DSpace/Manakin Repository

Impressão 3D como uma metodologia no ensino de quádricas: relato de experiência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. H. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5093248775055275 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Rita de Cássia Jerônimo da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, R. C. J. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5289816112610170 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Josevandro Barros.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, Josevandro Barros. pt_BR
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, JOSEVANDRO. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 pt_BR
dc.description.resumo As quádricas são componentes das ementas de cursos de cálculo e suas equações podem trazer dificuldades devido às visualizações de superfícies em três dimensões, além que representam um aprofundamento das manipulações algébricas onde os alunos passam do eixo cartesiano plano para interpretações de equações paramétricas para representação das quádricas no plano tridimensional. O presente artigo faz um breve apanhado histórico sobre as cônicas e quádricas, e debate sobre as dificuldades que podem envolver o aspecto didático nesse ramo da Matemática. Utilizamos a metodologia do relato de experiência para descrever a construção de um paraboloide hiperbólico através da impressão 3D, desde seu planejamento até a sua finalização, descrevendo as dificuldades e descobertas ocorridas durante todo o processo de impressão da peça, e posteriormente foi proposto uma reflexão sobre as possibilidades didáticas dessa peça. Portanto, a impressão 3D de quádricas pode ser uma possibilidade de construção de peças tridimensionais que permitem a visualização da forma física das quádricas, e ajustes de parâmetros podem ser uma possibilidade de atividade com a construção dessas peças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Matemática pt_BR
dc.title Impressão 3D como uma metodologia no ensino de quádricas: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-31
dc.description.abstract Quadrics are components of calculus courses' syllabi, and their equations can pose difficulties due to visualizing surfaces in three dimensions. Moreover, they represent a deepening of algebraic manipulations where students transition from the flat Cartesian plane to interpretations of parametric equations for representing quadrics in three-dimensional space. This article provides a brief historical overview of conics and quadrics, discussing the challenges that can arise in the didactic aspect of this branch of mathematics. We employ the methodology of experiential reporting to describe the construction of a hyperbolic paraboloid through 3D printing, from its planning to completion. We detail the difficulties and discoveries encountered throughout the printing process and subsequently propose a reflection on the didactic possibilities of this piece. Therefore, 3D printing of quadrics can be a means of constructing three-dimensional pieces that allow for the visualization of the physical form of quadrics. Adjusting parameters can offer an opportunity for activities involving the construction of these pieces. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33256
dc.date.accessioned 2023-11-30T12:09:04Z
dc.date.available 2023-11-30
dc.date.available 2023-11-30T12:09:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Cálculo pt_BR
dc.subject Quádricas pt_BR
dc.subject Impressão 3D pt_BR
dc.subject Cônicas pt_BR
dc.subject Equações paramétricas pt_BR
dc.subject Quádricas - ensino pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Calculation pt_BR
dc.subject Quadrics pt_BR
dc.subject 3D printing pt_BR
dc.subject Conics pt_BR
dc.subject Parametric equations pt_BR
dc.subject Quadrics - teaching pt_BR
dc.subject Enseñar matemáticas pt_BR
dc.subject Cuádricas pt_BR
dc.subject Impresión 3d pt_BR
dc.subject Ecuaciones paramétricas pt_BR
dc.subject Cuádricas - enseñanza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Pedro Henrique Moreno da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative 3D printing as a methodology in teaching quadrics: report of experience. pt_BR
dc.title.alternative La impresión 3D como metodología en la enseñanza de las cuádricas: informe de experiencia. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Pedro Henrique Moreno da. Impressão 3D como uma metodologia no ensino de quádricas: relato de experiência. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Las cuádricas son componentes de los programas de estudios de cálculo y sus ecuaciones pueden aportar dificultades por la visualización de superficies en tres dimensiones, además de representar una mirada en profundidad a las manipulaciones algebraicas donde los estudiantes van más allá del eje cartesiano plano para interpretaciones de ecuaciones paramétricas para representar cuádricas en el plano tridimensional. Este artículo proporciona una breve descripción histórica de las cónicas y las cuádricas, y debatir sobre las dificultades que puede entrañar el aspecto didáctico en esta rama de la Matemáticas. Utilizamos la metodología del informe de experiencia para describir la construcción de un paraboloide hiperbólico mediante impresión 3D, desde su planificación hasta su finalización, describiendo las dificultades y descubrimientos que ocurrieron a lo largo del proceso de impresión de la pieza, y posteriormente una reflexión sobre las posibilidades didácticas de esta pieza. Por tanto, la impresión 3D de cuádricas podría ser una posibilidad para la construcción de piezas tridimensionales que permiten visualizar la forma física de las cuádricas y realizar ajustes de parámetros puede ser una posibilidad de actividad con la construcción de estas piezas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta