dc.description.resumo |
O mercado de jogos de tabuleiro modernos vem crescendo no Brasil nos últimos anos,
acompanhando uma tendência mundial. Com o intuito de auxiliar as editoras nacionais de
jogos a serem mais assertivas na escolha dos produtos a serem nacionalizados, este trabalho
pretende, através do uso de técnicas não supervisionadas de Machine Learning, identificar
jogos de tabuleiro modernos com potencial para serem disponibilizados no Brasil, com base
na sua aceitação no mercado externo. A partir de uma amostra de 200 jogos de tabuleiro
modernos, foi possível, com a aplicação de Análise de Correspondência Múltipla seguida de
Clusterização Não Hierárquica, a identificação de 37 jogos com potencial para
nacionalização. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942 |
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dc.date.accessioned |
2023-11-20T11:01:17Z |
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dc.date.available |
2023-11-20 |
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dc.date.available |
2023-11-20T11:01:17Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos de tabuleiro modernos |
pt_BR |
dc.subject |
Board games |
pt_BR |
dc.subject |
Tabletop |
pt_BR |
dc.subject |
Clustering |
pt_BR |
dc.subject |
Clusterização não hierárquica |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de correspondência múltipla |
pt_BR |
dc.subject |
Machine learning |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado de máquina |
pt_BR |
dc.subject |
Identificação de jogos de tabuleiro |
pt_BR |
dc.subject |
BoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiro |
pt_BR |
dc.subject |
Base da dados - jogos de tabuleiro |
pt_BR |
dc.subject |
Modern board games |
pt_BR |
dc.subject |
Board games |
pt_BR |
dc.subject |
Tabletop |
pt_BR |
dc.subject |
Clustering |
pt_BR |
dc.subject |
Non-hierarchical clustering |
pt_BR |
dc.subject |
Multiple correspondence analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Machine learning |
pt_BR |
dc.subject |
Board game identification |
pt_BR |
dc.subject |
BoardGameGeek - website specializing in board games |
pt_BR |
dc.subject |
Database - board games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMBROSIO, Leandro Chiandotti. |
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dc.creator |
MOREIRA, Miguel ngelo Lellis. |
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dc.creator |
FÁVERO, Luiz Paulo Lopes. |
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dc.creator |
SANTOS, Marcos dos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Identification of modern board games with potential for nationalization. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AMBROSIO, Leandro Chiandotti; MOREIRA, Miguel ngelo Lellis; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; SANTOS, Marcos dos. Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942 |
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