Dépôt DSpace/Manakin

Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A modalidade EAD tornou-se relevante na sociedade como forma de aprendizado econômico, dinâmico, atualizado e flexível e que vem promovendo o acesso e inclusão de estudantes de faixas etárias e localidades diversas. No Brasil, além dos cursos de graduação e pós-graduação a distância, a Portaria 4.059/2004 regulamentou a introdução da oferta de disciplinas a distância de forma integral ou parcial nos cursos de graduação presencial desde que se atinja o limite máximo de 20% da carga horária total destes. Ainda hoje, encontra-se resistência em relação ao EAD aliado ao ensino presencial por parte dos alunos e alguns professores e, por esse motivo, objetivou-se com este artigo investigar e avaliar o processo de implementação das disciplinas semipresenciais em um curso de graduação presencial de Engenharia de Produção de uma universidade particular com uma unidade em Minas Gerais. A pesquisa foi descritiva e exploratória, com base no PPC, no Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação do INEP, reuniões com o corpo docente do Núcleo Docente Estruturante do curso, nas portarias MEC 4.059/2004 e 1.134/2016, além de análise de pesquisas da CPA da instituição e do AVA. Verificou-se que neste processo, deve-se cuidar para que as disciplinas semipresenciais sejam trabalhadas com cuidado e de forma a atender os anseios dos alunos por um ensino de qualidade, de forma motivadora e com apresentação de conteúdo relevante para atender ao perfil desejado do egresso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904
dc.date.accessioned 2023-11-16T21:27:12Z
dc.date.available 2023-11-16
dc.date.available 2023-11-16T21:27:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Curso de Engenharia de Produção pt_BR
dc.subject Curso em EAD pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Disciplinas semipresenciais pt_BR
dc.subject Production Engineering Course pt_BR
dc.subject EAD course pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Blended courses pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROSO, Ana Flavia da Fonseca.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the implementation of blended disciplines in a face-to-face Production Engineering Course. pt_BR
dc.identifier.citation BARROSO, Ana Flavia da Fonseca. Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte