dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Antônio Barros Leal Reis. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES', J. A. B. L. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, José Antônio Barros Leal Reis. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, José Antônio B. L. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0878544737281187 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, L. P. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, Ladjane P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Silva, Ladjane P. da. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria do Socorro Bezerra da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, M. S. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, M.S.B. da. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, M. S. B. DA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5598144977664386 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo possibilitou o desenvolvimento e a investigação do impacto do jogo "QuestNOX"
como uma metodologia lúdica para o ensino do cálculo do número de oxidação em aulas de
Química. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a análise dos resultados de
questionários pré e pós-avaliativos respondidos por alunos do ensino médio da rede pública,
com foco na percepção, experiência e eficácia do jogo como ferramenta educacional. O jogo se
mostrou eficaz na promoção de uma compreensão mais aprofundada do cálculo envolvendo
números de oxidação, resultando em uma significativa melhoria dos alunos com relação ao
tema e assim, conseguindo alcançar os objetivos propostos a ferramenta. Apesar das lacunas no
conhecimento prévio dos discente diante do conteúdo, a metodologia por trás do jogo gerou
impactos positivos na retenção e compreensão em relação ao assunto, revelando assim, a
eficácia do jogo como uma ferramenta promissora no contexto educacional. Esta pesquisa,
aponta para a relevância do uso de estratégias educacionais como jogos que, por sua vez, são
um meio eficaz de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em Química, oferecendo um
ambiente mais dinâmico e interativo para os alunos. Os resultados obtidos confirmam a
importância de investimento em abordagens voltadas para a temática deste trabalho, que, de
certa forma auxiliem no enriquecimento do conhecimento dos alunos, enfatizando seu papel na
promoção de um aprendizado e fixação dos conteúdos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo do cálculo no número de oxidação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-08 |
|
dc.description.abstract |
This study enabled the development and investigation of the impact of the game 'QuestNOX'
as a playful methodology for teaching oxidation number calculations in Chemistry classes. The
methodology used in the research involved the analysis of pre- and post-evaluative
questionnaire results answered by high school students from the public education system,
focusing on the perception, experience, and effectiveness of the game as an educational tool.
The game proved to be effective in promoting a deeper understanding of calculations involving
oxidation numbers, resulting in a significant improvement in students' understanding of the
topic, thus achieving the proposed objectives of the tool. Despite the gaps in the students' prior
knowledge of the content. The methodology behind the game generated positive impacts on
retention and comprehension of the subject, revealing the game's effectiveness as a promising
tool in an educational context. This research points to the relevance of using educational
strategies such as games, which in turn are an effective means to enhance the teaching and
learning process in Chemistry, offering a more dynamic and interactive environment for
students. The results obtained highlight the need for investment in approaches focused on the
theme of this work, which, to some extent, assist in enriching students' knowledge, emphasizing
their role in promoting learning and content retention. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33217 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-28T18:35:22Z |
|
dc.date.available |
2023-11-28 |
|
dc.date.available |
2023-11-28T18:35:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos educacionais - química. |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
QuestNOX - jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo numérico de oxidação |
pt_BR |
dc.subject |
Química - jogo de tabuleiro |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games - chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology playful |
pt_BR |
dc.subject |
QuestNOX - game |
pt_BR |
dc.subject |
Numerical calculation of oxidation |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - board game |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos educativos: química |
pt_BR |
dc.subject |
Metodología juguetón |
pt_BR |
dc.subject |
QuestNOX - juego |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo numérico de oxidación |
pt_BR |
dc.subject |
Química - juego de mesa |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Anderson Ghesley Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Development of a board game as a teaching resource in the study calculation of the oxidation number. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Desarrollo de un juego de mesa como recurso didáctico en el estudio. cálculo del número de oxidación. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Anderson Ghesley Santos. Desenvolvimento de jogo de tabuleiro como recurso didático no estudo
do cálculo no número de oxidação. 2023. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este estudio permitió el desarrollo e investigación del impacto del juego "QuestNOX"
como metodología lúdica para enseñar el cálculo del número de oxidación en clases
Químico. La metodología utilizada en la investigación implicó el análisis de los resultados de
cuestionarios de pre y post evaluación respondidos por estudiantes de secundaria pública,
centrándose en la percepción, experiencia y eficacia del juego como herramienta educativa. El juego será
demostró ser eficaz para promover una comprensión más profunda del cálculo que involucra
números de oxidación, resultando en una mejora significativa de los estudiantes en relación a
temática y así, logrando alcanzar los objetivos propuestos por la herramienta. A pesar de las lagunas en el
conocimiento previo de los estudiantes sobre el contenido, la metodología detrás del juego generado
impactos positivos en la retención y comprensión en relación con el tema, revelando así la
Eficacia del juego como herramienta prometedora en el contexto educativo. Esta investigación,
señala la relevancia de utilizar estrategias educativas como los juegos que, a su vez, son
un medio eficaz para mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje en Química, ofreciendo una
entorno más dinámico e interactivo para los estudiantes. Los resultados obtenidos confirman la
importancia de invertir en enfoques centrados en la temática de este trabajo, que, en
ayudar a enriquecer el conocimiento de los estudiantes, enfatizando su papel en
promover el aprendizaje y la retención de contenidos. |
pt_BR |