dc.creator.ID |
ARAÚJO, R. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4002280686553571 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Danilo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, D. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos
docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura
em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram
utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade
curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas
entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a
pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993,
2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na
fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan
(2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também
foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso
até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior
preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação
inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma
boa formação dos licenciandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-20T19:22:13Z |
|
dc.date.available |
2023-11-20 |
|
dc.date.available |
2023-11-20T19:22:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - História |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes - UAHIS - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade Acadêmica de História - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes - UAHIS - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial - professores de História UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em História - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Saber docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - History |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching knowledge - UAHIS - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
History Academic Unit - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices - UAHIS - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Initial training - UFCG History teachers |
pt_BR |
dc.subject |
History Degree Course - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Rodrigo Pires de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 |
pt_BR |