DSpace/Manakin Repository

Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VASCONCELOS, N. R. D. pt_BR
dc.creator.ID RAVENNA DANTAS VASCONCELOS, NATÁLIA. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3888849015496306 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.description.resumo A educação de estudantes público-alvo da Educação Especial é garantida pela legislação brasileira, e o professor é um dos responsáveis por garantir a construção do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura acerca da temática da Educação Especial durante sua formação inicial. A pesquisa foi realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, e o instrumento de coleta de dados foi um formulário. Os dados da pesquisa foram organizados em gráficos e indicaram por parte dos estudantes uma formação insuficiente para atuação na Educação Especial, havendo a necessidade de maior abordagem da temática e a busca por uma formação continuada. Ainda assim, observa-se um reconhecimento dos estudantes pela importância da necessidade de discussão da temática durante a graduação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-31
dc.description.abstract The education of target audience students in Special Education is guaranteed by Brazilian legislation, and the teacher is one of those responsible for ensuring the construction of scientific knowledge is carried out. The present work aimed to investigate the perception of students in undergraduate courses about Special Education theme during their initial training. The research was carried out with students from Bachelor's degrees in Biological Sciences, Mathematics, Physics and Chemistry, and the data collection instrument was a form. The research data was organized into graphs and indicated that the students had insufficient training to work in Special Education, with the need for a greater approach to the topic and the search for continued training. Even so, students recognize the importance of the need to discuss the topic during graduation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33261
dc.date.accessioned 2023-11-30T14:19:54Z
dc.date.available 2023-11-30
dc.date.available 2023-11-30T14:19:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Formação inicial de professores pt_BR
dc.subject Educação especial - formação de professores pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Initial teacher training pt_BR
dc.subject Special education - teacher training pt_BR
dc.subject Educación especial pt_BR
dc.subject Formación inicial docente pt_BR
dc.subject Educación especial - formación de profesores pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Special education for teachers: initial training and training continued. pt_BR
dc.title.alternative Educación especial para docentes: formación inicial y formación continuado. pt_BR
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Natália Ravenna Dantas. Educação especial para professores: formação inicial e formação continuada. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La educación de los alumnos destinatarios de la Educación Especial está garantizada por la legislación Lengua brasileña, y el docente es uno de los responsables de garantizar la construcción del conocimiento. científico. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de los estudiantes. cursos de grado sobre el tema de Educación Especial durante su formación inicial. La investigación se realizó con académicos de carreras de Licenciatura en Ciencias. Biológicas, Matemáticas, Física y Química, y el instrumento de recolección de datos fue un forma. Los datos de la investigación se organizaron en gráficos y se indicaron por parte. los estudiantes no tienen suficiente formación para trabajar en Educación Especial, con la necesidad de un mayor abordaje del tema y la búsqueda de formación continua. Aun así, los estudiantes reconocen la importancia de Es necesario discutir el tema durante la graduación. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta