dc.description.resumo |
As micros e pequenas empresas (MPEs) fazem parte do dinamismo econômico do nosso país, e detêm uma
parcela significante do PIB, contribuindo para o crescimento da nação. Diante do cenário vivenciado por essas
empresas, este trabalho realizou uma análise do planejamento de operação de uma microempresa do segmento de
restaurantes. A ferramenta foi aplicada com base nos conceitos de diversos autores da área, tendo a função de
auxiliar os gestores que não tinham clareza nos seus objetivos organizacionais. Partindo do entendimento que
cada empresa precisa alinhar o planejamento estratégico operacional à sua realidade, foram realizadas as
seguintes etapas: desenvolvimento da análise ambiental, levantando os pontos fortes, pontos fracos da
organização, oportunidades e ameaças do mercado, e posteriormente confrontando-a na matriz SWOT;
classificação dos critérios de 1 a 5 através da matriz de GUT; por fim, proposta de um plano de operação por
meio da ferramenta 5W2H para colocar as ações em prática. Conforme a análise da matriz SWOT, dentre as
fraquezas da empresa, encontram-se a falta de diferenciais e falhas gerenciais, como problemas de fluxo de caixa
e formação de preço Pela matriz GUT, verificou-se que a empresa precisa dar atenção à confiabilidade e à
velocidade de entrega. Pela ferramenta 5W2H, foi possível fazer sugestões, como melhorias no cardápio e
implantação de um sistema de gestão, alcançando assim o objetivo proposto pelo estudo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792 |
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dc.date.accessioned |
2023-11-13T15:24:09Z |
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dc.date.available |
2023-11-13 |
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dc.date.available |
2023-11-13T15:24:09Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.subject |
Micro e pequenas empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Matriz SWOT |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta 5W2H |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Restaurante |
pt_BR |
dc.subject |
Matriz GUT |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Strategic planning |
pt_BR |
dc.subject |
Micro and small businesses |
pt_BR |
dc.subject |
SWOT Matrix |
pt_BR |
dc.subject |
5W2H Tool |
pt_BR |
dc.subject |
Quality |
pt_BR |
dc.subject |
restaurant |
pt_BR |
dc.subject |
GUT Matrix |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Brema Bezerra. |
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dc.creator |
PAKES, Paulo Renato. |
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dc.creator |
ROCHA, Tiago Soares da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Strategic planning: case study in a small restaurant. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Brema Bezerra; PAKES, Paulo Renato; ROCHA, Tiago Soares da. Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792 |
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