DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, José Antônio Barros Leal Reis.
dc.contributor.advisor1ID ALVES', J. A. B. L. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ALVES, José Antônio Barros Leal Reis. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ALVES, José Antônio B. L. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0878544737281187 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, L. P. R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SILVA, Ladjane P. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Silva, Ladjane P. da. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro Bezerra da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. S. B. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SILVA, M.S.B. da. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. S. B. DA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5598144977664386 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo possibilitou o desenvolvimento e a investigação do impacto do jogo "QuestNOX" como uma metodologia lúdica para o ensino do cálculo do número de oxidação em aulas de Química. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a análise dos resultados de questionários pré e pós-avaliativos respondidos por alunos do ensino médio da rede pública, com foco na percepção, experiência e eficácia do jogo como ferramenta educacional. O jogo se mostrou eficaz na promoção de uma compreensão mais aprofundada do cálculo envolvendo números de oxidação, resultando em uma significativa melhoria dos alunos com relação ao tema e assim, conseguindo alcançar os objetivos propostos a ferramenta. Apesar das lacunas no conhecimento prévio dos discente diante do conteúdo, a metodologia por trás do jogo gerou impactos positivos na retenção e compreensão em relação ao assunto, revelando assim, a eficácia do jogo como uma ferramenta promissora no contexto educacional. Esta pesquisa, aponta para a relevância do uso de estratégias educacionais como jogos que, por sua vez, são um meio eficaz de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em Química, oferecendo um ambiente mais dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados obtidos confirmam a importância de investimento em abordagens voltadas para a temática deste trabalho, que, de certa forma auxiliem no enriquecimento do conhecimento dos alunos, enfatizando seu papel na promoção de um aprendizado e fixação dos conteúdos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-08
dc.description.abstract This study enabled the development and investigation of the impact of the game 'QuestNOX' as a playful methodology for teaching oxidation number calculations in Chemistry classes. The methodology used in the research involved the analysis of pre- and post-evaluative questionnaire results answered by high school students from the public education system, focusing on the perception, experience, and effectiveness of the game as an educational tool. The game proved to be effective in promoting a deeper understanding of calculations involving oxidation numbers, resulting in a significant improvement in students' understanding of the topic, thus achieving the proposed objectives of the tool. Despite the gaps in the students' prior knowledge of the content. The methodology behind the game generated positive impacts on retention and comprehension of the subject, revealing the game's effectiveness as a promising tool in an educational context. This research points to the relevance of using educational strategies such as games, which in turn are an effective means to enhance the teaching and learning process in Chemistry, offering a more dynamic and interactive environment for students. The results obtained highlight the need for investment in approaches focused on the theme of this work, which, to some extent, assist in enriching students' knowledge, emphasizing their role in promoting learning and content retention. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217
dc.date.accessioned 2023-11-28T18:35:22Z
dc.date.available 2023-11-28
dc.date.available 2023-11-28T18:35:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Jogos educacionais - química. pt_BR
dc.subject Metodologia lúdica pt_BR
dc.subject QuestNOX - jogo pt_BR
dc.subject Cálculo numérico de oxidação pt_BR
dc.subject Química - jogo de tabuleiro pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Educational games - chemistry pt_BR
dc.subject Methodology playful pt_BR
dc.subject QuestNOX - game pt_BR
dc.subject Numerical calculation of oxidation pt_BR
dc.subject Chemistry - board game pt_BR
dc.subject Enseñanza de química pt_BR
dc.subject Juegos educativos: química pt_BR
dc.subject Metodología juguetón pt_BR
dc.subject QuestNOX - juego pt_BR
dc.subject Cálculo numérico de oxidación pt_BR
dc.subject Química - juego de mesa pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Anderson Ghesley Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of a board game as a teaching resource in the study calculation of the oxidation number. pt_BR
dc.title.alternative Desarrollo de un juego de mesa como recurso didáctico en el estudio. cálculo del número de oxidación. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Anderson Ghesley Santos. Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. 2023. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Este estudio permitió el desarrollo e investigación del impacto del juego "QuestNOX" como metodología lúdica para enseñar el cálculo del número de oxidación en clases Químico. La metodología utilizada en la investigación implicó el análisis de los resultados de cuestionarios de pre y post evaluación respondidos por estudiantes de secundaria pública, centrándose en la percepción, experiencia y eficacia del juego como herramienta educativa. El juego será demostró ser eficaz para promover una comprensión más profunda del cálculo que involucra números de oxidación, resultando en una mejora significativa de los estudiantes en relación a temática y así, logrando alcanzar los objetivos propuestos por la herramienta. A pesar de las lagunas en el conocimiento previo de los estudiantes sobre el contenido, la metodología detrás del juego generado impactos positivos en la retención y comprensión en relación con el tema, revelando así la Eficacia del juego como herramienta prometedora en el contexto educativo. Esta investigación, señala la relevancia de utilizar estrategias educativas como los juegos que, a su vez, son un medio eficaz para mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje en Química, ofreciendo una entorno más dinámico e interactivo para los estudiantes. Los resultados obtenidos confirman la importancia de invertir en enfoques centrados en la temática de este trabajo, que, en ayudar a enriquecer el conocimiento de los estudiantes, enfatizando su papel en promover el aprendizaje y la retención de contenidos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta