dc.creator.ID |
MATOS, B. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1004688175046530 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TARGINO, Gilliard Cruz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TARGINO, G. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8253262566180244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARCELINO, Emilia Paranhos Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARCELINO, E. P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MARCELINO, Cecilia Paranhos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MARCELINO, C. P. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo geral apontar a importância da inserção do ensino jurídico no ensino básico através da atual reforma do ensino médio. No que tange aos objetivos específicos, a monografia propõe realizar um estudo sobre a história do direito e sua relação com a educação, assim como também realizar um levantamento histórico de toda trajetória da educação brasileira e as reformas que aconteceram ao longo do tempo, bem como comparar o sistema educacional brasileiro com outros países e apresentar a nova reforma do ensino médio. A orientação metodológica da pesquisa baseia-se no método de abordagem dedutivo, transcorrendo pela técnica de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada quanto ao objetivo geral como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, e por meio dos procedimentos histórico, comparativo estatístico. Através disso chegou-se à conclusão através da análise comparativa que os cidadãos, especificamente, do Uruguai e de Portugal são mais evoluídos devido a presença do ensino jurídico no sistema educacional básico que o Brasil que tem seu ensino ainda precário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Direito |
pt_BR |
dc.title |
Reforma do ensino médio: uma proposta de inclusão do direito como conteúdo curricular obrigatório . |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-06 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this work is to point out the importance of the insertion of legal
education in basic education through the current reform of secondary education.
Regarding specific objectives, the monograph proposes to carry out a study on the
history of law and its relationship with education, as well as to carry out a historical
survey of the entire trajectory of Brazilian education and the reforms that have taken
place over time, as well as compare the Brazilian educational system with other
countries and present the new secondary education reform. The methodological
orientation of the research is based on the deductive approach method, using the
bibliographic and documentary research technique, characterized in terms of the
general objective as descriptive and exploratory, with a qualitative approach, and
through historical and statistical comparative procedures. Through this, it was
concluded through comparative analysis that the citizens, specifically, of Uruguay and
Portugal are more evolved due to the presence of legal education in the basic
educational system than Brazil, which has its teaching still precarious. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32829 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-14T16:58:36Z |
|
dc.date.available |
2023-11-14 |
|
dc.date.available |
2023-11-14T16:58:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Jurídica |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema Educacional Brasileiro – Ensino Médio – Reformas |
pt_BR |
dc.subject |
Constituição Federal – Direitos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Legal Education |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Educational System – Teaching Medium – Reforms |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Constitution – Rights |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MATOS, Beatriz de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Secondary education reform: a proposal to include law as mandatory curricular content. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MATOS, Beatriz de Oliveira. Reforma do ensino médio: uma proposta de inclusão do direito como
conteúdo curricular obrigatório. 2023. 58fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32829. |
pt_BR |