dc.description.resumo |
O solo sustenta a vida na Terra e até agora não se descobriu outro planeta com um substrato semelhante que preenche os critérios que a Ciência identifica como necessários a manutenção da vida como a percebemos. Apesar disso, a temática solo ainda é pouco trabalhada fora dos espaços acadêmicos e de pesquisa, como no ensino básico. Sabe-se que o discurso e as pesquisas científicas produzido por e para
especialistas chega, por meio da popularização da ciência, às diversas comunidades, mas a ausência da abordagem sobre o solo ainda nos diferentes espaços ainda se constitui num dos maiores desafios da Ciência do Solo. Buscar a disseminação de conceitos sobre a importância do solo no ambiente escolar pode ser uma importante estratégia para aproximar os saberes e promover a formação de uma ‘consciência
pedológica’, voltada ao cuidado com esse valioso recurso ambiental que sustenta a vida. Considerando que as metodologias ativas e lúdicas contribuem para o desenvolvimento, sensibilização e aprimoramento de habilidades de estudantes frente às questões ambientais, objetiva-se refletir sobre a relevância do teatro de fantoches como estratégia pedagógica significativa para popularização do ensino de solos nas escolas. As atividades são desenvolvidas na UFCG, campus de Sumé (PB), em escolas, associações, espaços municipais e em comunidades rurais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
The soil sustains life on Earth and so far no other planet has been found
with a similar substrate that meets the criteria that Science identiies as necessary to
maintain life as we perceive it. Despite this, the solo theme is still little worked outside the
academic and research spaces, such as in basic education. It is known that the discourse
and scientiic research produced by and for specialists, through the popularization of
science, reaches the different communities, but the absence of the approach on the
soil still in the different spaces still constitutes one of the major challenges of Science
of the Ground. Searching for the dissemination of concepts about the importance of
soil in the school environment can be an important strategy to approach the knowledge
and promote the formation of a ‘pedological awareness’, focused on the care with
this valuable environmental resource that sustains life. Considering that active and
playful methodologies contribute to the development, sensitization and improvement
of students’ abilities regarding environmental issues, the objective is to relect on the
relevance of puppet theater as a signiicant pedagogical strategy for the popularization
of soil education in schools. The activities are developed at the UFCG, Sumé campus
(PB), in schools, associations, municipal spaces and in rural communities. The Teatrinho
do Solo proposal has been contributing to Soil Education, evidencing that allying the
pedology to the pedagogical practice in the spaces of non-formal education as well as
in the basic education results to contribute to the sensitization of the participants.
KEYWORDS: Soil Education. Playful methodology. Soil theater. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33233 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-29T13:57:43Z |
|
dc.date.available |
2023-11-29 |
|
dc.date.available |
2023-11-29T13:57:43Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro de fantoches |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Teatrinho do solo |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Ludismo e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Puppet theater |
pt_BR |
dc.subject |
Soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Solo theater |
pt_BR |
dc.subject |
Playful methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Luddism and education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, José Ray Martins. |
|
dc.creator |
FORTUNATO, Josiele Carlos. |
|
dc.creator |
FARIAS, Paulo Cesar Batista de. |
|
dc.creator |
BARBOSA, Ivson de Sousa. |
|
dc.creator |
CAVALCANTE, Francisco Laires. |
|
dc.creator |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Puppet theater as a significant practice to contextualize the solo theme in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BARBOSA, Ivson de Sousa; CAVALCANTE, Francisco Laires; VITAL, Adriana de Fátima Meira. O teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula. In: SOUSA, Ivan Vale de (organizador). A produção do conhecimento nas letras, linguística e artes 3. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019. Cap. 24. ISBN: 978-85-7247-281-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33233 |
pt_BR |