dc.description.resumo |
A discussão sobre educação ambiental é acima de tudo política e ideológica, pois envolve os vários
setores da sociedade. Paralelamente ao surgimento do debate sobre educação ambiental eis que
surge a agroecologia como uma nova ciência ou estilo de produzir alimentos e explorar os recusos
naturais que reforça a relação homem- natureza e homem-homem. Nesse sentido, o trabalho
objetivou-se na capacitação de 19 jovens estudantes do oitavo ano da escola José Gonçalves de
Queiróz no município de Sumé na região do cariri paraibano, para que possam desenvolver
atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais. O processo de formação dos educandos e
educandas tem como princípio a participação de todos os agentes envolvidos. Foram discutidos
temas que revalorizem as práticas sustentáveis permitindo que haja uma mudança na utilização dos
agroecossistemas. Assim, pode-se perceber que estamos passando por um processo de transição
agroecológica no qual as atividades desenvolvidas na escola busca estimular e potencializar essa
transição. Nesse sentido, trabalhos de educação ambiental e a quebra de paradigma é um processo
contínuo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Agrárias. |
pt_BR |
dc.title |
Implantação de práticas agroecológicas na Região do Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The discussion of environmental education is above all political and ideological because it involves
the various sectors of society. Parallel to the emergence of the debate on environmental education
here comes agroecology as a new science or style of food production and exploit natural recusos
that reinforces the human-nature relationship and man and man. In this sense, the work aimed to the
training of 19 young students of the eighth grade school José Gonçalves de Queiroz in the municipality of Sumé cariri in the Paraiba region, so they can develop sustainable activities in the
use of natural resources. The process of students' education has as a principle the participation of all
stakeholders. Themes that revalorizem sustainable practices allowing for a change in the use of
agro-ecosystems were discussed. Thus, one can realize that we are undergoing a process of
agroecological transition in which the activities at the school seeks to stimulate and enhance this
transition. In this sense, environmental education and the paradigm shift is a continuous process.
Key words: environmental education, agroecology, sustainability. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33191 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-27T17:19:24Z |
|
dc.date.available |
2023-11-27 |
|
dc.date.available |
2023-11-27T17:19:24Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas agroecológicas no Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - práticas agroecológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecological practices in Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - agroecological practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Paulo Romário. |
|
dc.creator |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
|
dc.creator |
MELO, Daniela Rosário. |
|
dc.creator |
SILVA, Gizelia Reis da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Implementation of agroecological practices in the Cariri Paraibano Region. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Paulo Romário; DORNELAS, Carina Seixas Maia; MELO, Daniela Rosário; SILVA, Gizelia Reis da. Implantação de práticas agroecológicas na Região do Cariri Paraibano. In: SEABRA, Giovanni (organizador). Terra: saúde ambiental e soberania alimentar. V. II. Ituiutaba - MG: Barlavento, 2015. ISBN: 978-85-68066-09-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33191 |
pt_BR |