dc.creator.ID |
DANTAS, J. R. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2627567399309985 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Paulo Abrantes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8516529734148151 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TARGINO, Giliard Cruz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TARGINO, G. C. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA JUNIOR, Francisco Paulino da. |
|
dc.description.resumo |
Os aplicativos de transporte chegaram ao Brasil com o propósito de melhorar e solucionar
desafios relacionados à mobilidade urbana nas cidades, proporcionando uma maior comodidade e eficiência no deslocamento da população em geral, tudo isso a preços acessíveis, para atender todas as classes sociais. No entanto, persiste uma incerteza sobre o status dos motoristas, se são considerados empregados da empresa ou são trabalhadores autônomos. Essa ambiguidade tem levado a divergências nos Tribunais Regionais do Trabalho, com alguns magistrados entendendo que existem requisitos para se reconhecer o vínculo empregatício entre motoristas e a empresa Uber, enquanto outros têm uma perspectiva oposta. No presente trabalho, foi utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo para alcançar as proposições específicas, sendo verificada na legislação, doutrina e jurisprudência. A pesquisa é de natureza qualitativa e
de técnica de pesquisa bibliográfica. Esse estudo se concentra na análise das decisões judiciais, e busca investigar se há ou não relação de emprego entre os motoristas de aplicativo e a empresa Uber. Verifica-se, portanto, como resultado da efetiva pesquisa monográfica que, a ausência de pelo menos dos requisitos essenciais já é suficiente para descaracterizar o vínculo empregatício. Ademais, devido às divergências de interpretação, é imperativo realizar o presente estudo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Direito |
pt_BR |
dc.title |
Uberização: A (in)existência do vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Empresa Uber. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.date.issued |
2023-11-06 |
|
dc.description.abstract |
Transport applications arrived in Brazil with the purpose of improving and solving
challenges related to urban mobility in cities, providing greater convenience and efficiency in the movement of the general population, all at affordable prices, to serve all social classes. However, uncertainty remains regarding the status of drivers, whether they are considered employees of the company or are self-employed. This ambiguity has led to divergences in the Regional Labor Courts, with some judges understanding that there are requirements to recognize the employment relationship between drivers and the company Uber, while others have an opposite perspective. In the present work, the hypothetical-deductive approach method was used to reach specific propositions, being verified in legislation, doctrine and jurisprudence. The research is qualitative in nature and
bibliographical research technique. This study focuses on the analysis of court decisions, and seeks to investigate whether or not there is an employment relationship between app drivers and the company Uber. Therefore, as a result of effective monographic research, it can be seen that the absence of at least the essential requirements is enough to distort the employment relationship. Furthermore, due to differences in interpretation, it is imperative to carry out the present study |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33007 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-21T16:40:37Z |
|
dc.date.available |
2023-11-21 |
|
dc.date.available |
2023-11-21T16:40:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Direito do Trabalho. |
pt_BR |
dc.subject |
Vínculo empregatício – motoristas de aplicativos – empresa uber. |
pt_BR |
dc.subject |
Direito Processual do Trabalho. |
pt_BR |
dc.subject |
Relação de emprego. |
pt_BR |
dc.subject |
Labor law. |
pt_BR |
dc.subject |
Employment relationship – app drivers – uber company. |
pt_BR |
dc.subject |
Labor procedural law. |
pt_BR |
dc.subject |
Employment relationship. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Juliana Rodrigues Estrela. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uberization: The (in)existence of an employment relationship between employees app drivers and the Uber Company. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Juliana Rodrigues Estrela. Uberização: A (in)existência do vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Empresa Uber. 2023. 48fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33007. |
pt_BR |