DSpace/Manakin Repository

A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, D. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Daisy Martins de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, D. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Luciano Feitosa do.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, L. F. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Alexandre.
dc.contributor.referee2ID CAMPOS, A. pt_BR
dc.description.resumo A relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-07
dc.description.abstract The relationship between Physics and everyday life is often difficult to perceive, which makes teaching the subject a challenge. However, using everyday objects as teaching tools can bring students closer to scientific knowledge. This study focuses on the Physics of household utensils from the perspective of the Three Pedagogical Moments, targeting Youth and Adult Education classes. The objective is to analyze the impacts of using everyday objects in Physics education within this context. This approach can foster more active learning, allowing students to play a leading role in knowledge construction. The use of household utensils bridges the gap between students' daily life situations and provides a clearer understanding of the practical applications of Physics. This makes learning more engaging, enhancing student engagement and motivation. The study follows a qualitative didactic intervention, exploring topics such as heat propagation, heat, and temperature, using practical results in a real-world context. The analysis of the results indicates that the initial challenges in establishing the relationship between Physics and daily life tend to diminish when everyday objects are used as teaching tools. As a result, increased student interest, better content comprehension, and the ability to apply knowledge in different situations were observed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
dc.date.accessioned 2023-11-20T22:46:30Z
dc.date.available 2023-11-20
dc.date.available 2023-11-20T22:46:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Três momentos pedagógicos pt_BR
dc.subject Física do cotidiano pt_BR
dc.subject Calor e temperatura pt_BR
dc.subject Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - Física pt_BR
dc.subject Garrafa térmica - física pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Three pedagogical moments pt_BR
dc.subject Everyday physics pt_BR
dc.subject Heat and temperature pt_BR
dc.subject Household utensils as teaching resources - Physics pt_BR
dc.subject Teaching Physics pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - Physics pt_BR
dc.subject Thermos bottle - physics pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Diego Henrique.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Physics of household items: An approach via the three pedagogical moments. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta