DSpace/Manakin Repository

O teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O solo sustenta a vida na Terra e até agora não se descobriu outro planeta com um substrato semelhante que preenche os critérios que a Ciência identifica como necessários a manutenção da vida como a percebemos. Apesar disso, a temática solo ainda é pouco trabalhada fora dos espaços acadêmicos e de pesquisa, como no ensino básico. Sabe-se que o discurso e as pesquisas científicas produzido por e para especialistas chega, por meio da popularização da ciência, às diversas comunidades, mas a ausência da abordagem sobre o solo ainda nos diferentes espaços ainda se constitui num dos maiores desafios da Ciência do Solo. Buscar a disseminação de conceitos sobre a importância do solo no ambiente escolar pode ser uma importante estratégia para aproximar os saberes e promover a formação de uma ‘consciência pedológica’, voltada ao cuidado com esse valioso recurso ambiental que sustenta a vida. Considerando que as metodologias ativas e lúdicas contribuem para o desenvolvimento, sensibilização e aprimoramento de habilidades de estudantes frente às questões ambientais, objetiva-se refletir sobre a relevância do teatro de fantoches como estratégia pedagógica significativa para popularização do ensino de solos nas escolas. As atividades são desenvolvidas na UFCG, campus de Sumé (PB), em escolas, associações, espaços municipais e em comunidades rurais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The soil sustains life on Earth and so far no other planet has been found with a similar substrate that meets the criteria that Science identiies as necessary to maintain life as we perceive it. Despite this, the solo theme is still little worked outside the academic and research spaces, such as in basic education. It is known that the discourse and scientiic research produced by and for specialists, through the popularization of science, reaches the different communities, but the absence of the approach on the soil still in the different spaces still constitutes one of the major challenges of Science of the Ground. Searching for the dissemination of concepts about the importance of soil in the school environment can be an important strategy to approach the knowledge and promote the formation of a ‘pedological awareness’, focused on the care with this valuable environmental resource that sustains life. Considering that active and playful methodologies contribute to the development, sensitization and improvement of students’ abilities regarding environmental issues, the objective is to relect on the relevance of puppet theater as a signiicant pedagogical strategy for the popularization of soil education in schools. The activities are developed at the UFCG, Sumé campus (PB), in schools, associations, municipal spaces and in rural communities. The Teatrinho do Solo proposal has been contributing to Soil Education, evidencing that allying the pedology to the pedagogical practice in the spaces of non-formal education as well as in the basic education results to contribute to the sensitization of the participants. KEYWORDS: Soil Education. Playful methodology. Soil theater. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33233
dc.date.accessioned 2023-11-29T13:57:43Z
dc.date.available 2023-11-29
dc.date.available 2023-11-29T13:57:43Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Teatro de fantoches pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Teatrinho do solo pt_BR
dc.subject Metodologia lúdica pt_BR
dc.subject Ludismo e educação pt_BR
dc.subject Puppet theater pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Solo theater pt_BR
dc.subject Playful methodology pt_BR
dc.subject Luddism and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, José Ray Martins.
dc.creator FORTUNATO, Josiele Carlos.
dc.creator FARIAS, Paulo Cesar Batista de.
dc.creator BARBOSA, Ivson de Sousa.
dc.creator CAVALCANTE, Francisco Laires.
dc.creator VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Puppet theater as a significant practice to contextualize the solo theme in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos; FARIAS, Paulo Cesar Batista de; BARBOSA, Ivson de Sousa; CAVALCANTE, Francisco Laires; VITAL, Adriana de Fátima Meira. O teatro de fantoches como prática significativa para contextualizar o tema solo em sala de aula. In: SOUSA, Ivan Vale de (organizador). A produção do conhecimento nas letras, linguística e artes 3. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019. Cap. 24. ISBN: 978-85-7247-281-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33233 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta