dc.contributor.advisor1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CHAVES, Márcio Frazão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CHAVES, MARCIO FRAZÃO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Carlos Alberto Garcia. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, C. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, CARLOS ALBERTO GARCIA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A zoologia é um dos campos dentro da ciência a ser ministrado em aulas do ensino regular,
entretanto a educação brasileira cheia de obstáculos e lacunas - profissionais desvalorizados,
infraestrutura ruim, desvio de recursos, etc. Por esse motivo, a presente pesquisa faz-se
necessário para levantar um panorama de como está o ensino da zoologia no Brasil. Com isso,
esse estudo objetivou descrever como o ensino de zoologia no Brasil vem sendo abordado, a
partir da análise da publicação de trabalhos que avaliaram o conteúdo institucional da Zoologia
nos últimos 10 anos em periódicos de divulgação cientifica. Para isso, foi realizado um
levantamento de dados em indicadores científicos, utilizando de alguns descritores: “zoologia”,
“ensino de ciências”, “ensino de biologia” e “grupos taxonômicos”. Após foi realizado uma
seleção para resgatar os documentos que serviriam de dados. Finalizado isso, foi realizada outra
seleção para que os trabalhos fossem separados por região geográfica brasileira, grupos
taxonômicos, abordagens de ensino e nível de escolaridade. Por fim foi realizado cruzamentos
desses dados para melhor explanação dos resultados. Com essa metodologia, os resultados
foram que o grupo mais trabalhado foram os invertebrados, a região que mais apresentou dados
foi a nordeste, o nível de ensino que teve maior quantificação foi o fundamental e tiveram
diversos tipos de abordagens. Para o cruzamento de dados, foi obtido o seguinte resultado a
região nordeste se destacou tanto no ensino de vertebrados como o ensino de invertebrados,
com diversos tipos de abordagens. Conclui-se que a zoologia é bem trabalhada na sala de aula
principalmente no Nordeste do Brasil, isso é pelo menos quando estudiosos do campo cientifico
vai para a sala de aula e que para vencer as barreiras da educação escolar, se é necessário
investimentos em políticas públicas para essa área. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de zoologia no Brasil: uma revisão literária dos últimos dez anos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-07 |
|
dc.description.abstract |
Science is a vast field, which includes zoology to be taught in regular education classes,
however, Brazilian education is full of obstacles and gaps. For this reason, this research is
necessary to provide an overview of how zoology is being taught in Brazil. Therefore, this
study's objective is to describe how the teaching of zoology in Brazil has been approached,
based on the analysis of the publication of scientific studies that evaluated the institutional
content of Zoology in the last 10 years in scientific dissemination journals. for this reason, data
collection was carried out on scientific indicators, using some descriptors: “zoology”, “science
teaching”, “biology teaching” and “taxonomic groups”. Afterward, a screening was carried out
to retrieve the documents that would serve as data. Once this was completed, another screening
was carried out so that the academic works were separated by Brazilian geographic region,
taxonomic groups, teaching approaches, and level of education. Finally, these data were crossed
to better explain the results. With this methodology, the results were that the group most worked
on were invertebrates, the region that presented the most data was the Northeast, the level of
education that had the greatest quantification was elementary school and different types of
approaches educational. For data crossing, the following result was obtained in the Northeast
region, which stood out both in the teaching of vertebrates and in the teaching of invertebrates,
with different types of approaches. it is concluded that zoology is well worked on in the
classroom, especially in the Northeast of Brazil, this is at least when scholars in the scientific
field go to the classroom and that to overcome the barriers of school education, investments in
policies are necessary public for this área. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33226 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-28T20:22:41Z |
|
dc.date.available |
2023-11-28 |
|
dc.date.available |
2023-11-28T20:22:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Zoologia |
pt_BR |
dc.subject |
Zoologia - ensino - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Zoologia - pesquisa - artigos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de zoologia - Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Zoology |
pt_BR |
dc.subject |
Zoology - teaching - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Zoology - research - articles |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching zoology - Northeast |
pt_BR |
dc.subject |
Zoología - enseñanza - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Zoología - investigación - artículos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de zoología - Noreste |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAUJO, Cosma Taise Silva de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching zoology in Brazil: a literary review of the last ten years. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La enseñanza de la zoología en Brasil: una reseña literaria de los últimos diez años. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAUJO, Cosma Taise Silva de. Ensino de zoologia no Brasil: uma revisão literária dos últimos dez anos. 2023. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La zoología es uno de los campos dentro de la ciencia que se enseña en las clases de educación regular,
Sin embargo, la educación brasileña está llena de obstáculos y lagunas: profesionales devaluados,
mala infraestructura, desvío de recursos, etc. Por esta razón, esta investigación se lleva a cabo
necesario ofrecer una visión general de la enseñanza de la zoología en Brasil. Con eso,
Este estudio tuvo como objetivo describir cómo se ha abordado la enseñanza de la zoología en Brasil, la
a partir del análisis de la publicación de trabajos que evaluaron el contenido institucional de la Zoología
en los últimos 10 años en revistas de divulgación científica. Para esto, un
recopilación de datos sobre indicadores científicos, utilizando algunos descriptores: “zoología”,
“enseñanza de las ciencias”, “enseñanza de la biología” y “grupos taxonómicos”. Posteriormente, un
selección para recuperar los documentos que servirían como datos. Una vez completado esto, otro
selección de modo que las obras fueran separadas por región geográfica brasileña, grupos
taxonomía, enfoques de enseñanza y nivel educativo. Finalmente se realizaron cruces
de estos datos para explicar mejor los resultados. Con esta metodología los resultados
fueron que el grupo más estudiado fueron los invertebrados, la región que presentó más datos
estaba en el noreste, el nivel de educación que tuvo mayor cuantificación fue la primaria y tenían
diferentes tipos de enfoques. Para el cruce de datos se obtuvo el siguiente resultado:
La región noreste se destacó tanto en la enseñanza de vertebrados como de invertebrados,
con diferentes tipos de enfoques. Se concluye que la zoología es bien trabajada en el aula.
principalmente en el Nordeste de Brasil, al menos cuando los estudiosos del campo científico
va al aula y que para superar las barreras de la educación escolar, si es necesario
inversiones en políticas públicas para esta área. |
pt_BR |