dc.creator.ID |
PEREIRA, A. R. S. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
PEREIRA, ANA REGINA DA SILVA. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1682705395499266 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Nathanielly Cristina de Brito de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares De Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, D. S. T. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARDOSO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CANTALICE, ASC. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Estudos apontam que para mitigar os potenciais riscos ao desenvolvimento de uma
criança e melhorar suas capacidades cognitivas, psíquicas e motoras, é primordial empregar a
parentalidade positiva como uma tática para promover um ambiente acolhedor e favorecer o
desenvolvimento infantil. Objetivo: Sumarizar o que a literatura apresenta acerca das
atividades de promoção da parentalidade positiva para o desenvolvimento neuropsicomotor na
primeiríssima infância. Método: Trata-se de uma revisão da literatura do tipo integrativa,
ocorrido de agosto a outubro de 2023, nas bases de dados: National Library of Medicine
(PubMed Central), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via
PubMed, EMBASE, SCOPUS e Web of Science, com a estratégia de busca: “Child
Development” AND Parenting/Child parent relation AND “Child, Preschool/Preschool child”
AND “Early Intervention”. Encontrou-se um total de 1.138 mediante buscas nas bases de dados.
A análise dos dados foi realizada em duas fases, na 1a etapa: gerou-se um arquivo de exportação
para o gerenciador de referências EndNote, para retirar as duplicatas, em cada base de dados,
em seguida, a seleção foi exportada para o programa gratuito da web Rayyan Qatar Computing
Research Institute (Rayyan QCRI), o que resultou em um quantitativo de 948 artigos para
leitura de títulos e resumos. Após esta análise, foram excluídas 898 referências por não
atenderem aos critérios de inclusão; e, na 2a etapa, realizou-se análise crítica de 50 artigos na
íntegra, sendo destes, 40 foram excluídos por razões de estudos conduzidos fora dos objetivos
da pesquisa, chegando à amostragem final de 10 estudos para compor os resultados.
Resultados: Os resultados foram apresentados em quadro, fornecem uma visão geral
abrangente dos estudos, como autores, títulos, objetivos, desenhos metodológicos, periódicos,
países e anos de publicação. Torna-se evidente a relação da parentalidade positiva e o
desenvolvimento infantil saudável. Conclusão: A implementação de atividades associadas à
responsabilidade parental, como ler, contar histórias, desenhar, o ato de “mostrar e nomear”,
conversar, vocalizar músicas, participar de jogos lúdicos, demonstrar comunicação responsiva,
manter a higiene e a segurança, fornecer nutrição adequada, promover o amor, demonstrar
respeito pela unidade familiar e oferecer lembretes de atividades domésticas, possui a
capacidade de estimular e aprimorar o cognitivo, motor, psicológico, social e linguístico
desenvolvimento das crianças a curto e longo prazo, ao mesmo tempo que aumenta a ânsia e a
curiosidade da criança em sua busca pelo conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções parentais positivas para a promoção do desenvolvimento neuropsicomotor na primeiríssima infância: uma revisão integrativa da literatura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-26 |
|
dc.description.abstract |
Studies indicate that to mitigate potential risks to a child's development and
improve their cognitive, mental and motor capabilities, it is essential to employ positive
parenting as a tactic to promote a welcoming environment and promote child development.
Objective: To summarize what the literature presents about activities to promote positive
parenting for neuropsychomotor development in early childhood. Method: This is an
integrative literature review, which took place from August to October 2023, in the databases:
National Library of Medicine (PubMed Central), Medical Literature Analysis and Retrieval
System Online (MEDLINE) via PubMed, EMBASE, SCOPUS and Web of Science, with the
search strategy: “Child Development” AND Parenting/Child parent relation AND “Child,
Preschool/Preschool child” AND “Early Intervention”. A total of 1,138 were found through
database searches. Data analysis was carried out in two phases, in the 1st stage: an export file
was generated for the EndNote reference manager, to remove duplicates in each database, then
the selection was exported to the free program from the web Rayyan Qatar Computing Research
Institute (Rayyan QCRI), which resulted in a quantity of 948 articles for reading titles and
abstracts. After this analysis, 898 references were excluded because they did not meet the
inclusion criteria; and, in the 2nd stage, a critical analysis of 50 full articles was carried out, of
which 40 were excluded for reasons of studies conducted outside the research objectives,
reaching the final sample of 10 studies to compose the results. Results: The results were
presented in a table, providing a comprehensive overview of the studies, such as authors, titles,
objectives, methodological designs, journals, countries and years of publication. The
relationship between positive parenting and healthy child development becomes evident.
Conclusion: The implementation of activities associated with parental responsibility, such as
reading, telling stories, drawing, “showing and naming”, talking, vocalizing songs,
participating in playful games, demonstrating responsive communication, maintaining hygiene
and safety, providing adequate nutrition, promote love, demonstrate respect for the family unit
and provide reminders of household activities, has the ability to stimulate and enhance the
cognitive, motor, psychological, social and linguistic development of children in the short and
long term, while increasing the child's eagerness and curiosity in their search for knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33213 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-28T16:42:58Z |
|
dc.date.available |
2023-11-28 |
|
dc.date.available |
2023-11-28T16:42:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Primeira infância |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção parental |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento neuropsicomotor |
pt_BR |
dc.subject |
Child psicology |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood |
pt_BR |
dc.subject |
Parental intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Neuropsychomotor development |
pt_BR |
dc.subject |
Intervención de los padres |
pt_BR |
dc.subject |
Desarrollo neuropsicomotor |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Ana Regina da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Positive Parenting Interventions to Promote Development neuropsychomotor in very early childhood: an integrative review of the literature. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Intervenciones positivas para padres para promover el desarrollo neuropsicomotor en la primera infancia: una revisión integradora de la literatura. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Ana Regina da Silva. Intervenções parentais positivas para a promoção do desenvolvimento
neuropsicomotor na primeiríssima infância: uma revisão integrativa da literatura. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los estudios indican que para mitigar los riesgos potenciales para el desarrollo de una
niño y mejorar sus capacidades cognitivas, psíquicas y motoras, es fundamental emplear
crianza positiva como táctica para promover un ambiente acogedor y fomentar
desarrollo infantil. Objetivo: Resumir lo que presenta la literatura sobre la
actividades para promover la crianza positiva para el desarrollo neuropsicomotor en
infancia muy temprana. Método: Esta es una revisión integradora de la literatura,
ocurrido de agosto a octubre de 2023, en las bases de datos: Biblioteca Nacional de Medicina
(PubMed Central), Sistema de recuperación y análisis de literatura médica en línea (MEDLINE) vía
PubMed, EMBASE, SCOPUS y Web of Science, con la estrategia de búsqueda: “Child
Desarrollo” Y Crianza/Relación padre-hijo Y “Niño, Preescolar/Niño Preescolar”
Y “Intervención Temprana”. Se encontraron un total de 1.138 mediante búsquedas en bases de datos.
El análisis de los datos se realizó en dos fases, en la 1ª etapa: se generó un archivo de exportación
al administrador de referencias de EndNote, para eliminar duplicados, en cada base de datos,
luego la selección se exportó al programa web gratuito Rayyan Qatar Computing
Instituto de Investigación (Rayyan QCRI), que resultó en una cantidad de 948 artículos para
lectura de títulos y resúmenes. Después de este análisis, se excluyeron 898 referencias por no ser
cumplir con los criterios de inclusión; y, en la 2ª etapa, se realizó un análisis crítico de 50 artículos en el
completo, de los cuales 40 fueron excluidos por motivos de estudios realizados fuera de los objetivos
de la investigación, llegando a la muestra final de 10 estudios para componer los resultados.
Resultados:Los resultados se presentaron en una tabla que proporciona una visión general.
lista completa de estudios, como autores, títulos, objetivos, diseños metodológicos, publicaciones periódicas,
Países y años de publicación. La relación entre la paternidad positiva y la
desarrollo infantil saludable. Conclusión: La implementación de actividades asociadas a
responsabilidades de los padres, como leer, contar cuentos, dibujar, el acto de “mostrar y nombrar”,
hablar, vocalizar canciones, participar en juegos lúdicos, demostrar comunicación receptiva,
mantener la higiene y la seguridad, proporcionar una nutrición adecuada, promover el amor, demostrar
respeto por la unidad familiar y ofrecer recordatorios de las actividades domésticas, tiene la
capacidad de estimular y mejorar cognitiva, motora, psicológica, social y lingüística
el desarrollo de los niños a corto y largo plazo, al tiempo que aumenta el entusiasmo y
la curiosidad de los niños en su búsqueda de conocimiento. |
pt_BR |