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Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.

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dc.creator.ID SANTOS, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7089130715720071 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SCHRAMM, Fernando
dc.contributor.advisor1ID SCHRAMM, F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3122316792974996 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SCHRAMM, Vanessa Batista
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, V. B. S. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7505499644517781 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
dc.contributor.referee2 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.description.resumo No atual contexto contemporâneo as organizações públicas têm sido fortemente cobradas pela sociedade, por mais eficiência, lisura e responsabilidade. Esse aspecto é validado pela dinâmica das transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais ocorridas nos últimos anos, que contribuíram para profundas e rápidas mudanças na sociedade, exigindo maior capacidade de adaptação e flexibilidade das organizações públicas. Esta dissertação teve como objetivo aplicar um modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) públicas. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte, e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes. O levantamento documental buscou identificar indicadores e embasamento legal pertinente ao objeto investigado, como o acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União. Aplicou-se o Processo de Hierarquia Analítico (AHP) para avaliar 11 centros de ensino segundo as seis áreas finalísticas de uma IFES: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Os resultados apontaram que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 4 centros com bom desempenho em pelo menos 4 áreas finalísticas, sendo graduação a área finalística de maior robustez. A relevância da aplicação do modelo justifica-se pela contribuição para uma Educação Superior Pública de mais qualidade, além de mais eficaz, inclusiva e responsiva, como determina o Relatório Anual 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) /Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que os resultados deste trabalho possam apoiar os gestores públicos das IFES, em suas tomadas de decisões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-09
dc.description.abstract ABSTRACT: In the current contemporary context, public organizations have been strongly demanded by society for more efficiency, fairness and responsibility. This aspect is validated by the dynamics of social, emotional, technological and cultural transformations that have taken place in recent years, which feel for deep and rapid changes in society, had greater adaptability and flexibility of public organizations. This dissertation aimed to apply a multicriteria model to evaluate the performance of public Federal Institutions of Higher Education (IFES). The literature review is adopted to know the state of the art, and comprised articles published in scientific journals indexed in the Web of Science™ Core Collection (WoS) and Periódicos Capes databases. The documentary survey sought to identify indicators and legal basis relevant to the investigated object, according to judgment 461/2022 of the Federal Court of Auditors. The Analytic Hierarchy Process (AHP) was applied to evaluate 11 teaching centers according to six final areas of an IFES: student, graduate, research, extension, innovation and student assistance. The results showed that the Federal University of Campina Grande (UFCG) has 4 centers with good performance in at least 4 final areas, being enrolled in the most robust final area. Adherence to the application of the model is justified by the contribution to higher quality Public Higher Education, in addition to being more effective, inclusive and responsive, as determined by the 2020 Annual Report of the United Nations Development Program (UNDP) / Brazil and the Sustainable Development Goals (SDGs). It is expected that the results of this work can support the public managers of the IFES, in their decisions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200
dc.date.accessioned 2023-11-27T18:52:32Z
dc.date.available 2023-11-27
dc.date.available 2023-11-27T18:52:32Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Análise multicritério pt_BR
dc.subject Empresa Pública pt_BR
dc.subject IFES pt_BR
dc.subject Multicriteria Analysis pt_BR
dc.subject Public company pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Dilma Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multicriteria model to evaluate the performance of Federal Higher Education Institutions in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Dilma Silva. Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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