dc.description.resumo |
O fenômeno das indústrias criativas apresenta grande interesse para pesquisadores de Estudos
Organizacionais. Entretanto, a literatura disponível ainda é fragmentada e dispersa. Neste artigo
introdutório, realizamos uma revisão teórica do campo, com o objetivo de apresentar o
fenômeno das indústrias criativas e mostrar sua consolidação como um campo promissor de
investigações para pesquisadores. A economia criativa tem sido amplamente debatida nos
ambientes acadêmicos e das políticas públicas em função da crescente relevância dos setores
criativos na economia e da sua relação com o desenvolvimento. Sendo assim, o presente
trabalho pretende, através de pesquisa bibliográfica, analisar a economia criativa e os setores a
ela pertencentes, apontando estratégias competitivas. Em termos metodológicos, adotou-se um
ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através
deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites
especializados sobre o tema tratado. Conclui-se que a aderência a processos inovativos pode
gerar maior capacidade de respostas à crise atual, em especial por parte das pequenas firmas
dos setores criativos. Como resultado, destaca-se que a cultura organizacional e suas práticas
de geração e gestão de ideias parecem carecer de estruturação e que a cultura da inovação ainda
é fator estratégico a ser melhor compreendido pelas empresas de modo geral, necessitando,
portanto, de pesquisas mais aprofundados e abrangentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Indústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-10T21:39:56Z |
|
dc.date.available |
2023-11-10 |
|
dc.date.available |
2023-11-10T21:39:56Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Indústrias criativas no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Economia criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Inovação |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes criativos |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade no ambiente de trabalhoCreative industries in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Creative industries in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Creative economy |
pt_BR |
dc.subject |
Innovation |
pt_BR |
dc.subject |
Creative environments |
pt_BR |
dc.subject |
Creativity in the workplace |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Marcia Pires de. |
|
dc.creator |
SOUZA, Marly Pires de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creative industries in Brazil: a literature review. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Marcia Pires de; SOUZA, Marly Pires de. Indústrias criativas no Brasil: uma revisão da literatura. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32776 |
pt_BR |