dc.description.resumo |
Com a permanência da pandemia de Covid-19, e necessidade de aulas de forma remota (online)
percebeu-se que haveria mudanças radicais nas práticas de ensino antes adotadas. Desde
então inúmeras soluções foram criadas, testadas e implementadas. Ainda assim, é difícil
entender qual é o impacto que tais mudanças geram nos alunos das universidades federais.
Tendo isto em vista, esta pesquisa consiste em apresentar e discutir um panorama acerca da
assertividade das práticas adotadas e como se pode melhorá-las. Através de pesquisas on-line
aplicadas com auxílio da ferramenta Google Forms este trabalho buscou reunir informações
sobre o ensino remoto de programação com alunos universitários durante a pandemia. O
presente estudo ainda contempla sugestões de melhorias a serem adotadas em curso realizados
de forma remota, ainda mesmo com aparente volta à “normalidade”, pois nesse período,
aconteceram inúmeros aprendizados, tanto por parte dos discentes quanto dos docentes, o que
serviu para mostrar algumas práticas defasadas e também novas tecnologias e técnicas que
podem perdurar no ensino remoto e também no ensino presencial que está voltando, após o
controle da pandemia. De tudo, há muitas lições que instigam a reflexão, de forma a
compreender que com o desenvolvimento da sociedade, criação e inserção de novas
tecnologias, as práticas pedagógicas devem seguir em aprimoramento, abandonando métodos
antigos e permitindo novos olhares despertos à adaptação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de programação realizado de forma remota (on- line) durante a pandemia por COVID-19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32948 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-20T12:28:35Z |
|
dc.date.available |
2023-11-20 |
|
dc.date.available |
2023-11-20T12:28:35Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de COVID-19 e ensino de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem de programação Python |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Python - linguagem de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Google forms |
pt_BR |
dc.subject |
Google meet |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching programming |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 pandemic and teaching programming |
pt_BR |
dc.subject |
Python programming language |
pt_BR |
dc.subject |
Remote programming teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
|
dc.creator |
SOUZA, Iggor Thadeu Lagos de. |
|
dc.creator |
NUNES, Paloma dos Santos Alves. |
|
dc.creator |
THOMAZ, Pedro Paulo Mendes. |
|
dc.creator |
COSTA SEGUNDO, Manoel Cardoso. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Programming teaching carried out remotely (online) during the COVID-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida; SOUZA, Iggor Thadeu Lagos de; NUNES, Paloma dos Santos Alves; THOMAZ, Pedro Paulo Mendes; COSTA SEGUNDO, Manoel Cardoso. Ensino de programação realizado de forma remota (on- line) durante a pandemia por COVID-19. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32948 |
pt_BR |