DSpace/Manakin Repository

Aplicação dos conceitos de melhoria contínua no departamento de contas a receber de um terminal portuário.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O Nas empresas, as decisões precisam ser tomadas com base em análises de fatos e dados, os quais podem ser obtidos através da utilização de técnicas e ferramentas da qualidade, têm o intuito de identificar os problemas de um processo, produto ou serviço, e com essa análise, procurar uma alternativa melhor. O presente artigo possui como objetivo desenvolver uma alternativa de melhoria contínua no setor de contas a receber em relação à inadimplência nos processos de importação e exportação e também analisar alternativas que possam diminuir o trabalho operacionalizado na área de conta a receber em relação ao recebimento dos valores à vista, referente aos processos de importação em uma empresa do setor portuário. Trata-se de uma revisão da literatura, através de sites, livros e revistas relacionados com a área de Engenharia de Produção, mais diretamente, à Gestão de Operações também relacionados à área portuária, com base em vários autores, dentre eles, Batalha (200), Erthal (2016) e Paladini (2004). Ainda, o estudo tem natureza de pesquisa aplicada, pois busca a análise de um problema específico, e com abordagem quantitativa, pois a interpretação dos dados será elaborada a partir de análise de dados numéricos, em relação ao objetivo. O mesmo caracteriza se, também, como uma pesquisa exploratória descritiva, pois busca a maior compreensão com o problema do estudo, utilizando como método o estudo de caso, buscando o conhecimento por meio dos aspectos coletados. Os principais problemas encontrados foram a morosidade em relação às baixas dos recebimentos de processos de importação à vista e a desestruturação da régua de cobrança utilizada pela empresa. Com o uso das ferramentas da qualidade foi possível dar sugestões de melhorias para o processo de cobrança dos inadimplentes e, ao mesmo tempo, foi possível visualizar os resultados obtidos com essa melhoria e também sugerir um novo fluxograma na adesão do PIX. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Aplicação dos conceitos de melhoria contínua no departamento de contas a receber de um terminal portuário. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32897
dc.date.accessioned 2023-11-16T19:12:23Z
dc.date.available 2023-11-16
dc.date.available 2023-11-16T19:12:23Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cobrança a inadimplentes pt_BR
dc.subject Melhoria contínua pt_BR
dc.subject Terminal portuário pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Gestão de operações pt_BR
dc.subject Gerenciamento de processos pt_BR
dc.subject Collection of defaulters pt_BR
dc.subject Continuous improvement pt_BR
dc.subject Port terminal pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Operations management pt_BR
dc.subject Process management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ADÃO, Ana Carolina Souza Santos.
dc.creator MILNITZ, Diego.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of continuous improvement concepts in the accounts receivable department of a port terminal. pt_BR
dc.identifier.citation ADÃO, Ana Carolina Souza Santos; MILNITZ, Diego. Aplicação dos conceitos de melhoria contínua no departamento de contas a receber de um terminal portuário. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32897 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta