DSpace/Manakin Repository

“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, R. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4002280686553571 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Danilo Alves da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, D. A. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). pt_BR
dc.date.issued 2021-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
dc.date.accessioned 2023-11-20T19:22:13Z
dc.date.available 2023-11-20
dc.date.available 2023-11-20T19:22:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Saberes docentes - UAHIS - UFCG pt_BR
dc.subject Unidade Acadêmica de História - UFCG pt_BR
dc.subject Práticas docentes - UAHIS - UFCG pt_BR
dc.subject Formação inicial - professores de História UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em História - CH UFCG pt_BR
dc.subject Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Saber docente pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Teaching knowledge - UAHIS - UFCG pt_BR
dc.subject History Academic Unit - UFCG pt_BR
dc.subject Teaching practices - UAHIS - UFCG pt_BR
dc.subject Initial training - UFCG History teachers pt_BR
dc.subject History Degree Course - CH UFCG pt_BR
dc.subject UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Rodrigo Pires de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021). pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta