dc.creator.ID |
MELO, T. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5041205282280726 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Gracielle Malheiro dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Gracielle Malheiro dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1661169362398339 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
COSTA, Maysla Rayssa Silva. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
COSTA, M. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA COSTA, MAYSLA RAYSSA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
COSTA, MAYSLA RAYSSA SILVA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9333577061523932 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAMOS, Deborah Dornella. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma
estratégia de implementação de mudanças na formação em saúde de futuros profissionais por
meio de práticas colaborativas entre grupos tutoriais que constituem estrutura interna na
Estratégia de Saúde da Família. Objetivo: Refletir sobre as experiências pessoais durante a
vivência no PET-Saúde na Unidade de Saúde da Família “Rosália Henrique de Alencar Lima”
e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de uma estudante de nutrição. Metodologia:
Trata-se de um estudo com desenho qualitativo a partir da experiência de estudante de
graduação do curso de nutrição, do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade
Federal de Campina Grande. Identificam-se como cenários da experiência o PET-Saúde,
serviço de saúde e seu município. Para registro e análise adotou-se a vinheta, gerada a partir
de registros realizados pelo pesquisador levando em consideração as suas impressões do que
foi vivenciado/observado, sendo a partir da organização de suas notas escritas em um diário
de campo ou através da gravação das falas, logo após as situações observadas in loco. Para
compreender os sentidos envolvidos foram utilizadas as anotações contidas no caderno de
campo durante a vivência do programa PET-Saúde “Gestão e Assistência” de agosto de 2022
a agosto de 2023 esse material foi fonte da análise. Foram produzidas e analisadas cinco
vinhetas com os temas: “Vinheta 1 - Expectativas e o estar em processo: percurso da minha
formação”, “Vinheta 2 - Desafios da mobilização social e a importância das ações coletivas na
unidade”, “ Vinheta 3 - Gestão e o trabalho coletivo no PET- Saúde”, “Vinheta 4 -
Desenvolvendo as competências” e a “Vinheta 5 - Perdendo-se e como se reencontrar?
Desmonte das equipes multiprofissionais na Atenção Básica e como Re-EXISTIR”. As
vinhetas foram reduzidas e condensadas de forma a evidenciar os temas identificados como
prioritários diante da atual realidade de desmonte do NASF dentro das unidades de saúde e
como os profissionais e estudantes encontram forma de trazer oferta de saúde à população
mesmo em situações precárias de promoção e prevenção à saúde. Resultados: A inserção das
práticas de ensino nos serviços de saúde por facilitar a integração dos alunos no processo de
trabalho em saúde, apresentando a realidade dos cenários no sistema de saúde brasileiro e
mostrando que a formação em saúde é um percurso que se depende da integração entre
ensino-serviço-comunidade e perpassa os aspectos pessoais dos estudantes e dos seus
contextos sociais, econômicos, culturais, populacionais e envolvem tudo que se refere a
própria instituição de ensino. As condições para a realização, manutenção e mesmo ampliação
da integração ensino-serviço e comunidade, dos da vida e do sistema único de saúde
envolvem muitos desafios, entre eles os aspectos ligados ao financiamento, a diversificação
dos equipamentos e sua quantidade tem grande influência nos cotidianos em municípios de
pequeno porte. Considerações finais: A experiência no programa PET-Saúde possui extrema
importância na formação dos futuros profissionais de saúde por acrescentar e possibilitar uma
maior interação e colaboração no efetivo trabalho em equipe no serviço de saúde pública e
proporciona o desenvolvimento de uma integração de ensino-serviço-comunidade por meio
do SUS, a estratégia saúde da família (ESF) e o núcleo de apoio à saúde da família (NASF),
onde a parceria da UFCG e das Secretarias Municipais de Saúde fortalecem o vínculo entre os
serviços, a educação, a formação em saúde e a reflexão sobre o trabalho multiprofissional e
para a Atenção Primária em Saúde na oferta e promoção de saúde de qualidade a população. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Saúde Pública |
pt_BR |
dc.title |
Vinhetas na vivência de uma estudante do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (Pet-Saúde). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-16 |
|
dc.description.abstract |
The Education through Work for Health Program (PET-Health) is a strategy for
implementing changes in the health education of future professionals through collaborative
practices between tutorial groups that constitute an internal structure in the Family Health
Strategy. Objective: To reflect on personal experiences during the Health Education and Work
Program (PET-Saúde) at the Family Health Unit “Rosália Henrique de Alencar Lima” and the
Family Health Support Center (NASF) of a graduate student in nutrition. Methodology: This
is a study with a qualitative design based on the experience of an undergraduate student in the
nutrition course, at the Center for Education and Health (CES) at the Federal University of
Campina Grande. The scenarios of the experience are identified as PET-Saúde, the health
service and its municipality. For recording and analysis, the vignette was adopted, generated
from records made by the researcher taking into account his impressions of what was
experienced/observed, based on the organization of his notes written in a field diary or
through the recording of speeches, right after the situations observed in loco. a To understand
the meanings involved, the notes contained in the field notebook were used during the
PET-Saúde “Management and Assistance” program from August 2022 to August 2023. This
material was the source of the analysis. Five vignettes were produced and analyzed with the
themes: “Vignette 1 - Expectations and being in process: path of my training", "Vignette 2 -
Challenges of social mobilization and the importance of collective actions in the unit",
"Vignette 3 - Management and collective work in PET- Health", "Vignette 4 - Developing
skills" and "Vignette 5 - Getting lost and how to find yourself again? Dismantling of
multiprofessional teams in Primary Care and how to Re-EXIST”. The vignettes were reduced
and condensed in order to highlight the themes identified as priorities given the current reality
of dismantling the NASF within health units and how professionals and students find a way to
bring healthcare to the population even in precarious situations of promotion and health
prevention. Results: The insertion of teaching practices in health services by facilitating the
integration of students in the health work process, presenting the reality of scenarios in the
Brazilian health system and showing that health training is a path that depends on integration
between teaching-service-community and permeates the personal aspects of students and their
social, economic, cultural, population contexts and involves everything related to the
educational institution itself. The conditions for realizing, maintaining and even expanding
teaching-service and community integration, life and the single health system involve many
challenges, including aspects linked to financing, the diversification of equipment and its
quantity has a great influence on everyday life in small municipalities. Final considerations:
The experience in the PET-Saúde program is extremely important in the training of future
health professionals as it adds and enables greater interaction and collaboration in effective
teamwork in the public health service and provides the development of teaching-service
integration -community through the SUS, the family health strategy (ESF) and the family
health support center (NASF), where the partnership between UFCG and the Municipal
Health Departments strengthens the link between services, education, health training and
reflection on multidisciplinary work and Primary Health Care in offering and promoting
quality health to the population. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33114 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-22T19:52:57Z |
|
dc.date.available |
2023-11-22 |
|
dc.date.available |
2023-11-22T19:52:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Programa educação pelo trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Pet-saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção primária à Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Formação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde pública |
pt_BR |
dc.subject |
Education and health |
pt_BR |
dc.subject |
Education through work program |
pt_BR |
dc.subject |
Pet-health |
pt_BR |
dc.subject |
Primary Health Care |
pt_BR |
dc.subject |
Health training |
pt_BR |
dc.subject |
Public health |
pt_BR |
dc.subject |
Educación y salud |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de educación a través del trabajo |
pt_BR |
dc.subject |
Salud de las mascotas |
pt_BR |
dc.subject |
Primeros auxilios |
pt_BR |
dc.subject |
Formación sanitaria |
pt_BR |
dc.subject |
Salud pública |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Thalita Oliveira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Vignettes in the experience of a student in the Education through Work for Health Program (Pet-Saúde). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Viñetas en la experiencia de un estudiante del Programa Educación a través del Trabajo para la Salud (Pet-Saúde). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Thalita Oliveira de. Vinhetas na vivência de uma estudante do Programa de Educação pelo
Trabalho para Saúde (Pet-Saúde). 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El Programa Educación a través del Trabajo para la Salud (PET-Saúde) es un
estrategia para implementar cambios en la formación sanitaria de los futuros profesionales mediante
a través de prácticas colaborativas entre grupos tutoriales que constituyen una estructura interna en el
Estrategia de Salud Familiar. Objetivo: Reflexionar sobre experiencias personales durante el
experiencia en PET-Saúde en la Unidad de Salud de la Familia “Rosália Henrique de Alencar Lima”
y el Centro de Apoyo a la Salud Familiar (NASF) de un estudiante de nutrición. Metodología:
Este es un estudio con un diseño cualitativo basado en la experiencia de un estudiante de secundaria.
graduación de la carrera de nutrición, del Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad
Distrito Federal de Campina Grande. Los escenarios de experiencia están identificados como PET-Saúde,
servicio de salud y su municipio. Para el registro y análisis se adoptó la viñeta, generada a partir de
de registros realizados por el investigador teniendo en cuenta sus impresiones sobre lo que
fue experimentado/observado, a partir de la organización de sus notas escritas en un diario
en el campo o mediante grabación de discursos, inmediatamente después de las situaciones observadas in loco. Para
Para comprender los significados involucrados, se utilizaron las notas contenidas en el cuaderno.
campo durante la experiencia del programa PET-Salud “Gestión y Asistencia” de agosto de 2022
En agosto de 2023, este material fue la fuente del análisis. Cinco
viñetas con los temas: “Viñeta 1 - Expectativas y estar en proceso: viaje de mi
capacitación”, “Viñeta 2 - Desafíos de la movilización social y la importancia de las acciones colectivas en
unidad”, “Viñeta 3 - Gestión y trabajo colectivo en PET- Saúde”, “Viñeta 4 -
Desarrollando habilidades” y “Viñeta 5 - ¿Perderse y cómo reencontrarse?
Desmantelar equipos multidisciplinares en Atención Primaria y cómo REEXISTIR”. Hacia
Las viñetas se redujeron y condensaron para resaltar los temas identificados como
prioridades dada la realidad actual del desmantelamiento de la NASF dentro de las unidades de salud y
Cómo profesionales y estudiantes encuentran la manera de acercar la atención sanitaria a la población.
incluso en situaciones precarias de promoción y prevención de la salud. Resultados: la inserción de
prácticas docentes en servicios de salud al facilitar la integración de los estudiantes en el proceso de
trabajo de salud, presentando la realidad de los escenarios en el sistema de salud brasileño y
mostrando que la formación en salud es un camino que depende de la integración entre
enseñanza-servicio-comunidad e impregna los aspectos personales de los estudiantes y sus
contextos sociales, económicos, culturales, poblacionales e involucran todo lo que se refiere
propia institución educativa. Las condiciones para la creación, mantenimiento e incluso expansión.
enseñanza-servicio e integración comunitaria, la vida y el sistema único de salud
implican muchos desafíos, incluidos aspectos relacionados con la financiación, la diversificación
de equipamiento y su cantidad tiene una gran influencia en la vida cotidiana en los municipios de
talla pequeña. Consideraciones finales: La experiencia en el programa PET-Saúde es sumamente
importancia en la formación de los futuros profesionales de la salud al agregar y habilitar un
mayor interacción y colaboración en el trabajo en equipo efectivo en el servicio de salud pública y
proporciona el desarrollo de la integración enseñanza-servicio-comunidad a través de
del SUS, la estrategia de salud de la familia (ESF) y el centro de apoyo a la salud de la familia (NASF),
donde la alianza entre UFCG y los Departamentos Municipales de Salud fortalece el vínculo entre
servicios, educación, formación sanitaria y reflexión sobre el trabajo multidisciplinario y
para la Atención Primaria de Salud en la oferta y promoción de una salud de calidad a la población. |
pt_BR |