DSpace/Manakin Repository

Análise das modificações curriculares para o ensino de geometria na educação básica brasileira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. J. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8113571646355711 pt_BR
dc.contributor.advisor1 IGNÁCIO, Renato da Silva.
dc.contributor.advisor1ID IGNÁCIO, R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.description.resumo Apesar dos conhecimentos de geometria se mostrarem necessários à leitura interpretativa do mundo, estudos apontam que o seu ensino no Brasil é o que se mostra com maior déficit de aprendizagem, essa situação pode ser explicada a partir da história do rumo que o ensino de matemática tomou no país. Em 1989, a professora Regina Maria Pavanello defendeu sua dissertação de mestrado abordando uma visão histórica sobre o abandono do ensino de geometria nas escolas brasileiras tal fenômeno atrelado a democratização do ensino no país e ao Movimento Matemática Moderna (MMM), dessa forma, é pertinente compreender se o currículo dos anos finais do ensino fundamental, pós MMM, resgata a importância da geometria na formação do aluno brasileiro ou não é uma prioridade. Portanto, o presente trabalho tem por finalidade analisar se as mudanças curriculares da educação básica brasileira propostas para a matemática visam reverter o quadro de abandono do ensino de geometria no país descrito por Pavanello em sua dissertação de mestrado "O abandono do ensino de geometria: uma visão histórica”. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental, além disso, utiliza critérios de análise de conteúdo. A coleta dos documentos curriculares ocorreu por meio de pesquisa nas bases de dados originais da internet em formato Portable Document Format (PDF) que foram baixados para posterior análise, seguindo as orientações descritas por Cellard (2012). Os resultados mostram que realmente o Movimento Matemática Moderna influenciou o ensino da geometria no país, assim como, a Lei 5692/71, que refletiu na diminuição do conteúdo de geometria nos livros didáticos e nas aulas, com a dispensa dos professores em trabalhar o assunto por não se sentirem preparados para utilizar novas abordagens como a associação da teoria dos conjuntos ao ensino da geometria mas, com a produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular busca-se modificar o quadro de abandono desse conteúdo seja na forma de organização, na utilização de novos recursos ou associando os conteúdos a contextos da realidade do alunado. Contudo, apesar de termos uma base curricular obrigatória nacional, não se pode afirmar que o abandono continua senão através de uma minuciosa pesquisa da composição de outros elementos relevantes como o livro didático e a formação de professores. Por fim, espera-se que este trabalho possa contribuir para pesquisas futuras a respeito do tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Análise das modificações curriculares para o ensino de geometria na educação básica brasileira. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-01
dc.description.abstract Although knowledge of geometry is necessary for interpretive reading of the world, studies indicate that its teaching in Brazil is the one with the greatest learning deficit. This situation can be explained based on the history of the direction that mathematics teaching has taken. in the country. In 1989, professor Regina Maria Pavanello defended her master's thesis addressing a historical view on the abandonment of geometry teaching in Brazilian schools, this phenomenon linked to the democratization of teaching in the country and the Modern Mathematics Movement (MMM), thus, it is pertinent Understanding whether the curriculum for the final years of elementary school, post MMM, highlights the importance of geometry in the training of Brazilian students or is not a priority. Therefore, the present work aims to analyze whether the curricular changes in Brazilian basic education proposed for mathematics aim to reverse the abandonment of geometry teaching in the country described by Pavanello in his master's thesis "The abandonment of geometry teaching: a historical view”. The research has a qualitative approach and is of a documentary type, in addition, it uses content analysis criteria. The collection of curricular documents occurred through research in original internet databases in Portable Document Format (PDF ) which were downloaded for further analysis, following the guidelines described by Cellard (2012). The results show that the Modern Mathematics Movement really influenced the teaching of geometry in the country, as well as Law 5692/71, which reflected in the reduction of content of geometry in textbooks and classes, with teachers not having to work on the subject because they did not feel prepared to use new approaches such as the association of set theory with the teaching of geometry, but with the production of the National and Base Curricular Parameters National Common Curricular seeks to modify the abandonment of this content whether in the form of organization, the use of new resources or associating the contents with contexts of the students' reality. However, despite having a mandatory national curriculum base, it cannot be said that abandonment continues except through a thorough research into the composition of other relevant elements such as textbooks and teacher training. Finally, it is hoped that this work can contribute to future research on the topic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33235
dc.date.accessioned 2023-11-29T14:53:30Z
dc.date.available 2023-11-29
dc.date.available 2023-11-29T14:53:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Geometria - currículo pt_BR
dc.subject Geometria - educação básica pt_BR
dc.subject Análise documental pt_BR
dc.subject Movimento matemática moderna pt_BR
dc.subject Geometria - livro didático pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Geometry - resume pt_BR
dc.subject Geometry - basic education pt_BR
dc.subject Document analysis pt_BR
dc.subject Modern mathematics movement pt_BR
dc.subject Geometry - textbook pt_BR
dc.subject Geometría - currículum pt_BR
dc.subject Geometría - educación básica pt_BR
dc.subject Análisis de documentos pt_BR
dc.subject Movimiento matemático moderno pt_BR
dc.subject Geometría - libro de texto pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Regiane Jussy Diniz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of curricular modifications for teaching geometry in Brazilian basic education. pt_BR
dc.title.alternative Análisis de modificaciones curriculares para la docencia. Geometría en la educación básica brasileña. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Regiane Jussy Diniz. Análise das modificações curriculares para o ensino de geometria na educação básica brasileira. 2023. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Aunque el conocimiento de la geometría es necesario para la lectura interpretativa del mundo, Los estudios indican que la enseñanza en Brasil es la que tiene mayor déficit de aprendizaje, esto Esta situación puede explicarse a partir de la historia del rumbo que tomó la enseñanza de las matemáticas en el país. En 1989, la profesora Regina Maria Pavanello defendió su tesis de maestría abordando un visión histórica sobre el abandono de la enseñanza de la geometría en las escuelas brasileñas, fenómeno vinculado la democratización de la educación en el país y el Movimiento de Matemática Moderna (MMM), de esta manera, se Es pertinente comprender si el currículo de los últimos años de la escuela primaria, post MMM, rescata la La importancia de la geometría en la formación de estudiantes brasileños es o no una prioridad. Por lo tanto, la Este trabajo tiene como objetivo analizar si los cambios curriculares en la educación básica brasileña Propuestas de matemáticas pretenden revertir el abandono de la enseñanza de la geometría en el país. descrito por Pavanello en su tesis de maestría "El abandono de la enseñanza de la geometría: una visión histórica”. La investigación tiene un enfoque cualitativo y es de tipo documental, además, Utiliza criterios de análisis de contenido. La recopilación de documentos curriculares se produjo a través de investigaciones en bases de datos originales de Internet en formato de documento portátil (PDF) que se descargaron para su posterior análisis, siguiendo las pautas descritas por Cellard (2012). Tú Los resultados muestran que el Movimiento de Matemática Moderna realmente influyó en la enseñanza de geometría en el país, así como la Ley 5692/71, que resultó en una disminución en el contenido de geometría en los libros de texto y en las clases, y los profesores no tenían que trabajar en el tema porque no estaban sentirse preparado para utilizar nuevos enfoques como la asociación de la teoría de conjuntos con enseñanza de la geometría pero, con la producción de los Parámetros Curriculares Nacionales y la Base Nacional Curricular Común busca modificar el abandono de este contenido ya sea en la forma de organización, en el uso de nuevos recursos o asociando contenidos a contextos de la realidad de la alumno. Sin embargo, a pesar de tener una base curricular nacional obligatoria, no se puede decir que El abandono continúa excepto a través de una investigación exhaustiva sobre la composición de otros elementos. temas relevantes como libros de texto y formación docente. Finalmente, se espera que este trabajo puede contribuir a futuras investigaciones sobre el tema. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta