DSpace/Manakin Repository

Insegurança alimentar na educação básica: Especificidades do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) durante a pandemia de COVID-19.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AQUINO, J. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Nilma Angélica dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7108538468062532 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Franciele da Silva.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, F. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Juliana e Silva de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, J. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho objetivou investigar a relação entre Insegurança Alimentar na Educação Básica e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com propósito de compreender os impactos da pandemia de COVID-19 na alimentação dos estudantes das escolas públicas. Objetivou-se ainda analisar os impactos da insegurança alimentar na educação básica, com o propósito de verificar a importância da alimentação escolar na educação básica, além de compreender a relação entre merenda escolar e pandemia de COVID-19, e examinar barreiras e preocupações relacionadas à merenda escolar. Dessa forma, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a insegurança alimentar na educação básica e as particularidades do PNAE durante a pandemia de COVID-19. Os resultados da análise de dados reforçam a importância de oferecer aos estudantes acesso a uma alimentação escolar adequada favorecendo o uso de kits de alimentação aos estudantes. A pandemia evidenciou a necessidade de políticas públicas para o combate à fome. No entanto, é necessário rever a merenda escolar com kits de alimentação no período pandêmico no que diz respeito à universalidade, que é um dos princípios do PNAE. Enfim, por meio da pesquisa realizada e das sugestões apresentadas foi possível confirmar que ao estudar melhor a relação entre insegurança alimentar na educação básica e o PNAE, foi prudente o uso de kits de alimentação durante o ensino remoto, desde que tivesse contemplado todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública de ensino. Com isso a suspensão das aulas presenciais resultou na perda desse suporte alimentar essencial, expondo as vulnerabilidades existentes na sociedade, as disparidades regionais e urbanas também são ressaltadas, além da necessidade de investimentos na agricultura familiar, para garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e nutritivos com foco na sustentabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social. pt_BR
dc.title Insegurança alimentar na educação básica: Especificidades do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) durante a pandemia de COVID-19. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-26
dc.description.abstract The present work aimed to investigate the relationship between Food Insecurity in Basic Education and the National School Meal Program (PNAE) with the purpose of understanding the impacts of the COVID-19 pandemic on the nutrition of students in public schools. The objective was also to analyze the impacts of food insecurity on basic education, with the purpose of verifying the importance of school meals in basic education, in addition to understanding the relationship between school meals and the COVID-19 pandemic, and examining barriers and concerns related to school lunch. Thus, bibliographical research was used as a method for data collection, through the study raised in the theoretical framework on food insecurity in basic education and the particularities of the PNAE during the COVID-19 pandemic. The results of the data analysis reinforce the importance of offering students access to adequate school meals, encouraging the use of student meal kits. The pandemic highlighted the need for public policies to combat hunger. However, it is necessary to review school meals with food kits during the pandemic period with regard to universality, which is one of the principles of the PNAE. Finally, through the research carried out and the suggestions presented, it was possible to confirm that by better studying the relationship between food insecurity in basic education and the PNAE, it was prudent to use food kits during remote teaching, as long as it covered all students enrolled in public schools. As a result, the suspension of face-to-face classes resulted in the loss of this essential food support, exposing existing vulnerabilities in society. Regional and urban disparities are also highlighted, in addition to the need for investments in family farming, to ensure that people have access to healthy food. and nutritious foods with a focus on sustainability. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33243
dc.date.accessioned 2023-11-29T18:01:29Z
dc.date.available 2023-11-29
dc.date.available 2023-11-29T18:01:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Insegurança alimentar pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject PNAE. pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Food insecurity pt_BR
dc.subject Basic education. pt_BR
dc.subject PNAE pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AQUINO, José Evandro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Food insecurity in basic education: Specificities of the National School Food Program (PNAE) during the COVID pandemic. pt_BR
dc.identifier.citation AQUINO, José Evandro de. Insegurança alimentar na educação básica.- PB, 2023, 62fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa-Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33243. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta