DSpace/Manakin Repository

Reforma do ensino médio: uma proposta de inclusão do direito como conteúdo curricular obrigatório .

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MATOS, B. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1004688175046530 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TARGINO, Gilliard Cruz.
dc.contributor.advisor1ID TARGINO, G. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8253262566180244 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARCELINO, Emilia Paranhos Santos.
dc.contributor.referee1ID MARCELINO, E. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 MARCELINO, Cecilia Paranhos Santos.
dc.contributor.referee2ID MARCELINO, C. P. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo geral apontar a importância da inserção do ensino jurídico no ensino básico através da atual reforma do ensino médio. No que tange aos objetivos específicos, a monografia propõe realizar um estudo sobre a história do direito e sua relação com a educação, assim como também realizar um levantamento histórico de toda trajetória da educação brasileira e as reformas que aconteceram ao longo do tempo, bem como comparar o sistema educacional brasileiro com outros países e apresentar a nova reforma do ensino médio. A orientação metodológica da pesquisa baseia-se no método de abordagem dedutivo, transcorrendo pela técnica de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada quanto ao objetivo geral como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, e por meio dos procedimentos histórico, comparativo estatístico. Através disso chegou-se à conclusão através da análise comparativa que os cidadãos, especificamente, do Uruguai e de Portugal são mais evoluídos devido a presença do ensino jurídico no sistema educacional básico que o Brasil que tem seu ensino ainda precário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito pt_BR
dc.title Reforma do ensino médio: uma proposta de inclusão do direito como conteúdo curricular obrigatório . pt_BR
dc.date.issued 2023-11-06
dc.description.abstract The general objective of this work is to point out the importance of the insertion of legal education in basic education through the current reform of secondary education. Regarding specific objectives, the monograph proposes to carry out a study on the history of law and its relationship with education, as well as to carry out a historical survey of the entire trajectory of Brazilian education and the reforms that have taken place over time, as well as compare the Brazilian educational system with other countries and present the new secondary education reform. The methodological orientation of the research is based on the deductive approach method, using the bibliographic and documentary research technique, characterized in terms of the general objective as descriptive and exploratory, with a qualitative approach, and through historical and statistical comparative procedures. Through this, it was concluded through comparative analysis that the citizens, specifically, of Uruguay and Portugal are more evolved due to the presence of legal education in the basic educational system than Brazil, which has its teaching still precarious. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32829
dc.date.accessioned 2023-11-14T16:58:36Z
dc.date.available 2023-11-14
dc.date.available 2023-11-14T16:58:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Jurídica pt_BR
dc.subject Sistema Educacional Brasileiro – Ensino Médio – Reformas pt_BR
dc.subject Constituição Federal – Direitos pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Legal Education pt_BR
dc.subject Brazilian Educational System – Teaching Medium – Reforms pt_BR
dc.subject Federal Constitution – Rights pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATOS, Beatriz de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Secondary education reform: a proposal to include law as mandatory curricular content. pt_BR
dc.identifier.citation MATOS, Beatriz de Oliveira. Reforma do ensino médio: uma proposta de inclusão do direito como conteúdo curricular obrigatório. 2023. 58fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32829. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta