DSpace/Manakin Repository

Permanência de estudantes em cursos de licenciatura: desafios do CES em 10 anos, entre 2013 e 2022.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.description.resumo A evasão estudantil é um problema recorrente em instituições de todo o mundo e ocorre em todos os níveis de ensino. Nesse contexto, é fundamental compreender as tendências e fatores que impactam a evasão, permitindo assim a identificação de estratégias e políticas mais eficazes para manter os estudantes em seus cursos. A análise de dados proporciona uma visão mais clara sobre os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e destaca a necessidade de intervenções voltadas para a promoção do sucesso acadêmico e a mitigação da evasão. São numerosos os estudiosos da Educação que se debruçam ano após ano no intuito de diminuir os efeitos causados por este fenômeno e encontrar respostas para os questionamentos: Como manter os estudantes? E de que maneira fazer isso? A partir dessas questões, este trabalho objetivou analisar, compreender e buscar possíveis respostas e soluções que auxiliem na permanência dos ingressantes dos cursos de licenciatura do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no recorte de 10 anos que inclui os períodos 2013.1 a 2022.2, com base nos dados apresentados pelo site da Pró - Reitoria de Ensino (PRE) da corrente instituição. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.title Permanência de estudantes em cursos de licenciatura: desafios do CES em 10 anos, entre 2013 e 2022. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-31
dc.description.abstract Student dropout is a recurring problem in institutions around the world and occurs at all levels of education. In this context, it is crucial to understand the trends and factors that impact student attrition, thus enabling the identification of more effective strategies and policies to keep students in their courses. Data analysis provides a clearer view of the challenges faced by educational institutions and emphasizes the need for interventions aimed at promoting academic success and mitigating attrition. There are numerous Education scholars who focus year after year with the intention of diminishing the effects caused by this phenomenon and find answers to the questions: How to keep students? And how to do this? From these questions this work aimed to analyze, understand and seek possible answers and solutions that help in the permanence of those entering the degree courses of the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) in the 10-year period that includes the periods 2013.1 to 2022.2, based on the data presented to the site of the Pró-Reitoria de Ensino (PRE) of the current institution. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33241
dc.date.accessioned 2023-11-29T16:57:12Z
dc.date.available 2023-11-29
dc.date.available 2023-11-29T16:57:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Licenciatura - cursos - permanência pt_BR
dc.subject Centro universitário - Curimataú paraibano pt_BR
dc.subject Licenciatura - CES - permanência pt_BR
dc.subject Permanência - cursos de licenciatura - CES pt_BR
dc.subject Ensino superior - evasão pt_BR
dc.subject Estudante - licenciatura - CES - Cuité-PB pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject Degree - courses - permanence pt_BR
dc.subject Center university - Curimataú Paraíb pt_BR
dc.subject Degree - CES - permanence pt_BR
dc.subject Permanence - degree courses - CES pt_BR
dc.subject Higher education - evasion pt_BR
dc.subject Student - degree - CES - Cuité-PB pt_BR
dc.subject Abandono de escuela pt_BR
dc.subject Centro universidad - Curimataú Paraíba pt_BR
dc.subject Titulación - CES - permanencia pt_BR
dc.subject Permanencia - carreras de grado - CES pt_BR
dc.subject Educación superior - evasión pt_BR
dc.subject Estudiante - carrera - CES - Cuité-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Raphael Herbert Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Permanence of students in degree courses: CES challenges in 10 years, between 2013 and 2022. pt_BR
dc.title.alternative Permanencia de estudiantes en carreras de grado: desafíos CES en 10 años, entre 2013 y 2022. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Raphael Herbert Santos. Permanência de estudantes em cursos de licenciatura: desafios do CES em 10 anos, entre 2013 e 2022. 2023. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La deserción estudiantil es un problema recurrente en instituciones de todo el mundo y ocurre en todos los niveles de educación. En este contexto, es esencial comprender las tendencias y los factores que impactan la evasión, permitiendo así identificar estrategias y políticas más efectivas para mantener a los estudiantes en sus cursos. El análisis de datos proporciona una visión más clara sobre los desafíos que enfrentan las instituciones educativas y destaca la necesidad de intervenciones destinadas a promover el éxito académico y mitigar las tasas de deserción escolar. Ellos son Son numerosos los estudiosos de la Educación que se dedican año tras año a reducir la efectos causados ​​por este fenómeno y encontrar respuestas a las preguntas: ¿Cómo mantener a los estudiantes? ¿Y cómo hacer esto? A partir de estas preguntas, este trabajo orientado a analizar, comprender y buscar posibles respuestas y soluciones que ayuden en permanencia de quienes ingresan a carreras de pregrado en el Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) en un período de 10 años que incluye la periodos 2013.1 al 2022.2, con base en datos presentados en el sitio web del Decano de Educación (PRE) de la institución actual. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta