DSpace/Manakin Repository

Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O objetivo da pesquisa é testar se as primeiras avaliações que o professor aplica em seus alunos tem alguma relação com a última avaliação, isto é, se esta seria uma resultante das anteriores, de modo que serviria como referência para verificar se o processo de ensino e aprendizagem está sob controle. Como consequência desta análise, o professor poderá tomar decisões sobre o método de ensino aplicado numa matéria específica em uma determinada turma e se é possível manter o método de ensino em turmas futuras. Para atender satisfatoriamente a estas questões, se faz necessário acudir à inferência estatística através da utilização de um modelo de regressão múltipla e dos gráficos de controle de resíduos. Para aplicar o método, foi selecionada uma turma de Cálculo 1 da universidade, pertencente ao primeiro período letivo. Se obteve como resultado, com modelo de regressão múltipla, a existência de relação estatisticamente significativa entre as primeiras e a última avaliação. Nos gráficos de controle se obteve que para um desvio padrão temos 13 alunos fora de controle e para dois desvios padrões a variável resultante está sob controle em toda a turma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Multiple regression pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101
dc.date.accessioned 2023-11-22T18:53:10Z
dc.date.available 2023-11-22
dc.date.available 2023-11-22T18:53:10Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Processo de ensino e aprendizagem - avaliação pt_BR
dc.subject Inferência estatística pt_BR
dc.subject Gráficos de controle pt_BR
dc.subject Regressão múltipla pt_BR
dc.subject Assessment pt_BR
dc.subject Teaching and learning process - assessment pt_BR
dc.subject Statistical inference pt_BR
dc.subject Control Charts pt_BR
dc.subject Multiple regression pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo.
dc.creator QUINTANA, Milagros Noemi.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relationship between assessments through statistical inference in the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.citation VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo; QUINTANA, Milagros Noemi. Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta