.subject Cosméticos - e-commerce pt_BR
dc.subject Cost analysis pt_BR
dc.subject E-commerce costs pt_BR
dc.subject Cosmetics e-commerce pt_BR
dc.subject Individual cosmetics microentrepreneur pt_BR
dc.subject Absorption costing pt_BR
dc.subject Variable costing pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Cost accounting pt_BR
dc.subject Cosmetics - e-commerce pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Elizama Rosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cost analysis in E-commerce: case study with individual cosmetics microentrepreneur. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Elizama Rosa de. Análise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: UVA, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta