dc.description.resumo |
O objetivo da pesquisa é testar se as primeiras avaliações que o professor aplica em seus
alunos tem alguma relação com a última avaliação, isto é, se esta seria uma resultante das
anteriores, de modo que serviria como referência para verificar se o processo de ensino e
aprendizagem está sob controle. Como consequência desta análise, o professor poderá tomar
decisões sobre o método de ensino aplicado numa matéria específica em uma determinada
turma e se é possível manter o método de ensino em turmas futuras. Para atender
satisfatoriamente a estas questões, se faz necessário acudir à inferência estatística através da
utilização de um modelo de regressão múltipla e dos gráficos de controle de resíduos. Para
aplicar o método, foi selecionada uma turma de Cálculo 1 da universidade, pertencente ao
primeiro período letivo. Se obteve como resultado, com modelo de regressão múltipla, a
existência de relação estatisticamente significativa entre as primeiras e a última avaliação.
Nos gráficos de controle se obteve que para um desvio padrão temos 13 alunos fora de
controle e para dois desvios padrões a variável resultante está sob controle em toda a turma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Multiple regression |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-22T18:53:10Z |
|
dc.date.available |
2023-11-22 |
|
dc.date.available |
2023-11-22T18:53:10Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino e aprendizagem - avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Inferência estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Gráficos de controle |
pt_BR |
dc.subject |
Regressão múltipla |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning process - assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical inference |
pt_BR |
dc.subject |
Control Charts |
pt_BR |
dc.subject |
Multiple regression |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo. |
|
dc.creator |
QUINTANA, Milagros Noemi. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Relationship between assessments through statistical inference in the teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo; QUINTANA, Milagros Noemi. Relação entre avaliações através da inferência estatística no processo de ensino e aprendizagem. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33101 |
pt_BR |