DSpace/Manakin Repository

Ensino de zoologia no Brasil: uma revisão literária dos últimos dez anos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, Márcio Frazão. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, MARCIO FRAZÃO. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Kiara Tatianny Santos da Costa. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, C. A. G. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SANTOS, CARLOS ALBERTO GARCIA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 pt_BR
dc.description.resumo A zoologia é um dos campos dentro da ciência a ser ministrado em aulas do ensino regular, entretanto a educação brasileira cheia de obstáculos e lacunas - profissionais desvalorizados, infraestrutura ruim, desvio de recursos, etc. Por esse motivo, a presente pesquisa faz-se necessário para levantar um panorama de como está o ensino da zoologia no Brasil. Com isso, esse estudo objetivou descrever como o ensino de zoologia no Brasil vem sendo abordado, a partir da análise da publicação de trabalhos que avaliaram o conteúdo institucional da Zoologia nos últimos 10 anos em periódicos de divulgação cientifica. Para isso, foi realizado um levantamento de dados em indicadores científicos, utilizando de alguns descritores: “zoologia”, “ensino de ciências”, “ensino de biologia” e “grupos taxonômicos”. Após foi realizado uma seleção para resgatar os documentos que serviriam de dados. Finalizado isso, foi realizada outra seleção para que os trabalhos fossem separados por região geográfica brasileira, grupos taxonômicos, abordagens de ensino e nível de escolaridade. Por fim foi realizado cruzamentos desses dados para melhor explanação dos resultados. Com essa metodologia, os resultados foram que o grupo mais trabalhado foram os invertebrados, a região que mais apresentou dados foi a nordeste, o nível de ensino que teve maior quantificação foi o fundamental e tiveram diversos tipos de abordagens. Para o cruzamento de dados, foi obtido o seguinte resultado a região nordeste se destacou tanto no ensino de vertebrados como o ensino de invertebrados, com diversos tipos de abordagens. Conclui-se que a zoologia é bem trabalhada na sala de aula principalmente no Nordeste do Brasil, isso é pelo menos quando estudiosos do campo cientifico vai para a sala de aula e que para vencer as barreiras da educação escolar, se é necessário investimentos em políticas públicas para essa área. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Ensino de zoologia no Brasil: uma revisão literária dos últimos dez anos. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-07
dc.description.abstract Science is a vast field, which includes zoology to be taught in regular education classes, however, Brazilian education is full of obstacles and gaps. For this reason, this research is necessary to provide an overview of how zoology is being taught in Brazil. Therefore, this study's objective is to describe how the teaching of zoology in Brazil has been approached, based on the analysis of the publication of scientific studies that evaluated the institutional content of Zoology in the last 10 years in scientific dissemination journals. for this reason, data collection was carried out on scientific indicators, using some descriptors: “zoology”, “science teaching”, “biology teaching” and “taxonomic groups”. Afterward, a screening was carried out to retrieve the documents that would serve as data. Once this was completed, another screening was carried out so that the academic works were separated by Brazilian geographic region, taxonomic groups, teaching approaches, and level of education. Finally, these data were crossed to better explain the results. With this methodology, the results were that the group most worked on were invertebrates, the region that presented the most data was the Northeast, the level of education that had the greatest quantification was elementary school and different types of approaches educational. For data crossing, the following result was obtained in the Northeast region, which stood out both in the teaching of vertebrates and in the teaching of invertebrates, with different types of approaches. it is concluded that zoology is well worked on in the classroom, especially in the Northeast of Brazil, this is at least when scholars in the scientific field go to the classroom and that to overcome the barriers of school education, investments in policies are necessary public for this área. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33226
dc.date.accessioned 2023-11-28T20:22:41Z
dc.date.available 2023-11-28
dc.date.available 2023-11-28T20:22:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Zoologia pt_BR
dc.subject Zoologia - ensino - Brasil pt_BR
dc.subject Zoologia - pesquisa - artigos pt_BR
dc.subject Ensino de zoologia - Nordeste pt_BR
dc.subject Zoology pt_BR
dc.subject Zoology - teaching - Brazil pt_BR
dc.subject Zoology - research - articles pt_BR
dc.subject Teaching zoology - Northeast pt_BR
dc.subject Zoología - enseñanza - Brasil pt_BR
dc.subject Zoología - investigación - artículos pt_BR
dc.subject Enseñanza de zoología - Noreste pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Cosma Taise Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching zoology in Brazil: a literary review of the last ten years. pt_BR
dc.title.alternative La enseñanza de la zoología en Brasil: una reseña literaria de los últimos diez años. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Cosma Taise Silva de. Ensino de zoologia no Brasil: uma revisão literária dos últimos dez anos. 2023. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La zoología es uno de los campos dentro de la ciencia que se enseña en las clases de educación regular, Sin embargo, la educación brasileña está llena de obstáculos y lagunas: profesionales devaluados, mala infraestructura, desvío de recursos, etc. Por esta razón, esta investigación se lleva a cabo necesario ofrecer una visión general de la enseñanza de la zoología en Brasil. Con eso, Este estudio tuvo como objetivo describir cómo se ha abordado la enseñanza de la zoología en Brasil, la a partir del análisis de la publicación de trabajos que evaluaron el contenido institucional de la Zoología en los últimos 10 años en revistas de divulgación científica. Para esto, un recopilación de datos sobre indicadores científicos, utilizando algunos descriptores: “zoología”, “enseñanza de las ciencias”, “enseñanza de la biología” y “grupos taxonómicos”. Posteriormente, un selección para recuperar los documentos que servirían como datos. Una vez completado esto, otro selección de modo que las obras fueran separadas por región geográfica brasileña, grupos taxonomía, enfoques de enseñanza y nivel educativo. Finalmente se realizaron cruces de estos datos para explicar mejor los resultados. Con esta metodología los resultados fueron que el grupo más estudiado fueron los invertebrados, la región que presentó más datos estaba en el noreste, el nivel de educación que tuvo mayor cuantificación fue la primaria y tenían diferentes tipos de enfoques. Para el cruce de datos se obtuvo el siguiente resultado: La región noreste se destacó tanto en la enseñanza de vertebrados como de invertebrados, con diferentes tipos de enfoques. Se concluye que la zoología es bien trabajada en el aula. principalmente en el Nordeste de Brasil, al menos cuando los estudiosos del campo científico va al aula y que para superar las barreras de la educación escolar, si es necesario inversiones en políticas públicas para esta área. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta