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Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte.

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dc.description.resumo As micros e pequenas empresas (MPEs) fazem parte do dinamismo econômico do nosso país, e detêm uma parcela significante do PIB, contribuindo para o crescimento da nação. Diante do cenário vivenciado por essas empresas, este trabalho realizou uma análise do planejamento de operação de uma microempresa do segmento de restaurantes. A ferramenta foi aplicada com base nos conceitos de diversos autores da área, tendo a função de auxiliar os gestores que não tinham clareza nos seus objetivos organizacionais. Partindo do entendimento que cada empresa precisa alinhar o planejamento estratégico operacional à sua realidade, foram realizadas as seguintes etapas: desenvolvimento da análise ambiental, levantando os pontos fortes, pontos fracos da organização, oportunidades e ameaças do mercado, e posteriormente confrontando-a na matriz SWOT; classificação dos critérios de 1 a 5 através da matriz de GUT; por fim, proposta de um plano de operação por meio da ferramenta 5W2H para colocar as ações em prática. Conforme a análise da matriz SWOT, dentre as fraquezas da empresa, encontram-se a falta de diferenciais e falhas gerenciais, como problemas de fluxo de caixa e formação de preço Pela matriz GUT, verificou-se que a empresa precisa dar atenção à confiabilidade e à velocidade de entrega. Pela ferramenta 5W2H, foi possível fazer sugestões, como melhorias no cardápio e implantação de um sistema de gestão, alcançando assim o objetivo proposto pelo estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792
dc.date.accessioned 2023-11-13T15:24:09Z
dc.date.available 2023-11-13
dc.date.available 2023-11-13T15:24:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Micro e pequenas empresas pt_BR
dc.subject Matriz SWOT pt_BR
dc.subject Ferramenta 5W2H pt_BR
dc.subject Qualidade pt_BR
dc.subject Restaurante pt_BR
dc.subject Matriz GUT pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.subject Micro and small businesses pt_BR
dc.subject SWOT Matrix pt_BR
dc.subject 5W2H Tool pt_BR
dc.subject Quality pt_BR
dc.subject restaurant pt_BR
dc.subject GUT Matrix pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Brema Bezerra.
dc.creator PAKES, Paulo Renato.
dc.creator ROCHA, Tiago Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic planning: case study in a small restaurant. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Brema Bezerra; PAKES, Paulo Renato; ROCHA, Tiago Soares da. Planejamento estratégico: estudo de caso em um restaurante de pequeno porte. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32792 pt_BR


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