dc.description.resumo |
O Nas empresas, as decisões precisam ser tomadas com base em análises de fatos e dados, os
quais podem ser obtidos através da utilização de técnicas e ferramentas da qualidade, têm o
intuito de identificar os problemas de um processo, produto ou serviço, e com essa análise,
procurar uma alternativa melhor. O presente artigo possui como objetivo desenvolver uma
alternativa de melhoria contínua no setor de contas a receber em relação à inadimplência nos
processos de importação e exportação e também analisar alternativas que possam diminuir o
trabalho operacionalizado na área de conta a receber em relação ao recebimento dos valores à
vista, referente aos processos de importação em uma empresa do setor portuário. Trata-se de
uma revisão da literatura, através de sites, livros e revistas relacionados com a área de
Engenharia de Produção, mais diretamente, à Gestão de Operações também relacionados à
área portuária, com base em vários autores, dentre eles, Batalha (200), Erthal (2016) e
Paladini (2004). Ainda, o estudo tem natureza de pesquisa aplicada, pois busca a análise de
um problema específico, e com abordagem quantitativa, pois a interpretação dos dados será
elaborada a partir de análise de dados numéricos, em relação ao objetivo. O mesmo
caracteriza se, também, como uma pesquisa exploratória descritiva, pois busca a maior
compreensão com o problema do estudo, utilizando como método o estudo de caso, buscando
o conhecimento por meio dos aspectos coletados. Os principais problemas encontrados foram
a morosidade em relação às baixas dos recebimentos de processos de importação à vista e a
desestruturação da régua de cobrança utilizada pela empresa. Com o uso das ferramentas da
qualidade foi possível dar sugestões de melhorias para o processo de cobrança dos
inadimplentes e, ao mesmo tempo, foi possível visualizar os resultados obtidos com essa
melhoria e também sugerir um novo fluxograma na adesão do PIX. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ADÃO, Ana Carolina Souza Santos; MILNITZ, Diego. Aplicação dos conceitos de melhoria contínua no departamento de contas a receber de um terminal portuário. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32897 |
pt_BR |