DSpace/Manakin Repository

Intervenções parentais positivas para a promoção do desenvolvimento neuropsicomotor na primeiríssima infância: uma revisão integrativa da literatura.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, A. R. S. pt_BR
dc.creator.ID PEREIRA, ANA REGINA DA SILVA. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1682705395499266 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Nathanielly Cristina de Brito de.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares De Oliveira.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, D. S. T. de. pt_BR
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARES. pt_BR
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 pt_BR
dc.contributor.referee2 CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.
dc.contributor.referee2ID CARDOSO, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2ID CANTALICE, ASC. pt_BR
dc.contributor.referee2ID CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 pt_BR
dc.description.resumo Estudos apontam que para mitigar os potenciais riscos ao desenvolvimento de uma criança e melhorar suas capacidades cognitivas, psíquicas e motoras, é primordial empregar a parentalidade positiva como uma tática para promover um ambiente acolhedor e favorecer o desenvolvimento infantil. Objetivo: Sumarizar o que a literatura apresenta acerca das atividades de promoção da parentalidade positiva para o desenvolvimento neuropsicomotor na primeiríssima infância. Método: Trata-se de uma revisão da literatura do tipo integrativa, ocorrido de agosto a outubro de 2023, nas bases de dados: National Library of Medicine (PubMed Central), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, EMBASE, SCOPUS e Web of Science, com a estratégia de busca: “Child Development” AND Parenting/Child parent relation AND “Child, Preschool/Preschool child” AND “Early Intervention”. Encontrou-se um total de 1.138 mediante buscas nas bases de dados. A análise dos dados foi realizada em duas fases, na 1a etapa: gerou-se um arquivo de exportação para o gerenciador de referências EndNote, para retirar as duplicatas, em cada base de dados, em seguida, a seleção foi exportada para o programa gratuito da web Rayyan Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI), o que resultou em um quantitativo de 948 artigos para leitura de títulos e resumos. Após esta análise, foram excluídas 898 referências por não atenderem aos critérios de inclusão; e, na 2a etapa, realizou-se análise crítica de 50 artigos na íntegra, sendo destes, 40 foram excluídos por razões de estudos conduzidos fora dos objetivos da pesquisa, chegando à amostragem final de 10 estudos para compor os resultados. Resultados: Os resultados foram apresentados em quadro, fornecem uma visão geral abrangente dos estudos, como autores, títulos, objetivos, desenhos metodológicos, periódicos, países e anos de publicação. Torna-se evidente a relação da parentalidade positiva e o desenvolvimento infantil saudável. Conclusão: A implementação de atividades associadas à responsabilidade parental, como ler, contar histórias, desenhar, o ato de “mostrar e nomear”, conversar, vocalizar músicas, participar de jogos lúdicos, demonstrar comunicação responsiva, manter a higiene e a segurança, fornecer nutrição adequada, promover o amor, demonstrar respeito pela unidade familiar e oferecer lembretes de atividades domésticas, possui a capacidade de estimular e aprimorar o cognitivo, motor, psicológico, social e linguístico desenvolvimento das crianças a curto e longo prazo, ao mesmo tempo que aumenta a ânsia e a curiosidade da criança em sua busca pelo conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Intervenções parentais positivas para a promoção do desenvolvimento neuropsicomotor na primeiríssima infância: uma revisão integrativa da literatura. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-26
dc.description.abstract Studies indicate that to mitigate potential risks to a child's development and improve their cognitive, mental and motor capabilities, it is essential to employ positive parenting as a tactic to promote a welcoming environment and promote child development. Objective: To summarize what the literature presents about activities to promote positive parenting for neuropsychomotor development in early childhood. Method: This is an integrative literature review, which took place from August to October 2023, in the databases: National Library of Medicine (PubMed Central), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, EMBASE, SCOPUS and Web of Science, with the search strategy: “Child Development” AND Parenting/Child parent relation AND “Child, Preschool/Preschool child” AND “Early Intervention”. A total of 1,138 were found through database searches. Data analysis was carried out in two phases, in the 1st stage: an export file was generated for the EndNote reference manager, to remove duplicates in each database, then the selection was exported to the free program from the web Rayyan Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI), which resulted in a quantity of 948 articles for reading titles and abstracts. After this analysis, 898 references were excluded because they did not meet the inclusion criteria; and, in the 2nd stage, a critical analysis of 50 full articles was carried out, of which 40 were excluded for reasons of studies conducted outside the research objectives, reaching the final sample of 10 studies to compose the results. Results: The results were presented in a table, providing a comprehensive overview of the studies, such as authors, titles, objectives, methodological designs, journals, countries and years of publication. The relationship between positive parenting and healthy child development becomes evident. Conclusion: The implementation of activities associated with parental responsibility, such as reading, telling stories, drawing, “showing and naming”, talking, vocalizing songs, participating in playful games, demonstrating responsive communication, maintaining hygiene and safety, providing adequate nutrition, promote love, demonstrate respect for the family unit and provide reminders of household activities, has the ability to stimulate and enhance the cognitive, motor, psychological, social and linguistic development of children in the short and long term, while increasing the child's eagerness and curiosity in their search for knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33213
dc.date.accessioned 2023-11-28T16:42:58Z
dc.date.available 2023-11-28
dc.date.available 2023-11-28T16:42:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia infantil pt_BR
dc.subject Primeira infância pt_BR
dc.subject Intervenção parental pt_BR
dc.subject Desenvolvimento neuropsicomotor pt_BR
dc.subject Child psicology pt_BR
dc.subject Early childhood pt_BR
dc.subject Parental intervention pt_BR
dc.subject Neuropsychomotor development pt_BR
dc.subject Intervención de los padres pt_BR
dc.subject Desarrollo neuropsicomotor pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Ana Regina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Positive Parenting Interventions to Promote Development neuropsychomotor in very early childhood: an integrative review of the literature. pt_BR
dc.title.alternative Intervenciones positivas para padres para promover el desarrollo neuropsicomotor en la primera infancia: una revisión integradora de la literatura. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Ana Regina da Silva. Intervenções parentais positivas para a promoção do desenvolvimento neuropsicomotor na primeiríssima infância: uma revisão integrativa da literatura. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Los estudios indican que para mitigar los riesgos potenciales para el desarrollo de una niño y mejorar sus capacidades cognitivas, psíquicas y motoras, es fundamental emplear crianza positiva como táctica para promover un ambiente acogedor y fomentar desarrollo infantil. Objetivo: Resumir lo que presenta la literatura sobre la actividades para promover la crianza positiva para el desarrollo neuropsicomotor en infancia muy temprana. Método: Esta es una revisión integradora de la literatura, ocurrido de agosto a octubre de 2023, en las bases de datos: Biblioteca Nacional de Medicina (PubMed Central), Sistema de recuperación y análisis de literatura médica en línea (MEDLINE) vía PubMed, EMBASE, SCOPUS y Web of Science, con la estrategia de búsqueda: “Child Desarrollo” Y Crianza/Relación padre-hijo Y “Niño, Preescolar/Niño Preescolar” Y “Intervención Temprana”. Se encontraron un total de 1.138 mediante búsquedas en bases de datos. El análisis de los datos se realizó en dos fases, en la 1ª etapa: se generó un archivo de exportación al administrador de referencias de EndNote, para eliminar duplicados, en cada base de datos, luego la selección se exportó al programa web gratuito Rayyan Qatar Computing Instituto de Investigación (Rayyan QCRI), que resultó en una cantidad de 948 artículos para lectura de títulos y resúmenes. Después de este análisis, se excluyeron 898 referencias por no ser cumplir con los criterios de inclusión; y, en la 2ª etapa, se realizó un análisis crítico de 50 artículos en el completo, de los cuales 40 fueron excluidos por motivos de estudios realizados fuera de los objetivos de la investigación, llegando a la muestra final de 10 estudios para componer los resultados. Resultados:Los resultados se presentaron en una tabla que proporciona una visión general. lista completa de estudios, como autores, títulos, objetivos, diseños metodológicos, publicaciones periódicas, Países y años de publicación. La relación entre la paternidad positiva y la desarrollo infantil saludable. Conclusión: La implementación de actividades asociadas a responsabilidades de los padres, como leer, contar cuentos, dibujar, el acto de “mostrar y nombrar”, hablar, vocalizar canciones, participar en juegos lúdicos, demostrar comunicación receptiva, mantener la higiene y la seguridad, proporcionar una nutrición adecuada, promover el amor, demostrar respeto por la unidad familiar y ofrecer recordatorios de las actividades domésticas, tiene la capacidad de estimular y mejorar cognitiva, motora, psicológica, social y lingüística el desarrollo de los niños a corto y largo plazo, al tiempo que aumenta el entusiasmo y la curiosidad de los niños en su búsqueda de conocimiento. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta