dc.description.resumo |
As decisões estão presentes em todos os níveis das organizações, operacionais, táticas ou
estratégicas, elas moldam o rumo das empresas e dependendo de como os problemas estão
sendo estruturados e da maneira que as ações são tomadas as empresas tendem ao crescimento
ou ao caminho para a perda de mercado e desvalorização da marca. Neste contexto o presente
trabalho demonstra a análise de cenários prospectivos de um e-commerce que está no início de
suas operações e deseja tomar decisões para os próximos dois anos. Sob a ótica de incertezas
políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e governamentais, a partir da análise
PESTEL, SWOT e do método Momentum. A empresa busca analisar se é mais viável continuar
com o foco nas vendas online ou se também deveria se preparar para a expansão por meio de
lojas físicas, e desta forma trabalhar de forma híbrida, atendendo ao público online com um ecommerce
bem estruturado, e atendendo o público fora dos meios digitais com lojas que
fortaleçam a marca e contribua para resultados positivos. Ao final foi possível observar a partir
de um dos cenários propostos quais objetivos a empresa deverá traçar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Análise de cenários prospectivos: decisões estratégias sobre a expansão de um E-commerce. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32693 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-07T16:03:50Z |
|
dc.date.available |
2023-11-07 |
|
dc.date.available |
2023-11-07T16:03:50Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cenários prospectivos |
pt_BR |
dc.subject |
E-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
Análise PESTEL |
pt_BR |
dc.subject |
Análise SWOT |
pt_BR |
dc.subject |
Método Momentum |
pt_BR |
dc.subject |
Momentum |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Scopus - base de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa em base de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Empresa Marinna Acessórios |
pt_BR |
dc.subject |
Forward-looking scenarios |
pt_BR |
dc.subject |
PESTEL Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
SWOT Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Momentum Method |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurship |
pt_BR |
dc.subject |
Scopus - database |
pt_BR |
dc.subject |
Database search |
pt_BR |
dc.subject |
Company Marinna Accessories |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
HERMOGENES, Lucas Ramon dos Santos. |
|
dc.creator |
GOMES, Carlos Francisco Simões. |
|
dc.creator |
SANTOS, Marcos dos. |
|
dc.creator |
TERRA, Adilson Vilarinho. |
|
dc.creator |
MOREIRA, Miguel Ângelo Lellis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of prospective scenarios: strategic decisions on the expansion of an E-commerce. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
HERMOGENES, Lucas Ramon dos Santos; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos; TERRA, Adilson Vilarinho; MOREIRA, Miguel ngelo Lellis. Análise de cenários prospectivos: decisões estratégias sobre a expansão de um E-commerce. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: UVA, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32693 |
pt_BR |