Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A modalidade EAD tornou-se relevante na sociedade como forma de aprendizado econômico,
dinâmico, atualizado e flexível e que vem promovendo o acesso e inclusão de estudantes de
faixas etárias e localidades diversas. No Brasil, além dos cursos de graduação e pós-graduação
a distância, a Portaria 4.059/2004 regulamentou a introdução da oferta de disciplinas a
distância de forma integral ou parcial nos cursos de graduação presencial desde que se atinja o
limite máximo de 20% da carga horária total destes. Ainda hoje, encontra-se resistência em
relação ao EAD aliado ao ensino presencial por parte dos alunos e alguns professores e, por
esse motivo, objetivou-se com este artigo investigar e avaliar o processo de implementação
das disciplinas semipresenciais em um curso de graduação presencial de Engenharia de
Produção de uma universidade particular com uma unidade em Minas Gerais. A pesquisa foi
descritiva e exploratória, com base no PPC, no Instrumento de Avaliação dos Cursos de
Graduação do INEP, reuniões com o corpo docente do Núcleo Docente Estruturante do curso,
nas portarias MEC 4.059/2004 e 1.134/2016, além de análise de pesquisas da CPA da
instituição e do AVA. Verificou-se que neste processo, deve-se cuidar para que as disciplinas
semipresenciais sejam trabalhadas com cuidado e de forma a atender os anseios dos alunos
por um ensino de qualidade, de forma motivadora e com apresentação de conteúdo relevante
para atender ao perfil desejado do egresso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-16T21:27:12Z |
|
dc.date.available |
2023-11-16 |
|
dc.date.available |
2023-11-16T21:27:12Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.subject |
Curso em EAD |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplinas semipresenciais |
pt_BR |
dc.subject |
Production Engineering Course |
pt_BR |
dc.subject |
EAD course |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education |
pt_BR |
dc.subject |
Blended courses |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROSO, Ana Flavia da Fonseca. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the implementation of blended disciplines in a face-to-face Production Engineering Course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROSO, Ana Flavia da Fonseca. Avaliação da implementação das disciplinas semipresenciais em um Curso de Engenharia de Produção presencial. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32904 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée