dc.creator.ID |
SILVA, R. J. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8113571646355711 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
IGNÁCIO, Renato da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
IGNÁCIO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Apesar dos conhecimentos de geometria se mostrarem necessários à leitura interpretativa do mundo,
estudos apontam que o seu ensino no Brasil é o que se mostra com maior déficit de aprendizagem, essa
situação pode ser explicada a partir da história do rumo que o ensino de matemática tomou no país.
Em 1989, a professora Regina Maria Pavanello defendeu sua dissertação de mestrado abordando uma
visão histórica sobre o abandono do ensino de geometria nas escolas brasileiras tal fenômeno atrelado
a democratização do ensino no país e ao Movimento Matemática Moderna (MMM), dessa forma, é
pertinente compreender se o currículo dos anos finais do ensino fundamental, pós MMM, resgata a
importância da geometria na formação do aluno brasileiro ou não é uma prioridade. Portanto, o
presente trabalho tem por finalidade analisar se as mudanças curriculares da educação básica brasileira
propostas para a matemática visam reverter o quadro de abandono do ensino de geometria no país
descrito por Pavanello em sua dissertação de mestrado "O abandono do ensino de geometria: uma
visão histórica”. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental, além disso,
utiliza critérios de análise de conteúdo. A coleta dos documentos curriculares ocorreu por meio de
pesquisa nas bases de dados originais da internet em formato Portable Document Format (PDF) que
foram baixados para posterior análise, seguindo as orientações descritas por Cellard (2012). Os
resultados mostram que realmente o Movimento Matemática Moderna influenciou o ensino da
geometria no país, assim como, a Lei 5692/71, que refletiu na diminuição do conteúdo de geometria
nos livros didáticos e nas aulas, com a dispensa dos professores em trabalhar o assunto por não se
sentirem preparados para utilizar novas abordagens como a associação da teoria dos conjuntos ao
ensino da geometria mas, com a produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional
Comum Curricular busca-se modificar o quadro de abandono desse conteúdo seja na forma de
organização, na utilização de novos recursos ou associando os conteúdos a contextos da realidade do
alunado. Contudo, apesar de termos uma base curricular obrigatória nacional, não se pode afirmar que
o abandono continua senão através de uma minuciosa pesquisa da composição de outros elementos
relevantes como o livro didático e a formação de professores. Por fim, espera-se que este trabalho
possa contribuir para pesquisas futuras a respeito do tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Análise das modificações curriculares para o ensino de geometria na educação básica brasileira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-01 |
|
dc.description.abstract |
Although knowledge of geometry is necessary for interpretive reading of the world, studies indicate
that its teaching in Brazil is the one with the greatest learning deficit. This situation can be explained
based on the history of the direction that mathematics teaching has taken. in the country. In 1989,
professor Regina Maria Pavanello defended her master's thesis addressing a historical view on the
abandonment of geometry teaching in Brazilian schools, this phenomenon linked to the
democratization of teaching in the country and the Modern Mathematics Movement (MMM), thus, it
is pertinent Understanding whether the curriculum for the final years of elementary school, post
MMM, highlights the importance of geometry in the training of Brazilian students or is not a priority.
Therefore, the present work aims to analyze whether the curricular changes in Brazilian basic
education proposed for mathematics aim to reverse the abandonment of geometry teaching in the
country described by Pavanello in his master's thesis "The abandonment of geometry teaching: a
historical view”. The research has a qualitative approach and is of a documentary type, in addition, it
uses content analysis criteria. The collection of curricular documents occurred through research in
original internet databases in Portable Document Format (PDF ) which were downloaded for further
analysis, following the guidelines described by Cellard (2012). The results show that the Modern
Mathematics Movement really influenced the teaching of geometry in the country, as well as Law
5692/71, which reflected in the reduction of content of geometry in textbooks and classes, with
teachers not having to work on the subject because they did not feel prepared to use new approaches
such as the association of set theory with the teaching of geometry, but with the production of the
National and Base Curricular Parameters National Common Curricular seeks to modify the
abandonment of this content whether in the form of organization, the use of new resources or
associating the contents with contexts of the students' reality. However, despite having a mandatory
national curriculum base, it cannot be said that abandonment continues except through a thorough
research into the composition of other relevant elements such as textbooks and teacher training.
Finally, it is hoped that this work can contribute to future research on the topic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33235 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-29T14:53:30Z |
|
dc.date.available |
2023-11-29 |
|
dc.date.available |
2023-11-29T14:53:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria - currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria - educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Análise documental |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Geometry |
pt_BR |
dc.subject |
Geometry - resume |
pt_BR |
dc.subject |
Geometry - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Document analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Modern mathematics movement |
pt_BR |
dc.subject |
Geometry - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Geometría - currículum |
pt_BR |
dc.subject |
Geometría - educación básica |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis de documentos |
pt_BR |
dc.subject |
Movimiento matemático moderno |
pt_BR |
dc.subject |
Geometría - libro de texto |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Regiane Jussy Diniz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of curricular modifications for teaching geometry in Brazilian basic education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis de modificaciones curriculares para la docencia. Geometría en la educación básica brasileña. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Regiane Jussy Diniz. Análise das modificações curriculares para o ensino de
geometria na educação básica brasileira. 2023. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Aunque el conocimiento de la geometría es necesario para la lectura interpretativa del mundo,
Los estudios indican que la enseñanza en Brasil es la que tiene mayor déficit de aprendizaje, esto
Esta situación puede explicarse a partir de la historia del rumbo que tomó la enseñanza de las matemáticas en el país.
En 1989, la profesora Regina Maria Pavanello defendió su tesis de maestría abordando un
visión histórica sobre el abandono de la enseñanza de la geometría en las escuelas brasileñas, fenómeno vinculado
la democratización de la educación en el país y el Movimiento de Matemática Moderna (MMM), de esta manera, se
Es pertinente comprender si el currículo de los últimos años de la escuela primaria, post MMM, rescata la
La importancia de la geometría en la formación de estudiantes brasileños es o no una prioridad. Por lo tanto, la
Este trabajo tiene como objetivo analizar si los cambios curriculares en la educación básica brasileña
Propuestas de matemáticas pretenden revertir el abandono de la enseñanza de la geometría en el país.
descrito por Pavanello en su tesis de maestría "El abandono de la enseñanza de la geometría: una
visión histórica”. La investigación tiene un enfoque cualitativo y es de tipo documental, además,
Utiliza criterios de análisis de contenido. La recopilación de documentos curriculares se produjo a través de
investigaciones en bases de datos originales de Internet en formato de documento portátil (PDF) que
se descargaron para su posterior análisis, siguiendo las pautas descritas por Cellard (2012). Tú
Los resultados muestran que el Movimiento de Matemática Moderna realmente influyó en la enseñanza de
geometría en el país, así como la Ley 5692/71, que resultó en una disminución en el contenido de geometría
en los libros de texto y en las clases, y los profesores no tenían que trabajar en el tema porque no estaban
sentirse preparado para utilizar nuevos enfoques como la asociación de la teoría de conjuntos con
enseñanza de la geometría pero, con la producción de los Parámetros Curriculares Nacionales y la Base Nacional
Curricular Común busca modificar el abandono de este contenido ya sea en la forma de
organización, en el uso de nuevos recursos o asociando contenidos a contextos de la realidad de la
alumno. Sin embargo, a pesar de tener una base curricular nacional obligatoria, no se puede decir que
El abandono continúa excepto a través de una investigación exhaustiva sobre la composición de otros elementos.
temas relevantes como libros de texto y formación docente. Finalmente, se espera que este trabajo
puede contribuir a futuras investigaciones sobre el tema. |
pt_BR |