dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objetivo descrever a história e o desenvolvimento do ecommerce
no Brasil e no mundo associado aos seus marcos. Além de descrever os pontos
positivos e negativos e um paralelo com o comércio físico, destacando as diferenças entre os
dois e que são complementares e não concorrentes. O comércio digital surgiu com o avanço
tecnológico, a difusão do acesso à internet e a necessidade de simplificar o processo de
compras. A pandemia do Covid-19 forçou diversas empresas a investirem no comércio online
por conta das medidas restritivas que fecharam o comércio físico e tornou o e-commerce uma
alternativa valiosa. Deste modo, o e-commerce obteve um grande desenvolvimento em um
curto período. Diversas análises descrevem que o e-commerce já era uma tendência e com a
crise sanitária houve uma necessidade de investimento para que o comércio sobrevivesse e
desenvolvesse a economia. Como tendência para os próximos anos, há pesquisas que
mapeiam o padrão de consumo de cada região de modo a contribuir e explicar o próximo
passo do e-commerce na realidade pós-covid. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
O desenvolvimento do e-commerce no brasil: um estudo pré, durante e perspectivas pós pandemia do COVID-19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32788 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-13T15:07:28Z |
|
dc.date.available |
2023-11-13 |
|
dc.date.available |
2023-11-13T15:07:28Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
E-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 e comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Brasil - comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
E-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 and e-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
Brazil - e-commerce |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Ana Clara Fernandes. |
|
dc.creator |
SANTOS, Daiane Rodrigues dos. |
|
dc.creator |
MATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha. |
|
dc.creator |
NÓBREGA, Justino Sanson Wanderley da. |
|
dc.creator |
MOTA, Rafael Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The development of e-commerce in Brazil: a study before, during and post-COVID-19 pandemic perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Ana Clara Fernandes; SANTOS, Daiane Rodrigues dos; MATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha; NÓBREGA, Justino Sanson Wanderley da; MOTA, Rafael Oliveira. O desenvolvimento do e-commerce no brasil: um estudo pré, durante e perspectivas pós pandemia do COVID-19. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32788 |
pt_BR |