dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A evasão estudantil é um problema recorrente em instituições de todo o mundo e ocorre em
todos os níveis de ensino. Nesse contexto, é fundamental compreender as tendências e fatores
que impactam a evasão, permitindo assim a identificação de estratégias e políticas mais eficazes
para manter os estudantes em seus cursos. A análise de dados proporciona uma visão mais clara
sobre os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e destaca a necessidade de
intervenções voltadas para a promoção do sucesso acadêmico e a mitigação da evasão. São
numerosos os estudiosos da Educação que se debruçam ano após ano no intuito de diminuir os
efeitos causados por este fenômeno e encontrar respostas para os questionamentos: Como
manter os estudantes? E de que maneira fazer isso? A partir dessas questões, este trabalho
objetivou analisar, compreender e buscar possíveis respostas e soluções que auxiliem na
permanência dos ingressantes dos cursos de licenciatura do Centro de Educação e Saúde (CES)
da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no recorte de 10 anos que inclui os
períodos 2013.1 a 2022.2, com base nos dados apresentados pelo site da Pró - Reitoria de Ensino
(PRE) da corrente instituição. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Avaliação da Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Permanência de estudantes em cursos de licenciatura: desafios do CES em 10 anos, entre 2013 e 2022. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-31 |
|
dc.description.abstract |
Student dropout is a recurring problem in institutions around the world and occurs at all levels
of education. In this context, it is crucial to understand the trends and factors that impact student
attrition, thus enabling the identification of more effective strategies and policies to keep
students in their courses. Data analysis provides a clearer view of the challenges faced by
educational institutions and emphasizes the need for interventions aimed at promoting academic
success and mitigating attrition. There are numerous Education scholars who focus year after
year with the intention of diminishing the effects caused by this phenomenon and find answers
to the questions: How to keep students? And how to do this? From these questions this work
aimed to analyze, understand and seek possible answers and solutions that help in the
permanence of those entering the degree courses of the Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG) in the 10-year period that includes the periods 2013.1 to 2022.2, based on the
data presented to the site of the Pró-Reitoria de Ensino (PRE) of the current institution. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33241 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-29T16:57:12Z |
|
dc.date.available |
2023-11-29 |
|
dc.date.available |
2023-11-29T16:57:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura - cursos - permanência |
pt_BR |
dc.subject |
Centro universitário - Curimataú paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura - CES - permanência |
pt_BR |
dc.subject |
Permanência - cursos de licenciatura - CES |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior - evasão |
pt_BR |
dc.subject |
Estudante - licenciatura - CES - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
School dropout |
pt_BR |
dc.subject |
Degree - courses - permanence |
pt_BR |
dc.subject |
Center university - Curimataú Paraíb |
pt_BR |
dc.subject |
Degree - CES - permanence |
pt_BR |
dc.subject |
Permanence - degree courses - CES |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education - evasion |
pt_BR |
dc.subject |
Student - degree - CES - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Abandono de escuela |
pt_BR |
dc.subject |
Centro universidad - Curimataú Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Titulación - CES - permanencia |
pt_BR |
dc.subject |
Permanencia - carreras de grado - CES |
pt_BR |
dc.subject |
Educación superior - evasión |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiante - carrera - CES - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Raphael Herbert Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Permanence of students in degree courses: CES challenges in 10 years, between 2013 and 2022. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Permanencia de estudiantes en carreras de grado: desafíos CES en 10 años, entre 2013 y 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Raphael Herbert Santos. Permanência de estudantes em cursos de licenciatura: desafios do CES
em 10 anos, entre 2013 e 2022. 2023. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La deserción estudiantil es un problema recurrente en instituciones de todo el mundo y ocurre en
todos los niveles de educación. En este contexto, es esencial comprender las tendencias y los factores
que impactan la evasión, permitiendo así identificar estrategias y políticas más efectivas
para mantener a los estudiantes en sus cursos. El análisis de datos proporciona una visión más clara
sobre los desafíos que enfrentan las instituciones educativas y destaca la necesidad de
intervenciones destinadas a promover el éxito académico y mitigar las tasas de deserción escolar. Ellos son
Son numerosos los estudiosos de la Educación que se dedican año tras año a reducir la
efectos causados por este fenómeno y encontrar respuestas a las preguntas: ¿Cómo
mantener a los estudiantes? ¿Y cómo hacer esto? A partir de estas preguntas, este trabajo
orientado a analizar, comprender y buscar posibles respuestas y soluciones que ayuden en
permanencia de quienes ingresan a carreras de pregrado en el Centro de Educación y Salud (CES)
de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) en un período de 10 años que incluye la
periodos 2013.1 al 2022.2, con base en datos presentados en el sitio web del Decano de Educación
(PRE) de la institución actual. |
pt_BR |