dc.creator.ID |
SILVA, P. H. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5093248775055275 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Rita de Cássia Jerônimo da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, R. C. J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5289816112610170 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Josevandro Barros. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, Josevandro Barros. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, JOSEVANDRO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As quádricas são componentes das ementas de cursos de cálculo e suas equações podem trazer
dificuldades devido às visualizações de superfícies em três dimensões, além que representam
um aprofundamento das manipulações algébricas onde os alunos passam do eixo cartesiano
plano para interpretações de equações paramétricas para representação das quádricas no plano
tridimensional. O presente artigo faz um breve apanhado histórico sobre as cônicas e quádricas,
e debate sobre as dificuldades que podem envolver o aspecto didático nesse ramo da
Matemática. Utilizamos a metodologia do relato de experiência para descrever a construção de
um paraboloide hiperbólico através da impressão 3D, desde seu planejamento até a sua
finalização, descrevendo as dificuldades e descobertas ocorridas durante todo o processo de
impressão da peça, e posteriormente foi proposto uma reflexão sobre as possibilidades didáticas
dessa peça. Portanto, a impressão 3D de quádricas pode ser uma possibilidade de construção
de peças tridimensionais que permitem a visualização da forma física das quádricas, e ajustes
de parâmetros podem ser uma possibilidade de atividade com a construção dessas peças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Impressão 3D como uma metodologia no ensino de quádricas: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-31 |
|
dc.description.abstract |
Quadrics are components of calculus courses' syllabi, and their equations can pose difficulties
due to visualizing surfaces in three dimensions. Moreover, they represent a deepening of
algebraic manipulations where students transition from the flat Cartesian plane to
interpretations of parametric equations for representing quadrics in three-dimensional space.
This article provides a brief historical overview of conics and quadrics, discussing the
challenges that can arise in the didactic aspect of this branch of mathematics. We employ the
methodology of experiential reporting to describe the construction of a hyperbolic paraboloid
through 3D printing, from its planning to completion. We detail the difficulties and discoveries
encountered throughout the printing process and subsequently propose a reflection on the
didactic possibilities of this piece. Therefore, 3D printing of quadrics can be a means of
constructing three-dimensional pieces that allow for the visualization of the physical form of
quadrics. Adjusting parameters can offer an opportunity for activities involving the construction
of these pieces. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33256 |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-30T12:09:04Z |
|
dc.date.available |
2023-11-30 |
|
dc.date.available |
2023-11-30T12:09:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
Quádricas |
pt_BR |
dc.subject |
Impressão 3D |
pt_BR |
dc.subject |
Cônicas |
pt_BR |
dc.subject |
Equações paramétricas |
pt_BR |
dc.subject |
Quádricas - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Calculation |
pt_BR |
dc.subject |
Quadrics |
pt_BR |
dc.subject |
3D printing |
pt_BR |
dc.subject |
Conics |
pt_BR |
dc.subject |
Parametric equations |
pt_BR |
dc.subject |
Quadrics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñar matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Cuádricas |
pt_BR |
dc.subject |
Impresión 3d |
pt_BR |
dc.subject |
Ecuaciones paramétricas |
pt_BR |
dc.subject |
Cuádricas - enseñanza |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Pedro Henrique Moreno da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
3D printing as a methodology in teaching quadrics: report of experience. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La impresión 3D como metodología en la enseñanza de las cuádricas: informe de experiencia. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Pedro Henrique Moreno da. Impressão 3D como uma metodologia no ensino de
quádricas: relato de experiência. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33256 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las cuádricas son componentes de los programas de estudios de cálculo y sus ecuaciones pueden aportar
dificultades por la visualización de superficies en tres dimensiones, además de representar
una mirada en profundidad a las manipulaciones algebraicas donde los estudiantes van más allá del eje cartesiano
plano para interpretaciones de ecuaciones paramétricas para representar cuádricas en el plano
tridimensional. Este artículo proporciona una breve descripción histórica de las cónicas y las cuádricas,
y debatir sobre las dificultades que puede entrañar el aspecto didáctico en esta rama de la
Matemáticas. Utilizamos la metodología del informe de experiencia para describir la construcción de
un paraboloide hiperbólico mediante impresión 3D, desde su planificación hasta su
finalización, describiendo las dificultades y descubrimientos que ocurrieron a lo largo del proceso de
impresión de la pieza, y posteriormente una reflexión sobre las posibilidades didácticas
de esta pieza. Por tanto, la impresión 3D de cuádricas podría ser una posibilidad para la construcción
de piezas tridimensionales que permiten visualizar la forma física de las cuádricas y realizar ajustes
de parámetros puede ser una posibilidad de actividad con la construcción de estas piezas. |
pt_BR |