DSpace/Manakin Repository

Ensino domiciliar no Brasil: uma análise acerca do Recurso Extraordinário 888.815 do Supremo Tribunal Federal.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, D. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5477524385153432 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARCELINO, Emília Paranhos Santos.
dc.contributor.advisor1ID MARCELINO, E. P. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5729979512123145 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARCELINO, Cecília Paranhos dos Santos.
dc.contributor.referee1ID MARCELINO, C. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 TARGINO, Giliard Cruz.
dc.contributor.referee2ID TARGINO, G. C. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal analisar se o ensino domiciliar no Brasil está em conformidade com o ordenamento jurídico brasileiro no que se refere ao direito constitucional à educação, tendo em vista a ausência de regulamentação sobre o assunto no país. E tem como objetivos específicos fazer uma análise histórica sobre o direito à educação domiciliar; analisar o ensino domiciliar à luz da Constituição Federal de 1988 e das leis infraconstitucionais, bem como o entendimento do Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário 888.815, que trouxe um julgamento acerca do assunto. Para alcançar os referidos objetivos, foram utilizados o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, e no que tange ao objetivo geral como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e os meios de procedimento usados foram o histórico e analítico-descritivo. A educação visa formar amplamente o indivíduo para o exercício profissional e para a vida em sociedade. O direito ao homeschooling no Brasil pode ser entendido como um direito dos pais, tendo em vista a sua liberdade no que se refere a educação de seus filhos. Por outro lado, há críticas ao ensino domiciliar, como, por exemplo, a respeito da socialização de crianças e adolescentes fora do ambiente escolar. A necessidade de discutir este tema se faz presente tendo em vista o grande número de famílias praticantes e a ausência de uma norma federal que estabeleça um regramento detalhado sobre o assunto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito pt_BR
dc.title Ensino domiciliar no Brasil: uma análise acerca do Recurso Extraordinário 888.815 do Supremo Tribunal Federal. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-06
dc.description.abstract The main objective of this course conclusion work is to analyze whether home education in Brazil complies with the Brazilian legal system with regard to the constitutional right to education, given the lack of regulation on the subject in the country. And its specific objectives are to make a historical analysis of the right to home education; analyze home education in light of the 1988 Federal Constitution and infra constitutional laws, as well as the understanding of the Federal Supreme Court in Extraordinary Appeal 888.815, which brought a judgment on the matter. To achieve the aforementioned objectives, the deductive method and the bibliographic and documentary research technique were used, and with regard to the general objective as a descriptive research, with a qualitative approach and the means of procedure used were historical and analytical-descriptive. Education aims to broadly train the individual for professional practice and life in society. The right to homeschooling in Brazil can be understood as a parental right, given their freedom regarding their children's education. On the other hand, there are criticisms of home education, such as, for example, regarding the socialization of children and adolescents outside the school environment. The need to discuss this topic is present given the large number of practicing families and the absence of a federal standard that establishes detailed rules on the subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32986
dc.date.accessioned 2023-11-21T12:19:38Z
dc.date.available 2023-11-21
dc.date.available 2023-11-21T12:19:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Direito Constitucional pt_BR
dc.subject Direito à Educação pt_BR
dc.subject Educação Domiciliar pt_BR
dc.subject Constituição Federal de 1988 pt_BR
dc.subject Recurso Extraordinário pt_BR
dc.subject Constitutional right pt_BR
dc.subject Right to Education pt_BR
dc.subject Education Home pt_BR
dc.subject Federal Constitution of 1988 pt_BR
dc.subject Extraordinary Appeal pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES , Damiana Hernestina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Homeschooling in Brazil: an analysis of Extraordinary Appeal 888.815 from the Federal Supreme Court. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Damiana Hernestina. Ensino domiciliar no Brasil: uma análise acerca do Recurso Extraordinário 888.815 do Supremo Tribunal Federal. 2023. 47fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32986. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta